Painel de entregas de pedidos
Objetivo
O Painel de entrega de pedidos é uma ferramenta que permite as empresas gerenciar e visualizar de maneira eficiente as informações relacionadas à entrega de pedidos. Além de possibilitar o acompanhamento de datas de entrega, a identificação de itens reservados e o planejamento de rotas e sequências de entrega, o painel também fornece dados sobre o peso, a cubagem e a quantidade de volumes de uma determinada carga.
Essas informações são fundamentais para definir a escolha do caminho adequado e para a cotação do frete, facilitando a tomada de decisões logísticas e garantindo uma operação de transporte mais eficiente.
Exemplo
Cenário 1: Supondo que a "Empresa A" possua pedidos com itens e datas de entrega diferentes, a empresa precisa visualizar essas datas de forma simples e filtrar os itens por suas respectivas datas de entrega. Além disso, há a necessidade de identificar quais itens possuem reservas, uma vez que os itens reservados já podem ser adicionados à caixa de faturamento.
Cenário 2: Em outro cenário, a "Empresa B" precisa saber o peso e o volume de uma determinada carga para negociar com a transportadora. Também há a necessidade de definir a sequência de entrega dos pedidos e de filtrar os pedidos por rota.
Processos
Para utilizar essa funcionalidade, deve-se acessar Módulo Vendas > Painel de entregas de pedido. Em seguida, a tela de consulta do Painel de entregas será exibida.
Essa tela, é dividida em três abas: Pendentes, Planejados e Finalizados.
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Aba Pendentes: exibe os pedidos que ainda não foram faturados e que não tiveram seu faturamento planejado. A partir desta aba, é possível incluir os pedidos nos planos de entrega;
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Aba Planejados: exibe os planos de entrega, apresentando o peso e a cubagem total de cada carga;
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Aba Finalizados: disponibiliza os pedidos que já foram faturados.
Aba Pendentes
A aba Pendentes exibe os itens dos pedidos que estão abertos e que ainda não foram incluídos em um plano de entrega. Esta aba é composta pelos seguintes elementos:
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Filtros: disponíveis para realizar pesquisas mais seletivas. Alguns filtros adicionais podem ser acessados na opção Filtros avançados;
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Grid de registros: exibe os itens dos pedidos, permitindo a visualização e gestão dos itens listados;
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Barra de botões: oferece opções para executar ações sobre os registros apresentados na grid;
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Totalizadores: apresenta os totais de todos os itens e dos registros selecionados, fornecendo uma visão geral dos valores associados.
Essa aba exibe somente pedidos com status aberto ou parcial e status avaliação liberado.
Esta aba possui a funcionalidade de ordenação das colunas, onde o sistema realizará a ordenação dos dados com base no valor ou por ordem alfabética, de forma crescente ou decrescente. Basta clicar no ícone , para selecionar os dados do grupo e, em seguida, clicar na coluna desejada.
A ordenação está disponível para todas as colunas dessa aba.
Filtros
Todas as abas apresentam filtros para facilitar as pesquisas, com a opção de Filtros avançados para exibir mais opções e aprimorar a busca de dados. Os filtros disponíveis são:
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Prev. entrega: período de previsão de entrega do item;
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Emissão: período de emissão de pedidos;
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Filial: filial onde o pedido foi emitido;
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Cliente: cliente do pedido;
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Transportadora: transportadora informada no pedido;
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Pedido: número do pedido;
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Pedido do cliente: número do pedido de compra do cliente.
Filtros avançados
Em todas as abas, estão disponíveis os seguintes filtros avançados: Região, Grupo empresarial, Rota, UF, UF redespacho, Linha e Vendedor. Nas abas Planejados e Finalizados, está disponível também o filtro Carga. Além desses filtros, também são apresentadas as opções de pesquisas por Somente itens reservados e Somente itens com saldo disponível.
Opção Sugerir quantidade
Este filtro oferece duas opções: Sobre o saldo a planejar e Sobre a quantidade reservada. A coluna Quantidade disponível na grid será preenchida conforme a opção selecionada neste filtro. Por padrão, a primeira opção está selecionada.
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Sobre o saldo a planejar: exibe na coluna Quantidade, a quantidade total do item do pedido. Após a realização de algum planejamento, a coluna exibirá a quantidade que ainda não foi alocada para a aba Planejados;
Exemplo
Um pedido contém 256 itens, mas o estoque disponível permite a reserva de apenas 200 itens.
No painel de entregas, aba Pendentes, se a opção do filtro Sugerir quantidade for Sobre o saldo a planejar, a coluna Quantidade exibirá os 256 itens solicitados no pedido, enquanto a coluna Reserva, mostrará os 200 itens reservados.
