Detalhes do cliente
Objetivo
A funcionalidade Detalhes do Cliente tem como objetivo centralizar e organizar as informações essenciais de cada cliente, oferecendo uma visão completa e atualizada sobre seu relacionamento com a empresa. Com essa ferramenta, é possível acompanhar o histórico de interações, dados financeiros, status de pedidos, contratos e outros registros relevantes, proporcionando uma gestão eficiente e personalizada. O uso dessa funcionalidade visa melhorar a tomada de decisões, otimizar a comunicação com o cliente e garantir o controle total das informações para apoiar as operações comerciais e financeiras da empresa.
Processos
Esta funcionalidade está disponível através do ícone na grid de informações da tela Cadastro de Clientes e Fornecedores. A tela Detalhes do Cliente apresenta oito abas, que organizam as informações de maneira estruturada, sendo: Histórico, Contatos, Resumo, Pedidos, Financeiro, Notas fiscais, Devoluções e Contratos.
No canto superior direito da tela possui o quadro de Resumo, sendo possível visualizar os seguintes dados do cliente: CNPJ, Endereço, Vendedor, Transportadora, Tipo de frete, Observação do cliente, Tabela de preços, Risco de crédito, Anexos e Anotações.
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ao selecionar este ícone, a tela de Cliente / Fornecedor será exibida, permitindo a alteração dos dados.
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ao selecionar este ícone, a tela de Contatos do cliente / fornecedor será exibida, permitindo a alteração, inclusão ou ativação/inativação dos contatos existentes.
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ao selecionar este ícone, a tela Mapa de cliente será exibida, permitindo visualizar a localização via Mapa ou Satélite.
Abas
Histórico
Nessa aba, são apresentados os registros de histórico do cliente, organizados em lista. Pode-se comentar, editar, excluir e visualizar o histórico de edições.
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Comentar: ao selecionar essa ação, será exibida uma área de texto para que o comentário desejado seja inserido, após, basta clicar no ícone
para enviá-lo;
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ao clicar neste ícone, será possível editar o comentário inserido;
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ao clicar neste ícone, será possível excluir o registro de comentário;
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ao clicar neste ícone, será apresentada a opção Visualizar histórico, sendo possível acessar a tela Histórico de edições, com as alterações correspondentes.
Contatos
Nessa aba, são apresentados os registros de contatos do cliente, organizados em lista.
Pode-se adicionar um novo contato por meio do botão Novo, ao clicá-lo a tela Contato será exibida, permitindo o preenchimentos dos seguintes campos:
Após o preenchimento dos campos, basta clicar no botão Salvar para que o novo registro de contato seja exibido na lista.
Resumo
Nessa aba, é exibido um panorama geral das informações essenciais sobre o cliente, com destaque para dados relevantes de suas compras e comportamento de consumo.
As informações apresentadas incluem:
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Histórico de vendas: exibe um resumo gráfico do histórico de vendas do cliente. Ao clicar no ícone
pode-se realizar o download do gráfico em PDF ou PNG;
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Periocidade de compra: exibe a frequência com que o cliente realiza compras;
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Data da última venda: exibe a data da última transação realizada pelo cliente;
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Forma de pagamento: exibe a forma de pagamento utilizada pelo cliente;
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Itens adquiridos: exibe uma grid dos itens comprados pelo cliente.
Pedidos
Nesta aba, serão apresentados os Pedidos em aberto e os Pedidos faturados, organizados em abas facilitando a visualização e o gerenciamento.
Nesta aba, apresenta-se uma lista completa dos pedidos em aberto. Por meio do botão Mais opções, pode-se visualizar os Itens, consultar as Notas fiscais ou Rastrear o pedido.
Ao selecionar o botão Novo, a tela Pedido será exibida, permitindo o lançamento de um novo pedido.
Financeiro
Nesta aba, apresenta-se o resumo financeiro do cliente com as seguintes informações: Dados atuais e Histórico.
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Dados atuais: exibe o risco de crédito, os valores de limite disponível, limite disponível de pedidos, dívida em aberto, títulos vencidos, títulos a vencer e cheques devolvidos;
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Histórico: exibe os valores pagos no período, pagos até o vencimento, pagos em atraso, a % de pontualidade, o número médio de dias de atraso e o maior atraso dentro do período.
Na grid, são apresentados os Títulos, com a possibilidade de filtrar por Todos abertos, vencidos, a vencer ou recebidos. Por meio do ícone , ao selecionar um ou mais registros, pode-se realizar as seguintes ações: Baixar títulos, agrupar títulos, renegociar, alterar vencimento, rastrear nota fiscal ou rastrear pedido.
Ao selecionar o link Ver todos os títulos do cliente disponível na grid, o sistema direcionará para a tela de Contas a receber, exibindo todos os registros de títulos desse cliente.
Notas fiscais
Nesta aba, apresentam-se as notas fiscais, com a possibilidade de filtrar por emitidas, devolvidas ou entregues com atraso. Pode-se filtrar também por ordem: número, emissão ou valor total.
Ao selecionar um ou mais registros, pode-se, por meio do botão Mais opções, visualizar os Itens da nota, pedidos ou rastrear a nota fiscal.
Devoluções
Nesta aba, apresentam-se as notas de devoluções, com a possibilidade de filtrar por ordem: número, data de entrada ou valor total.
Ao selecionar um ou mais registros, pode-se, por meio do botão Mais opções, visualizar os Itens da nota, notas fiscais devolvidas ou rastrear notas de devolução.
Contratos
Nesta aba, apresentam-se os contratos gerados através do Sistema de contratos da Useall. Os contratos lançados neste sistema serão exibidos nesta aba exclusivamente para visualização.
Ao selecionar o ícone na grid de informações, o sistema direcionará para o Sistema de contratos da Useall.
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