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Parametrização - Vendas

Aviso

Este manual está sendo desenvolvido em partes.

Objetivo

As parametrizações permitem definir algumas regras de funcionamento do sistema M2 sobre o módulo Vendas.

Acesso em: módulo Início > Parametrização > Vendas

Funcionalidades

Vendas

Adiantamento nos pedidos

A tela de Adiantamento nos pedidos apresenta os campos: Empresa, Filial, Usa adiantamento, Tipo de conta a receber, Forma de pagamento, Utiliza baixa automática e Método de recebimento.

Os campos Empresa e Filial são preenchidos automaticamente com base nos cadastros existentes no sistema. Ao habilitar o parâmetro Usa adiantamento, os campos Tipo de contas a receber, Forma de pagamento e Método de recebimento são disponibilizados para preenchimento.

Parametrização - Adiantamento de pedidos

Pode-se editar, adicionar novos ou pesquisar registros já cadastrados para informá-los nos campos Tipos de contas a receber, Método de recebimento e Forma de pagamento.

  • Tipo de conta a receber: define o tipo de conta a receber que será utilizado para gerar adiantamentos nos pedidos. É possível configurar tipos de contas diferentes para cada filial;

  • Método de recebimento: define o método utilizado para a baixa do adiantamento do pedido;

  • Forma de pagamento: define a forma de pagamento para o adiantamento.

    A forma de pagamento definida neste campo será utilizada para gerar o contas a receber, representando a soma dos adiantamentos do pedido, e não a forma de pagamento informada para o adiantamento no pedido.

Observação

  • Os campos destacados em amarelo são editáveis;

  • Os dados informados na parametrização serão aplicados após faturar o pedido com adiantamento;

  • Estas configurações podem ser ajustada individualmente para cada filial.

Para que a parametrização obtenha o resultado esperado da automatização dos processos referentes, deve-se preencher os campos correspondentes para adiantamento.

Tabela de preços de venda

A tela Tabela de preços de venda nas filiais apresenta os campos Empresa, Filial e Tabela de preços.

Os campos Empresa e Filial são preenchidos automaticamente com base nos cadastros existentes no sistema. No campo Tabela de preços, deve-se informar a tabela correspondente à Empresa/Filial e, em seguida, clicar no botão Salvar.

Parametrização - Tabela de preços de vendas

Observação

As tabelas informadas nessa tela serão consideradas como padrão nos casos em que não houver uma tabela de preços especificada para o cliente, região ou vendedor.

Configurar campos rápidos dos itens no pedido

É possível adicionar campos para serem apresentados na adição de itens no pedido de venda.

Por padrão, virá habilitado a apresentação dos campos rápidos no pedido. Os seguintes campos sempre serão apresentados Item, Unidade, Qtde, Preço (R$) e Previsão de entrega.

Configurar campos rápidos dos itens no pedido

Esta tela é dividida em duas colunas:

  • Todos os campos: apresenta todos os campos que podem ser adicionados na adição de itens no pedido.

    Ao clicar no ícone ao lado do campo, o mesmo será movido para a coluna Campos rápidos;

  • Campos rápidos: exibe os campos que estão sendo apresentados na adição de itens no pedido.

    Quando houver algum campo nesta coluna, serão exibidos os ícones e .

    Ao clicar no ícone , segurar e arrastar é possível ajustar a ordenação da apresentação dos campos, depois dos campos padrões.

    O ícone irá remover o campo da adição dos itens no pedido.

Revisão automática da tabela de preço de venda

Ao ativar a revisão automática da tabela de preço de venda, o sistema avaliará os critérios definidos para atualização e revisará as tabelas automaticamente.

Parametrização - Revisão automática da tabela de preço de venda

Para definir os critérios, deve-se clicar no link Critérios de avaliação de preço e configurar os parâmetros e exceções:

  • Alterar o preço de venda quando podem ser definidos os seguintes tipos:
    • Tiver alteração no custo de aquisição do item;
    • Aumentar o custo de aquisição do item;
    • Baixar o custo de aquisição do item.

No quadro Exceções, é possível informar as tabelas de preços que não serão atualizadas automaticamente, se necessário, ou especificar os itens que não serão atualizados automaticamente.