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Sobre a quantidade reservada: exibe na coluna Quantidade, a quantidade do item que está reservada para o pedido.
Exemplo
Suponha que um pedido tenha sido feito para 256 itens, mas o estoque atual permite a reserva de apenas 200 itens.
Se no painel de entregas, na aba Pendentes, o filtro Sugerir quantidade estiver selecionado a opção Sobre a quantidade reservada, a coluna Quantidade mostrará os 200 itens que foram efetivamente reservados para esse pedido, refletindo a quantidade que está pronta para ser alocada ou faturada. A coluna Reserva exibirá a mesma quantidade reservada.
Grid - Tela de consultas
Agrupamento
Acima da grid no canto direito da tela, encontram-se os ícones que permitem o agrupamento dos pedidos. Esses ícones incluem:
agrupar por Cliente | |
agrupar por Pedido | |
agrupar por Transportadora | |
agrupar por Rota | |
agrupar por Grupo empresarial | |
agrupar por Carga¹ | |
¹disponível apenas nas abas **Planejados** e **Finalizados** |
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Para agrupar por alguma dessas opções, basta clicar no ícone desejado.
Configuração da grid
Nesta grid, assim como nas demais do sistema, algumas colunas são exibidas por padrão, no entanto, é possível personalizar a exibição de outros campos. Para isso, deve-se clicar na seta localizada em qualquer coluna, selecionar a opção Colunas e, em seguida, marcar os campos desejados para visualização.
Coluna Reservado
Nas abas Pendentes e Planejados, a coluna Reservado exibe as reservas de itens utilizando uma codificação por cores:
- Sem reserva: indica a quantidade de itens sem reservas, exibida na cor laranja claro;
- Reserva parcial: indica a quantidade de itens com reserva parcial, exibida na cor azul claro;
- Reserva total: indica a quantidade de itens com reserva total, exibida sem cor.
Seleção de Registros no Agrupamento
Para selecionar os registros do agrupamento, deve-se clicar no ícone . Para desmarcar automaticamente a seleção, basta clicar novamente no mesmo ícone.
Barra de botões
Os botões são utilizados para executar ações sobre os registros exibidos.
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Pesquisar: exibe os registros conforme os filtros selecionados.
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Alterar
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Data de entrega: exibe uma tela com o campo Data de entrega. Deve-se informar a nova data e clicar em Salvar para efetuar a alteração nos registros selecionados;
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Transportadora: exibe uma tela com o campo Transportadora. Deve-se informar a nova transportadora e clicar em Salvar para efetuar a alteração nos registros selecionados.
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Reserva
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Gerar: exibe mensagem de confirmação para gerar a reserva. Se a confirmação for positiva, o sistema gera a reserva de estoque para os itens selecionados;
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Estonar: exibe mensagem de confirmação. Se a confirmação for positiva, o sistema cancela as reservas de estoque para os itens selecionados.
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Planejar: exibe uma tela com os campos Carga, Prev. carregamento, Veículo e Motorista. Após preencher os dados correspondentes e clicar no botão Confirmar, o sistema inclui os itens selecionados no plano de entrega, aba Planejados.
- Emitir nota fiscal: realiza a mesma ação da opção Emitir nota fiscal da tela de registros de pedidos, ou seja, gera o registro de faturamento na caixa de faturamento. Esta função foi disponibilizada no painel de entregas para os casos em que os pedidos não necessitam ser planejados antes do faturamento.
Totalizadores
Na parte inferior da tela, estão disponíveis os totalizadores, que exibem nas linhas Totais gerais e Totais dos registros selecionados os valores de Peso bruto total, Cubagem total e Total de volumes dos itens.
Aba Planejados
Nesta aba, são exibidos os pedidos incluídos nos planejamentos de entrega.
As informações apresentadas na grid poderão ser agrupadas utilizando a função de agrupamento disponível na tela.
Na lateral direita da grid é apresentado um menu com as seguintes opções:
expandir | permite visualizar o mapa de geolocalização |
retrair | retrai o mapa de geolocalização |
imprimir | permite realizar a impressão do mapa com a rota informada no pedido |
copiar link | permite copiar o link da rota informada no pedido |
- Ao clicar no ícone , o mapa de geolocalização com a rota marcada estará disponível para visualização. Para retrair o mapa apresentado, deve-se clicar no ícone .
- Ao clicar no ícone , será possível realizar a impressão do mapa com a rota marcada.
