Objetivo
O processo de envio de mensagens pelo WhatsApp, visa atender a necessidade de melhorar a gestão de comunicação com o cliente.
Parametrizações
Token
A primeira etapa a ser realizada é a geração de um Token através do META que permitirá realizar o envio de mensagem via WhatsApp.
Importante
Para a geração e configuração deste token deve-se entrar em contato com o suporte da USEALL.
Configuração WhatsApp
Após configurado o Token, deve-se acessar o módulo Início > Parametrização > Comum > Configuração WhatsApp exibindo a tela apresentando os serviços disponíveis para o envio de mensagem via WhatsApp. Para cada serviço disponível é necessário realizar algumas configurações para a integração com o WhatsApp.
O serviços disponíveis são:
- Envio de aviso de contas vencidas;
- Envio de aviso de contas a vencer;
- Envio de boletos.
Ao selecionar o serviço, na aba Detalhes do serviço são exibidas as seguintes configurações:
- Opção para ativar ou desativar o serviço, através do controle;
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A sessão Template, permite selecionar as mensagens de templates, sendo modelos de mensagens que serão enviadas para os clientes. Ao clicar no ícone irá exibir os Templates cadastrados, basta selecionar na listagem o template desejado, sendo exibida uma prévia de como a mensagem será enviada ao cliente no quadro "Prévia do template" e após basta clicar no botão Selecionar template.
Importante
O serviço deve estar desabilitado para efetuar o cadastro do template.
Observação
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Os Templates são cadastrados e validados pelo Facebook/Meta©;
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Caso seja efetuado mais cadastros de templates, basta clicar no botão Sincronizar templates na tela de Templates disponíveis.
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Na sessão Variáveis do template, pode-se configurar as variáveis existentes na mensagem, selecionando as informações correspondentes. Cada configuração possui variáveis de acordo com o serviço que está sendo configurado.
Para os serviços "Envio de aviso de contas a vencer" e "Envio aviso de contas vencidas"
Devido à limitação de caracteres nas variáveis, o sistema limita o envio de cinco títulos em uma mesma mensagem, ao exceder este limite uma nova mensagem será enviada para o restante. Isto vai ocorre quando para um mesmo cliente for selecionado mais de cinco títulos vencidos ou a vencer, para realizar o envio.
Exemplo: Num cenário onde um cliente tem sete títulos, será enviada duas mensagens para o mesmo cliente, uma contendo cinco títulos e outra contendo dois títulos.
Aviso
Os serviços Envio de aviso de contas a vencer e Envio aviso de contas vencidas só permitem templates do tipo texto. Templates de anexo não está habilitado!
Configuração cadastro de cliente
Enviar boleto por WhatsApp
No cadastro de cliente na aba Identificação ao lado do campo Celular é exibido o ícone , indicando que o número informado neste campo será o destinatário da mensagem, quando parametrizado. O campo Enviar boleto por WhatsApp na aba Financeiro deve ser marcado para o devido envio do boleto.
Enviar aviso de contas a vencer/vencidas por WhatsApp
Para esta funcionalidade, no cadastro de clientes, na aba Financeiro, pode-se configurar o campo Aviso de contas a receber por WhatsApp, tendo as opções: "Não enviar aviso", "Enviar aviso de contas a vencer", "Enviar aviso de contas vencidas" e "Enviar aviso de contas a vencer/vencidas". Este processo está detalhado no manual Aviso de contas a receber.
Na tela de cadastro de Contatos do cliente, ao editar um contato, na aba Contato têm-se os campos Celular/WhatsApp, Enviar boleto por WhatsApp e Aviso de contas a receber por WhatsApp com a mesma funcionalidade dos campos informado no cadastro de cliente.
Acesso em: Cliente > Seleção de cliente > Mais opções > Contato > Editar contato.
Observação
O ícone sempre estará visível, mesmo quando não parametrizado para enviar mensagem.
Processos
Tipos de envio de boleto
Envio por nota - automático
Para enviar o boleto de forma automática pelo WhatsApp ou e-mail, é necessário configurar a opção de gerar boleto (por filial), disponível em: Início > Parametrização > Vendas > Gerar boleto automaticamente na finalização da nota, além de configurar o cliente. Com isso, quando a nota for autorizada, o sistema efetua a geração de boleto e envio por WhatsApp.
Envio por nota - manual
Para enviar o boleto de forma manual, basta acessar o módulo Vendas > Notas fiscais de saída, selecionar a nota, clicar no botão Mais opções > Emitir boleto. Com isso a tela Emitir boleto bancário será exibida, deve-se marcar a opção Enviar boleto por WhatApp e clicar no botão Confirmar, o boleto será enviado para o WhatsApp e/ou e-mail (quando configurado).
Envio por título
Também é possível enviar o boleto através de um título, acessando Vendas > Contas a receber, selecionar o título, clicar no botão Mais opções > Boleto > Emitir. Com isso a tela Emitir boleto bancário será exibida, deve-se marcar a opção Enviar boleto por WhatApp e clicar no botão Confirmar, o boleto será enviado para o WhatsApp e/ou e-mail (quando configurado).
Tela de conferência
Nesta tela é possível acompanhar o status da mensagem enviada, abrir o boleto e visualizar o Template da mensagem.
Os status possíveis são:
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Pendente: quando a mensagem está pendente de envio;
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Enfileirado: quando a mensagem está na fila para o envio;
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Enviado: quando a mensagem foi enviada;
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Entregue: quando a mensagem foi recebida pelo destinatário;
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Lido: quando o destinatário leu a mensagem;
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Erro: quando houve algum erro no envio da mensagem.
Acesso em: Início > Listas > WhatsApp enviados.
Observação
Quando o usuário do WhatsApp estiver configurado para não apresentar que leu a mensagem, o status ficará como enviado, mesmo que o cliente já tenha lido a mensagem.
Atenção
Para a contratação deste recurso, deve-se entrar em contato com o setor Comercial da USEALL.