Cotações
Aviso
Este manual corresponde a nova versão do processo Compras 2.0.
Objetivo
O processo de Cotação de preços é uma etapa fundamental dentro da gestão de compras e suprimentos de uma empresa. Ele tem como principal objetivo a obtenção de propostas de fornecedores para a aquisição de produtos ou serviços, permitindo a análise e escolha da melhor opção com base em critérios como preço, qualidade, prazos de entrega e condições comerciais. Esse processo está integrado a ferramenta Lista de compras.
Funcionalidades
O módulo Compras foi reestruturado para oferecer uma experiência mais simplificada e integrada, tornando a gestão de compras mais prática e eficiente. O novo processo está mais simples e intuitivo, esclarecendo o próximo passo do processo. A tela de cotação de preços vem de encontro com essa reestruturação, onde pode-se efetuar uma consulta rápida das cotações e suas devidas etapas.
Processos
Ao acessar a funcionalidade solicitação de compras são exibidos os filtros e botão Pesquisar, painel Detalhes da cotação, grid de informações e o botão Mais opções.
Acesso em: Início > Compras > Mais opções > Cotações
Filtros e botão pesquisar
Nesta tela são exibidos os seguintes filtros:
- Data cotação: filtra pela data da cotação de compra. Pode-se alterar para filtrar por "Limite para proposta", listando as cotações pela data limite informada ao iniciar a cotação na lista de compras;
Após aplicado os filtros, é necessário clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na grid.
Grid de informações
Na grid são apresentadas as cotações de preços conforme os filtros selecionados.
A grid apresenta a coluna Status, sendo um informativo da etapa da cotação, trazendo clareza do processo. Também apresenta a coluna com o ícone , informando que a cotação foi respondida.
Para cada registro é exibida a ação:
: ao clicar nesta ação ou dar dois cliques sobre o registro, abre-se a tela para visualização e consulta dos dados da cotação.
Painel Detalhes da cotação
Neste painel são apresentadas informações sobre a cotação.
No lado direito da tela de consultas é exibido o botão que serve para expandir o painel Detalhes da cotação.
Neste painel são exibidos os dados dos fornecedores da cotação selecionada, sendo:
- Razão social: informa a razão social do fornecedor;
- Tipo: informa o tipo da cotação sendo: manual, on-line ou informal;
- Destinatários: informa para qual e-mail a cotação foi enviada, sendo: por fornecedor padrão, contatos ou todos;
- Quadro Respondido: informa que a cotação foi respondida pelo fornecedor.
Botão Mais opções
Ao selecionar uma cotação, e clicar no botão Mais opções serão exibidas as seguintes ações:
-
Visualizar:
- Espelho: ao selecionar essa ação, o espelho do registro será exibido, sendo possível imprimir;
- Histórico: essa ação exibe a tela de histórico com os processos e detalhes executados para o registro selecionado;
-
Ações:
- Cancelar: esta opção cancela a cotação de preço, exibindo o status "Cancelado", não sendo possível continuar com a operação;
- Finalizar cotação: esta opção finaliza a cotação, exibindo o status "Finalizado", não sendo possível continuar com a operação;
-
Rastrear:
- Lista de compras: abre a tela da lista de compras, filtrando o registro selecionado;
- Pedido de compras: abre a tela do pedido de compras, filtrando o registro selecionado.
Documentos relacionados