- Ao clicar no ícone o link da rota será copiado, permitindo abri-lo no navegador com a rota gerada pelo sistema.
A cada agrupador, é exibido o ícone . Ao clicar nesse ícone, todos os itens listados no agrupamento serão selecionados e as seguintes opções serão exibidas:
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Visualizar ordem de entrega atual no mapa: exibe a rota atual calculada para as entregas dos pedidos;
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Buscar a melhor rota/ordem de entrega: calcula a melhor rota para as entregas dos pedidos.
Observação
O cálculo da rota utilizará a latitude e longitude informadas no endereço de entrega do pedido. Caso essas informações não estejam disponíveis no pedido, serão utilizadas as do endereço de entrega do cliente.
Se a latitude e longitude não estiverem informadas, poderá ocorrer lentidão no cálculo da rota, pois o sistema utilizará o endereço completo informado no cadastro.
As informações de latitude e longitude podem ser conferidas na tela de consulta do cadastro de clientes, sendo necessário personalizar as devidas colunas na grid.
Nessa aba, podem-se realizar as ações dos botões Alterar, Reserva, Emitir nota fiscal e Emitir espelho. A ação do botão Remover irá remover os itens selecionados. Na grid, há uma coluna com o ícone , que removerá o item correspondente à linha do ícone.
Também está disponível o botão Salvar alterações, que serve para gravar os dados da coluna Quantidade caso haja alguma alteração, uma vez que é possível editar a quantidade para entrega. Este botão vem desabilitado por padrão. Quando o campo Quantidade for alterado, o botão é habilitado para permitir a ação.
Para dar sequência no processo de entrega, deve-se selecionar os registros que se deseja finalizar e clicar no botão Emitir Nota Fiscal.
Aba Finalizados
Esta aba exibe os registros de pedidos em faturamento, ou seja, os planos de entrega que já foram adicionados na caixa de faturamento. Nela, estão disponíveis os botões Pesquisar, Rastrear Faturamento e Emitir Espelho. O botão Rastrear Faturamento abre a caixa de faturamento contendo o pedido rastreado.
Manutenção de entrega
O objetivo do recurso Manutenção de entrega é permitir que as notas fiscais já planejadas e finalizadas possam ser reajustadas. Os campos permitidos para ajustes são: Carga, Motorista e Ordem de entrega. Este recurso é aplicável apenas às notas fiscais já finalizadas, desde que ainda não tenham sido faturadas.
Para utilizar esse recurso, deve-se acessar Módulo Vendas > Mais opções > Manutenção de entrega.
Observação
As alterações realizadas na tela de Manutenção de entrega não são replicadas para o Painel de entrega ou Caixa de faturamento. Permanecem apenas nesta tela.
Funcionalidades
Barra de botões
Os botões são utilizados para executar ações sobre os registros exibidos.
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Pesquisar: exibe os registros conforme os filtros selecionados;
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Carregar notas: ao clicar nesse botão, a tela Preparar notas será exibida. Nela, será possível definir as notas fiscais de saída finalizadas a serem incluídas na Manutenção de entrega;
- Alterar: ao clicar nesse botão, é possível definir ou alterar os campos Carga, Motorista e Ordenação na listagem de Manutenção de Entrega. É necessário selecionar os registros NF-e para proceder com as alterações;
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Rastrear nota fiscal: ao clicar nesse botão, a tela de consulta da Notas fiscais de saída será exibida com as notas fiscais referentes aos registros selecionados na tela de Manutenção de entrega;
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Espelhos: ao clicar nesse botão, duas opções serão exibidas: Resumo da carga e Romaneio de entrega.
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Resumo da carga: exibe em formato PDF um resumo da nota fiscal selecionada com os dados da carga, incluindo Peso bruto total, Cubagem total, Volumes total e Valor total;
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Romaneio de entrega: exibe em formato PDF um resumo dos dados de entrega, incluindo Identificação, Item, Qtde. planejada, UN, Peso bruto total, Cubagem total, Volumes total e Valores totais (total da nota, total da carga e total geral).
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- Finalizar: altera o status da nota fiscal selecionada para Finalizado, removendo-a da visualização em tela. No entanto, a nota fiscal poderá ser visualizada através do filtro Status (filtro avançado).
Agrupamento
As informações apresentadas na grid poderão ser agrupadas utilizando a função de agrupamento disponível na tela.
Totalizadores
Na parte inferior da tela, estão disponíveis os totalizadores, que exibem nas linhas Totais gerais e Totais dos registros selecionados os valores de Peso bruto total, Cubagem total e Total de volumes das notas selecionadas.