Ir para o conteúdo

Gestão do cadastro do Cliente

Objetivo

O objetivo desse processo é realizar o cadastro do cliente por etapas, para cada etapa finalizada pode-se concluir o cadastro ou desfazer a conclusão. Todas as movimentações são gravadas no "Histórico de alterações", acessado pelo menu "Mais opções".

Importante

É necessário configurar as permissões de uso para cada usuário.

Para isto deve-se clicar em: Perfil de usuário > Meu perfil, sendo direcionado para o sistema USEALL e liberar as permissões necessárias para cada tipo de processo.

Exemplo: Para acessar a aba Financeiro deve-se ter permissão de acesso ao Processo de contas a receber.

Processos

O processo de etapas no cadastro do Cliente / Fornecedor está disponível em Vendas > Clientes > Botão Mais opções: Concluir "cadastro comercial", "cadastro financeiro" e "cadastro contábil e fiscal".

Esses campos estão disponíveis para serem personalizados na tela de consulta de clientes.

Cadastro do cliente/Tela de consulta

Validação da conclusão do cadastro

Ao emitir um pedido de venda, é possível validar a conclusão do cadastro do cliente nas etapas: "Comercial", "Financeiro" e "Contábil e fiscal".

  • Para habilitar a validação da conclusão cadastral Comercial, acessar: Início > Parametrização > Vendas > Análise comercial;

    Parametrização Analise comercial

  • Para habilitar a validação da conclusão cadastral "Financeiro" e "Contábil e fiscal", acessar: Início > Parametrização > Vendas > Analisar crédito no pedido de venda > Controlar conclusão cadastral;

    Parametrização Analisar crédito no pedido de venda

  • Após, no cadastro do cliente, acessar o botão Mais opções e ativar o processo nas ações:

    Concluir cadastros

Ao clicar em alguma dessas ações, serão adicionadas no agrupador Conclusão de cadastro, respectivamente, com as seguintes nomenclaturas Desfazer conclusão cadastro comercial, Desfazer conclusão cadastro financeiro e Desfazer conclusão cadastro contábil e fiscal.

Clientes novos liberados

Para não utilizar o processo de gestão de etapas no cadastro de clientes é possível salvar os novos cadastros como concluído, opção "Sim", através do parâmetro: Início > Parametrização > Comum > Salvar novos clientes/fornecedores com conclusão cadastral concluída = "Sim" ou "Não".

  • SIM: considera o cadastro do cliente como liberado, isto é, traz os campos Comercial concluído, Financeiro concluído e Contábil e Fiscal concluído = "SIM";

  • NÃO: cliente novo não liberado, é necessário liberar o cadastro nas etapas Comercial, Financeiro e Contábil e Fiscal.

Clientes novos liberados

Atualização cadastral

Na tela Atualização cadastral são apresentados dois campos "Atualização cadastral" e "Próxima atualização cadastral" de registro de datas, que servem para validar o vencimento e bloqueio do cadastro. Acesso disponível em: Cadastro de Clientes / Fornecedores > Botão Mais opções > Atualização cadastral.

Atualização cadastral

  • Atualização cadastral: campo informativo com a data da atualização cadastral;

  • Próxima atualização cadastral: campo informativo com a data da próxima atualização cadastral. Quando o cadastro atingir essa data, a coluna "Financeiro concluído" passará para "Não". Esta validação é realizada conforme parâmetro disponível em Início > Parametrização > Comum > Motor de verificação de conclusão cadastral.

Motor de verificação de conclusão cadastral

Para ativar o analisador automático, deve-se clicar no botão “Executar agora” e posterior no botão “Confirmar”.

Analisador desligado:

Motor - desligado

Analisador ligado:

Motor - ligado

Esse processo faz a verificação automática, diariamente as 00:00 horas. Caso tenha efetuado alguma alteração no cadastro, deve-se acessar a parametrização e clicar no botão “Executar agora” para efetuar a validação do analisador ou aguardar a data posterior ao dia da alteração.

👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!! 😉

Voltar ao topo