Conciliação bancária
Objetivo
A conciliação bancária tem como finalidade verificar se o saldo registrado no sistema está conforme o saldo do extrato bancário da empresa. Esse processo garante que todos os lançamentos bancários estejam corretos, eliminando possíveis divergências entre o sistema e o banco.
Além de ajudar a identificar e corrigir incoerências decorrentes de lançamentos incorretos ou fraudes, a conciliação bancária é fundamental para uma gestão financeira eficiente, permitindo um controle mais preciso do fluxo de caixa.
Exemplo
Cenário 1: Considerando uma empresa que realiza um pagamento a um fornecedor por meio de transferência bancária.
Durante a conciliação bancária, verifica-se se o valor foi debitado corretamente e se o pagamento foi efetivamente recebido pelo fornecedor. Se houver algum problema ou diferença, pode-se fazer uma verificação mais detalhada com o banco ou com o fornecedor;
Cenário 2: Supondo uma empresa que receba um pagamento de um cliente por meio de boleto bancário.
Durante a conciliação bancária, é verificado se o valor foi creditado corretamente na conta da empresa e se corresponde ao valor e à data previstos no sistema. No entanto, se o cliente pagar o boleto fora do prazo de vencimento, o valor recebido pode incluir juros, o que resultará em uma diferença entre o valor previsto e o valor efetivamente creditado. Nesse caso, pode ser necessário revisar as informações do boleto ou entrar em contato com o cliente para confirmar o pagamento.
Processos
Para realizar as ações do processo de conciliação bancária manual, deve-se acessar o módulo Tesouraria > Conciliação bancária.
Ao acessar a opção de Conciliação bancária, a tela Conciliação por saldo será exibida. Nela, deve-se informar a conta bancária desejada para a conciliação. Em seguida, o sistema mostrará a data da Última conciliação registrada. Basta clicar no botão Pesquisar para ser apresentado o Saldo anterior conciliado e os lançamentos bancários.
Ao acessar a opção de Conciliação bancária, a tela Conciliação por saldo será exibida. Nela, deve-se informar a conta bancária desejada para a conciliação, em seguida, o sistema mostrará a data da Última conciliação registrada, bastando clicar no botão Pesquisar para ser apresentado o Saldo anterior conciliado e os lançamentos bancários.
A conciliação pode ser realizada diariamente ou por períodos específicos.
Quando o botão Exibir diferença (ON) estiver habilitado, os campos Saldo extrato bancário e Diferença serão exibidos.
O campo Data da Conciliação, refere-se a todas as transações não conciliadas até a data informada.
Exemplo
Se a data informada for 31/07/2024, o sistema irá conciliar os saldos da conta bancária desde o início do período até a data especificada.
No quadro Lançamentos sistema, serão exibidos todos os registros de lançamentos bancários no período estipulado que estão pendentes para conciliação. Ao marcar um lançamento, a data da conciliação informada será exibida e os valores dos campos, Total conciliado, Saldo conciliado e Diferença serão atualizados.
No campo Saldo extrato bancário, deve-se informar o saldo exato do extrato bancário que corresponde ao final do dia indicado no campo Data da conciliação. Esse valor servirá como saldo inicial para o próximo dia de conciliação.
O valor do campo Saldo extrato bancário afetará diretamente no cálculo do campo Diferença.
A Diferença reflete a variação entre o Total Conciliado e o Saldo Conciliado. Para que o valor da Diferença seja zero, é necessário realizar um novo lançamento financeiro do tipo entrada para corrigir os valores. Se a diferença não for zero, pode indicar uma inconsistência entre os valores registrados no sistema e o saldo real da conta bancária, podendo exigir uma análise adicional para resolução.
Nesse quadro, é possível realizar uma Pesquisa rápida para localizar um registro existente, basta digitar informações como número, data de lançamento, valor, histórico ou parte dele e pressionar a tecla "Enter", o sistema buscará e destacará o registro correspondente, se houver mais de um registro com as mesmas informações, todos serão exibidos. Para incluir um novo registro, é necessário clicar no botão Novo lançamento, e a tela Movimento financeiro será exibida.
Observação
A função Novo Lançamento também pode ser realizada através do Assistente Financeiro, resultando no mesmo efeito. Se o lançamento for feito pelo assistente, ao retornar à tela de Conciliação Bancária, é necessário selecionar o botão Pesquisar novamente para atualizar os valores e registros.
A tela Movimento financeiro possui os campos: Conta, Tipo movimento, Data, Número, Valor, Histórico padrão e Natureza financeira. Após o preenchimento dos campos, deve-se clicar no botão Processar para concluir o lançamento.
Com o ajuste correto dos valores, o campo Diferença será zerado, indicando que a conciliação está em conformidade. Em seguida, basta clicar no botão Confirmação de conciliação para concluir o processo com sucesso.
Para visualizar a conciliação bancária realizada, existem duas maneiras disponíveis:
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Extrato conciliação por extrato
Para gerar o relatório de conciliação bancária, é necessário acessar o Módulo Tesouraria > Relatórios > Movimento > Extrato conciliação por extrato.
Na tela de Extrato conciliação por extrato, deve-se informar os filtros desejados e clicar no botão Emitir. O sistema gerará o relatório apresentando os lançamentos conciliados e não conciliados conforme o período estipulado no filtro.
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Consulta de Movimento financeiro
Para visualizar os registros de lançamentos bancários, é necessário acessar o Módulo Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiro.
Na tela de consulta de Movimento financeiro, deve-se informar os filtros desejados e clicar no botão Pesquisar. Os registros de lançamentos bancários dentro do período estipulado serão exibidos, contendo as colunas de Status conciliação e Data conciliação. Ao selecionar um registro e clicar no botão Mais opções, permitirá realizar as seguintes ações Cancelar ou Desfazer conciliação.
Se as colunas de Status conciliação e Data conciliação não estiverem visíveis, é possível habilitá-las. Para isso, basta acessar a opção Colunas através da seta ao lado do nome de qualquer coluna e habilitar as colunas desejadas.