Parametrização - Contabilidade
Aviso
Este manual está sendo desenvolvido em partes.
Objetivo
As parametrizações permitem definir algumas regras de funcionamento do sistema M2.
Acesso em: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade
Funcionalidades
Plano contábil
Nesta parametrização, deve-se informar se o sistema realizará a contabilização dos lançamentos nos processos e se utilizará um plano de exportação. Para que o sistema realize corretamente as contabilizações, é necessário definir o plano contábil correspondente à empresa.
Na tela Contabilização das empresas, serão exibidos os seguintes campos: Empresa, Contabilizar lançamentos, Plano de contas, Usa plano de exportação e Plano de contas Exp. Basta marcar a opção Contabilizar lançamentos e definir o plano de contas.
Os planos de contas informados nos campos Planos de contas e Plano de contas Exp. devem ser cadastrados através do Módulo Contábil > Listas > Plano de contas.
Ao salvar ou alterar o plano contábil vinculado à empresa, o sistema executa validações automáticas para garantir a integridade das configurações contábeis.
- Verifica se o plano de contas selecionado está corretamente cadastrado e ativo;
- Confere se as regras contábeis existentes utilizam contas que estão contidas no plano vinculado;
- Caso o plano novo não contenha todas as contas utilizadas nas regras de contabilização, o sistema interrompe o processo e exibe um alerta, evitando inconsistências futuras.
Alerta
"Não foi possível alterar o plano contábil. Existem regras de contabilização configuradas com contas inexistentes no novo plano.
Favor ajustar a configuração ou inserir a conta na planilha antes de prosseguir!
Contas inexistentes no plano novo: regra contábil ..., contas: ..."
Quando for adicionado um novo plano de contas sobre outro já existente, é necessário revisar as regras contábeis e vinculá-las novamente ao plano configurado. Esse procedimento deve ser realizado para todos os processos que possuem contabilização ativa no sistema.
Para visualizar o Plano de contas vinculado, deve-se acessar a funcionalidade em Módulo Contábil > Contas contábeis.
Essas validações garantem que o sistema mantenha a consistência entre as regras contábeis e o plano de contas configurado, evitando falhas de contabilização.
Plano centro de custo
Nesta parametrização, deve-se indicar se o sistema realizará os lançamentos de centro de custos nos processos. Para que os lançamentos de centro de custo sejam habilitados corretamente, é necessário definir o plano de centro de custo correspondente à empresa.
Na tela Contabilização de centro de custos, serão exibidos os seguintes campos: Empresa, Lançar centro de custos e Plano de centro de custos.
Os planos de centro de custo informados no campo Planos de centro de custo devem ser cadastrado através do Módulo Contábil > Listas > Plano de contas.
Plano CAR
Nesta parametrização, define-se o Plano de Centro de Apuração de Resultados (CAR) que será utilizado pela empresa nos processos contábeis.
Essa configuração é necessária para habilitar o lançamento de centro de apuração de resultados nos processos do sistema, permitindo que as informações sejam apropriadas corretamente no Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) e em outros relatórios gerenciais.
Na tela Contabilização de centro de apuração de resultados, são exibidos os seguintes campos:
-
Empresa: identifica a empresa à qual a configuração será aplicada;
-
Lançar centro de apuração de resultados: parâmetro que deve ser habilitado para permitir o uso do CAR nos lançamentos;
-
Plano de centro de apuração de resultados: campo utilizado para selecionar o Plano CAR previamente cadastrado.
O Plano CAR informado no campo Plano de centro de apuração de resultados deve ser cadastrado através do Módulo Contábil > Listas > Plano CAR.
O Plano CAR definido nesta tela será utilizado automaticamente na funcionalidade CAR, não sendo possível alterá-lo diretamente nos filtros de cadastro.