Ir para o conteúdo

Manutenção de reserva

Objetivo

O objetivo deste recurso é permitir que seja gerada ou zerada uma reserva, além de possibilitar a alteração da prioridade de um registro na fila de reservas.

A ferramenta solicita a seleção de um item e de um almoxarifado específico. Com essas informações, o sistema filtra as seguintes abas: Documentos com reserva, Documentos sem reserva e Fila de reserva.

Processos

Para iniciar o processo, deve-se acessar: Módulo Estoque > Mais opções > Manutenção de reserva.

Acesso Estoque - Manutenção Reserva

Na tela de Manutenção de reservas, deve-se inserir o Item e o Almoxarifado, em seguida, deve-se clicar no botão Carregar para realizar a busca.

Tela - Manutenção de reserva

Conforme a busca for realizada, o sistema exibirá os dados dos campos Saldo físico, Reservado e Disponível (saldo físico – reservado), além de liberar as abas Doctos de reserva, Doctos sem reserva e Fila de reservas.

  • Aba Doctos com reserva: lista o conteúdo das reservas e permite realizar o cancelamento.

    Aba - Doctos com reserva - Manutenção de reserva

    A ação do botão Cancelar reserva e remover da fila é aplicada a todos os registros selecionados. Ao clicar, será exibida uma mensagem de confirmação, e o sistema executará as seguintes funções:

    • Busca o documento de origem Pedido ou Requisição;

    • Se o documento de origem for Pedido, o sistema desmarcará o campo Reservar do item do pedido, cancelando automaticamente a reserva do item e removendo-o da fila de reservas;

    • Se o documento de origem for Requisição, o sistema desmarcará o campo Reservar, além de zerar os campos Quantidade Reserva e Quantidade Reserva Estoque, cancelando automaticamente a reserva do item e removendo-o da fila de reservas.

  • Aba Doctos sem reserva: lista os pedidos e requisições que estão com a opção Gera reserva desmarcada. Nessa aba, é possível gerar uma reserva para os itens do documento.

    Aba - Doctos sem reserva - Manutenção de reserva

    Esta aba possui o botão Reservar cuja ação é aplicada a todos os registros selecionados. Ao clicar, será exibida uma mensagem de confirmação, e o sistema executará as seguintes ações:

    • Busca o documento de origem Pedido ou Requisição;

    • Se o documento de origem for Pedido, o sistema marcará o campo Reservar do item do pedido, gerando automaticamente a reserva do item e adicionando-o à fila de reservas quando necessário;

    • Se o documento de origem for Requisição, o sistema marcará o campo Reservar, além de alimentar os campos Quantidade Reserva e Quantidade Reserva Estoque, gerando automaticamente a reserva do item e adicionando-o na fila de reservas quando necessário.

  • Aba Fila de reserva: lista a fila de reservas e permite alterar a prioridade de um registro.

    Manutenção de reserva - Fila de reservas

    Esta aba possui o botão Modificar prioridade, ao clicar, a tela Modificar prioridade será exibida, sendo possível informar o valor que definirá a posição do item conforme sua prioridade.

    Fila de reservas - Modificar prioridade

    Aviso

    Para criar registros na lista de reserva, o item não deverá possuir estoque suficiente para atender ao pedido.

    Para mais informações, deve-se acessar o manual Fila de reserva.

Documentos relacionados

Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!

Voltar ao topo