Critérios de avaliação de preço

Análise de crédito

Nessa parametrização, encontram-se as seguintes configurações organizadas em quadros:

Analisar crédito

Analisar crédito

  • Empresa: exibe o nome da empresa onde o limite de crédito será aplicado;

  • Proposta de venda: quando selecionado, habilita os parâmetros relacionados à análise de crédito, exceto os parâmetros Nº de dias para validade da análise do pedido de venda, Reanalisar pedido de venda ao planejar entrega e Reanalisar pedido de venda ao faturar;

  • Pedido de venda: quando selecionado, habilita todos os parâmetros relacionados à análise de crédito.

Parametrizações

Parametrizações

  • Nº de dias para validade da análise do pedido de venda: habilitado ao marcar a opção Pedido de venda, permitindo definir a validade da análise em dias. Apenas números iguais ou maiores que zero podem ser informados;

  • Reanalisar pedido de venda ao planejar entrega: habilitado ao marcar a opção Pedido de venda, o sistema realizará uma nova análise ao planejar a entrega;

  • Reanalisar pedido de venda ao faturar: habilitado ao marcar a opção Pedido de venda, o sistema realizará uma nova análise no momento do faturamento;

  • Controlar data crédito: valida a data informada no campo Data limite para avaliação do crédito na configuração de crédito do cliente;

  • Controlar conclusão cadastral: valida a conclusão cadastral do cliente nas etapas Financeiro,Contábil e fiscal;

  • Análise de crédito por: valida conforme o tipo de cadastro do cliente, com opções de Cliente ou Grupo empresarial;

  • Liberar crédito nas vendas à vista: valida o parâmetro À vista no cadastro de Formas de pagamento. Todos os pedidos com forma de pagamento à vista têm o status liberado;

  • Contas a receber e cheques atrasados: verifica se o cliente possui contas a receber e cheques atrasados, independentemente do risco de crédito;

  • Definir política de parcelamento: valida o valor mínimo das parcelas. A opção Configurar permite definir a condição de pagamento, incluindo o valor mínimo de venda e a parcela mínima.

Importante

  • Não é permitido informar condições de pagamentos repetidas por configuração (filial). Caso isso ocorra, o sistema emitirá uma mensagem de alerta.

  • Deve-se informar pelo menos um dos campos, valores zerados não são permitidos.

Limite de crédito

Os campos apresentados são utilizados para compor a análise do valor de limite de crédito. A validação pode incluir:

Limite de crédito

  • Pedido em aberto (+): inclui pedidos em aberto no cálculo do limite de crédito;

  • Receber em aberto (+): adiciona o valor dos recebíveis pendentes ao cálculo do limite de crédito;

  • Cheques não compensados (+): considera o valor dos cheques que ainda não foram compensados no cálculo do limite de crédito;

  • Adiantamento (-): reduz o valor dos adiantamentos já feitos do cálculo do limite de crédito;

  • Notas de débito (-): deduz o valor das notas de débito do cálculo do limite de crédito.

  • Serviços em aberto (+): adiciona ao cálculo do limite de crédito os valores de serviços ainda não faturado;

    Esta opção será exibida apenas quando a parametrização Utilizar serviço estiver ativada;

  • Vendas em aberto (Loja) (+): inclui no cálculo os valores de vendas realizadas no sistema Loja que ainda não foram faturadas.

    Esta opção será exibida apenas quando a parametrização Utilizar Loja estiver ativada;

Exemplo

Caso todos os campos do quadro limite de crédito sejam selecionados, o cálculo será realizado da seguinte forma:

Parametrização - Analisar crédito

Análise comercial

Nessa parametrização, encontram-se as seguintes configurações organizadas em quadros:

Análise comercial

Análise comercial
  • Empresa: apresenta o nome da empresa em que o limite comercial será aplicado;

  • Proposta de venda: quando selecionado, habilita os parâmetros para análise de comercial relacionados a proposta de venda;

  • Pedido de venda: quando selecionado, habilita os parâmetros para análise de comercial relacionados a pedidos de venda.

Parametrizações
  • Analisar preço mínimo e máximo: analisa o preço mínimo e máximo conforme definido na tabela de preços de venda, acessível em: Início > Vendas > Tabela de preço de venda. Essa opção pode ser habilitada independentemente das outras;

  • Analisar desconto máximo do vendedor: verifica o desconto máximo configurado sobre no cadastro do vendedor/representante através da opção Configuração do vendedor, acessível em: Cliente > Mais opções > Configuração do vendedor. Essa opção também pode ser habilitada independentemente.

