Configuração do CAR para uso no DFC
Atualizado em: Dez/2022
Conceitos
✔️ Para entender o processo do Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), clique aqui.
O DFC só realizará o demonstrativo de forma eficiente, se a empresa estiver fazendo o uso do Centro de Apuração de Resultado (CAR). Os dados do grupo Fluxo de caixa, são baseados em apropriação de resultados, realizados a partir da contabilização com lançamento das contas CAR. Caso a conta CAR não seja utilizada, o DFC mostrará todas as informações do período em apenas uma linha de agrupador no grupo “Lançamentos não contabilizados".
Configurações
As configurações necessárias para o funcionamento do DFC são:
➡️ 1. Cadastrar Plano CAR e Conta CAR:
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > Plano CAR;
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > CAR. Lembrando que só é possível cadastrar contas de CAR de estiver o Plano CAR configurado na empresa.
A conta CAR deve ser do tipo analítica, para isso deve-se marcar o parâmetro Analítico;
➡️ 2. Configurar plano CAR padrão:
-
Acessar: Início > Parametrização > Contabilidade > Plano CAR.
Selecionar o parâmetro "Lançar centro de apuração de resultados" e na coluna "Plano de centro de apuração de resultados" selecionar o Plano CAR cadastrado anteriormente;
➡️ 3. Cadastrar Plano de centros de custos e Conta Centro de Custos :
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > Plano de centros de custos;
-
Acessar: Módulo Contábil > Centros de custos.
É necessário estar utilizando o Centro de custo - CDC.
➡️ 4. Configurar plano de centro de custo padrão:
Selecionar o parâmetro "Lançar centro de custos" e na coluna "Plano de centro de custos" selecionar o Plano de centros de custos cadastrado anteriormente.
➡️ 5. Ajustar os cadastros de Contas Contábeis.:
Deve-se marcar para desdobrar todas as contas que deseja-se ter informação de apropriação de resultados. Exemplo: receitas, despesas e estoque.
Os parâmetros Desdobra centro de custos e Desdobra Car devem estar selecionados.
➡️ 6. Ajustar cadastros de regras contábeis:
O processo deve ser realizado para que o sistema puxe automaticamente o Centro e Custo nos lançamentos, sem necessidade de informar manualmente. Deve-se ter atenção caso já esteja fazendo a utilização do controle de Centro de Custo, podem ter registros do tipo Despesa, onde devem ficar em aberto para ser informado o centro de custo no momento do lançamento.
-
Acessar: Módulo Contábil > Regras contábeis. Selecionar o registro, ir no botão Mais opções e após clicar em "Configurar contas". Ao clicar, exibirá a tela "Configuração das contas para a regra contábil".
Posteriormente, clicar no ícone de lápis para edição, ao clicar exibirá a tela "Configuração das contas para a regra contábil". Nesta tela, deve-se ir na aba "Rateio por centro de custo" onde deve-se informar o centro de custo.
➡️ 7. Cadastro da estrutura do DFC:
O grupo de contas caracteriza-se na montagem do fluxo de caixa, é nele que são definidas as contas que acumularão os lançamentos no DFC (Contábil > Listas > Grupo de contas), onde se montam grupos vinculados a contas contábeis, estes grupos são demonstrados e totalizados, mostrando de forma analítica seus valores por conta.
-
Acessar: Módulo Contábil > