Configuração do CAR para uso no DFC
Atualizado em: Dez/2022
Conceitos
Para entender o processo do Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), clique aqui.
O DFC só realizará o demonstrativo de forma eficiente, se a empresa estiver fazendo o uso do Centro de Apuração de Resultado (CAR). Os dados do grupo Fluxo de caixa, são baseados em apropriação de resultados, realizados a partir da contabilização com lançamento das contas CAR. Caso a conta CAR não seja utilizada, o DFC mostrará todas as informações do período em apenas uma linha de agrupador no grupo “Lançamentos não contabilizados".
Configurações
As configurações necessárias para o funcionamento do DFC são:
1. Cadastrar Plano CAR e Conta CAR:
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > Plano CAR;
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > CAR. Lembrando que só é possível cadastrar contas de CAR de estiver o Plano CAR configurado na empresa.
A conta CAR deve ser do tipo analítica, para isso deve-se marcar o parâmetro Analítico;
2. Configurar plano CAR padrão:
-
Acessar: Início > Parametrização > Contabilidade > Plano CAR.
Selecionar o parâmetro "Lançar centro de apuração de resultados" e na coluna "Plano de centro de apuração de resultados" selecionar o Plano CAR cadastrado anteriormente;
3. Cadastrar Plano de centros de custos e Conta Centro de Custos :
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > Plano de centros de custos;
-
Acessar: Módulo Contábil > Centros de custos.
É necessário estar utilizando o Centro de custo - CDC.
4. Configurar plano de centro de custo padrão:
Selecionar o parâmetro "Lançar centro de custos" e na coluna "Plano de centro de custos" selecionar o Plano de centros de custos cadastrado anteriormente.
5. Ajustar os cadastros de Contas Contábeis.:
Deve-se marcar para desdobrar todas as contas que deseja-se ter informação de apropriação de resultados. Exemplo: receitas, despesas e estoque.
Os parâmetros Desdobra centro de custos e Desdobra Car devem estar selecionados.
6. Ajustar cadastros de regras contábeis:
O processo deve ser realizado para que o sistema puxe automaticamente o Centro e Custo nos lançamentos, sem necessidade de informar manualmente. Deve-se ter atenção caso já esteja fazendo a utilização do controle de Centro de Custo, podem ter registros do tipo Despesa, onde devem ficar em aberto para ser informado o centro de custo no momento do lançamento.
-
Acessar: Módulo Contábil > Regras contábeis. Selecionar o registro, ir no botão Mais opções e após clicar em "Configurar contas". Ao clicar, exibirá a tela "Configuração das contas para a regra contábil".
Posteriormente, clicar no ícone de lápis para edição, ao clicar exibirá a tela "Configuração das contas para a regra contábil". Nesta tela, deve-se ir na aba "Rateio por centro de custo" onde deve-se informar o centro de custo.
7. Cadastro da estrutura do DFC:
O grupo de contas caracteriza-se na montagem do fluxo de caixa, é nele que são definidas as contas que acumularão os lançamentos no DFC (Contábil > Listas > Grupo de contas), onde se montam grupos vinculados a contas contábeis, estes grupos são demonstrados e totalizados, mostrando de forma analítica seus valores por conta.
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > Grupos de contas > Novo.
Abas:
A) Cadastro:criar a descrição do grupo de contas como "DFC".
B) Grupos: criar a estrutura de grupos do DFC.
C) Contas: Relacionar os grupos do DFC X Contas Contábeis do sistema.
8. Configurar contas-correntes que devem aparecer no DFC:
Para que as contas-correntes sejam visualizadas no relatório DFC, no módulo Tesouraria > Contas > parâmetro Usa fluxo de caixa deve estar marcado.
9. Revisar os cadastros de movimentos financeiros:
É necessário ter regra contábil em todos os movimentos que movimentarão valores na conta, como: adiantamento usado nos Pedidos de Venda/Compra, renegociação de Contas a Receber/Pagar.
-
Acessar: Módulo Tesouraria > Listas > Tipos de movimento financeiro;
-
Acessar: Módulo Receber > Listas > Tipos de contas a receber;
-
Acessar: Módulo Receber > Listas > Métodos de recebimento;
-
Acessar: Módulo Pagar > Listas > Tipos de contas a pagar;
-
Acessar: Módulo Pagar > Listas > Métodos de pagamento.
10. Informar no cadastro de Clientes / Fornecedores o CAR padrão:
Este procedimento é necessário para que o sistema puxe o CAR automático nos lançamentos.
11. Ajustar os pedidos de compra em aberto:
Após habilitar o CAR se o pedido de compra não estiver com o CAR informado, ao dar entrada na NF de entrada o sistema vai apresentar erro.
-
Acessar: Módulo Compras > Pedido de compra. Após, selecionar o registro e clicar no ícone de lápis de edição, ao clicar exibirá a tela com os dados do pedidos. Ir na aba CAR e inserir os dados.
Importante
Para habilitar o Centro de apuração de resultado – CAR é necessário o cliente ter um plano de contas e contabilizar todos seus lançamentos.
A apropriação do CAR é sempre pela ORIGEM. Por exemplo em uma venda a apropriação do CAR é conforme as regras do lançamento da venda/compra.
O processo de adiantamento nos pedidos de venda, não lança lote contábil, apenas apropria o CAR conforme regra contábil de adiantamento.
Qualquer manutenção feita nas contas contábeis têm reflexo no Grupo de Contas. Ao cadastrar uma nova conta contábil, precisa informar ela manualmente no Grupo de Contas DFC.
Para o processo de movimento financeiro manual não é possível deixar com um CAR padrão, pois não é vinculado a pessoa (cliente/fornecedor), é necessário sempre informar o CAR no lançamento.