  • Análise de margem: permite configurar os seguintes critérios:

    • Não analisar: quando selecionada, especifica que a análise está desabilitada;

    • Margem de contribuição: quando selecionada, permite gerar pedidos reprovados e/ou bloqueados com base na margem mínima informada;

    • Margem bruta: quando selecionada, permite gerar pedidos reprovados e/ou bloqueados com base na margem bruta mínima informada.

Margem de contribuição
  • Reprovar margem igual ou inferior: o sistema reprova pedidos de venda com itens cuja margem é menor que o percentual definido.

  • Margem mínima: defini o valor da margem mínima quando a opção Reprovar margem igual ou inferior é selecionada;

  • Bloquear margem igual ou inferior: o sistema bloqueia pedidos de venda com itens cuja margem é menor que o percentual definido;

  • Margem mínima: defini o valor da margem mínima quando a opção Bloquear margem igual ou inferior é selecionada.

Margem bruta
  • Utilizar custo: permite configurar com base em Último custo ou Custo médio.

Prazo de entrega padrão

Nesta parametrização é possível configurar o prazo de entrega padrão dos pedidos de venda, com isso, o sistema sugere a data de entrega a partir da data de criação do pedido. Para configurar basta:

  • Informar a quantidade de dias para definir o prazo na coluna Prazo padrão .

Essa configuração pode ser aplicada com prazos diferentes por filial.

Tipo de desconto

Nesta parametrização é possível informar o desconto sobre o item, de duas formas diferentes:

  • No valor total: com esta opção selecionada o desconto será aplicado sobre o valor do total do item:

  • No valor unitário: com esta opção selecionada o valor do desconto será aplicado sobre o valor unitário do item.

Tipo de desconto

Utilizar moeda estrangeira na proposta e pedido

Nesta parametrização pode-se informar se irá utilizar moeda estrangeira nos processos de proposta e/ou pedido de venda.

Quando marcado como Sim, serão exibidos os campos Moeda estrangeira e Cotação na proposta e no pedido.

Utilizar moeda estrangeira na proposta e pedido

Observação

As informações de Moeda estrangeira e Cotação devem ser cadastradas.

Utilizar número de série

Para utilizar o recurso de Gestão de número de série, é necessário realizar a parametrização adequada, basta selecionar a opção Sim no campo Utiliza número de série.

Utiliza número de série

Validar alteração de tabela de preço

Devido à necessidade de validar o uso da tabela de preço de venda, respeitando as configurações definidas pela gestão comercial da empresa, foram estabelecidos critérios de validação.

Validar tabela de preço

Por meio desta parametrização, pode-se optar por Não validar, Alertar ou Bloquear a alteração da tabela de preço de venda.

Ao selecionar as opções Alertar ou Bloquear, será verificada a tabela de preço de venda com base no cliente, região, vendedor ou filial. Caso a tabela aplicada durante a venda seja alterada, o sistema emitirá um alerta ou bloqueará a alteração conforme a configuração escolhida. Caso contrário, ao utilizar a opção Não validar, o sistema permitirá a seleção de qualquer tabela de preço ativa.

Informação

O que constitui uma alteração da tabela de preço?

Ao gerar uma proposta, pedido ou nota fiscal, o sistema grava a origem da tabela de preço sugerida, seguindo a ordem abaixo:

  • 1º: busca a tabela de preço do cliente;
  • 2º: busca a tabela de preço da região;
  • 3º: busca a tabela de preço da configuração do vendedor;
  • 4º: busca a tabela de preço da configuração de venda da filial.

Dessa forma, com base nos critérios definidos e conforme a parametrização, o sistema notificará caso haja alteração na tabela de preço sugerida.

Observação

Esta validação aplica-se a todos os processos de venda.

E-mail remetente para envio de proposta e pedido

Nesta parametrização é possível informar o e-mail de lançamento de pedido e o e-mail de lançamento de proposta por filial. Os e-mails devem estar autorizados no SendGrid conforme documentado no manual Autenticação de e-mail.

Observação

O sistema busca os endereços de e-mails informados nessa parametrização para serem usados como remetente, caso não seja informado, segue conforme o padrão, buscando o e-mail do usuário, e depois da filial.

E-mail remetente para envio de proposta e pedido

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