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Detalhes do cliente

Objetivo

A funcionalidade Detalhes do Cliente tem como objetivo centralizar e organizar as informações essenciais de cada cliente, oferecendo uma visão completa e atualizada sobre seu relacionamento com a empresa. Com essa ferramenta, é possível acompanhar o histórico de interações, dados financeiros, status de pedidos, contratos e outros registros relevantes, proporcionando uma gestão eficiente e personalizada. O uso dessa funcionalidade visa melhorar a tomada de decisões, otimizar a comunicação com o cliente e garantir o controle total das informações para apoiar as operações comerciais e financeiras da empresa.

Processos

Esta funcionalidade está disponível através do ícone na grid de informações da tela Cadastro de Clientes e Fornecedores. A tela Detalhes do Cliente apresenta oito abas, que organizam as informações de maneira estruturada, sendo: Histórico, Contatos, Resumo, Pedidos, Financeiro, Notas fiscais, Devoluções e Contratos.

No canto superior direito da tela possui o quadro de Resumo, sendo possível visualizar os seguintes dados do cliente: CNPJ, Endereço, Vendedor, Transportadora, Tipo de frete, Observação do cliente, Tabela de preços, Risco de crédito, Anexos e Anotações.

Quadro resumo

  • ao selecionar este ícone, a tela de Cliente / Fornecedor será exibida, permitindo a alteração dos dados.

  • ao selecionar este ícone, a tela de Contatos do cliente / fornecedor será exibida, permitindo a alteração, inclusão ou ativação/inativação dos contatos existentes.

  • ao selecionar este ícone, a tela Mapa de cliente será exibida, permitindo visualizar a localização via Mapa ou Satélite.

Abas

Histórico

Nessa aba, são apresentados os registros de histórico do cliente, organizados em lista. Pode-se comentar, editar, excluir e visualizar o histórico de edições.

Aba histórico

  • Comentar: ao selecionar essa ação, será exibida uma área de texto para que o comentário desejado seja inserido, após, basta clicar no ícone para enviá-lo;

  • ao clicar neste ícone, será possível editar o comentário inserido;

  • ao clicar neste ícone, será possível excluir o registro de comentário;

  • ao clicar neste ícone, será apresentada a opção Visualizar histórico, sendo possível acessar a tela Histórico de edições, com as alterações correspondentes.

Contatos

Nessa aba, são apresentados os registros de contatos do cliente, organizados em lista.

Aba contatos

Pode-se adicionar um novo contato por meio do botão Novo, ao clicá-lo a tela Contato será exibida, permitindo o preenchimentos dos seguintes campos:

Após o preenchimento dos campos, basta clicar no botão Salvar para que o novo registro de contato seja exibido na lista.

Resumo

Nessa aba, é exibido um panorama geral das informações essenciais sobre o cliente, com destaque para dados relevantes de suas compras e comportamento de consumo.

Aba resumo

As informações apresentadas incluem:

  • Histórico de vendas: exibe um resumo gráfico do histórico de vendas do cliente. Ao clicar no ícone pode-se realizar o download do gráfico em PDF ou PNG;

  • Periocidade de compra: exibe a frequência com que o cliente realiza compras;

  • Data da última venda: exibe a data da última transação realizada pelo cliente;

  • Forma de pagamento: exibe a forma de pagamento utilizada pelo cliente;

  • Itens adquiridos: exibe uma grid dos itens comprados pelo cliente.

Pedidos

Nesta aba, serão apresentados os Pedidos em aberto e os Pedidos faturados, organizados em abas facilitando a visualização e o gerenciamento.

Nesta aba, apresenta-se uma lista completa dos pedidos em aberto. Por meio do botão Mais opções, pode-se visualizar os Itens, consultar as Notas fiscais ou Rastrear o pedido.

Ao selecionar o botão Novo, a tela Pedido será exibida, permitindo o lançamento de um novo pedido.

Aba Pedidos - Pedidos aberto


Nesta aba, apresenta-se uma lista completa dos pedidos faturados. Por meio do botão Mais opções, pode-se visualizar os Itens, consultar as Notas fiscais ou Rastrear o pedido.

Ao selecionar o botão Novo, a tela Pedido será exibida, permitindo o lançamento de um novo pedido.

Aba Pedidos - Pedidos faturados


Financeiro

Nesta aba, apresenta-se o resumo financeiro do cliente com as seguintes informações: Dados atuais e Histórico.

Aba financeiro

  • Dados atuais: exibe o risco de crédito, os valores de limite disponível, limite disponível de pedidos, dívida em aberto, títulos vencidos, títulos a vencer e cheques devolvidos;

  • Histórico: exibe os valores pagos no período, pagos até o vencimento, pagos em atraso, a % de pontualidade, o número médio de dias de atraso e o maior atraso dentro do período.

Na grid, são apresentados os Títulos, com a possibilidade de filtrar por Todos abertos, vencidos, a vencer ou recebidos. Por meio do ícone , ao selecionar um ou mais registros, pode-se realizar as seguintes ações: Baixar títulos, agrupar títulos, renegociar, alterar vencimento, rastrear nota fiscal ou rastrear pedido.

Ao selecionar o link Ver todos os títulos do cliente disponível na grid, o sistema direcionará para a tela de Contas a receber, exibindo todos os registros de títulos desse cliente.

Notas fiscais

Nesta aba, apresentam-se as notas fiscais, com a possibilidade de filtrar por emitidas, devolvidas ou entregues com atraso. Pode-se filtrar também por ordem: número, emissão ou valor total.

Ao selecionar um ou mais registros, pode-se, por meio do botão Mais opções, visualizar os Itens da nota, pedidos ou rastrear a nota fiscal.

Aba Notas fiscais

Devoluções

Nesta aba, apresentam-se as notas de devoluções, com a possibilidade de filtrar por ordem: número, data de entrada ou valor total.

Ao selecionar um ou mais registros, pode-se, por meio do botão Mais opções, visualizar os Itens da nota, notas fiscais devolvidas ou rastrear notas de devolução.

Aba Devoluções

Contratos

Nesta aba, apresentam-se os contratos gerados através do Sistema de contratos da Useall. Os contratos lançados neste sistema serão exibidos nesta aba exclusivamente para visualização.

Aba Contratos

Ao selecionar o ícone na grid de informações, o sistema direcionará para o Sistema de contratos da Useall.

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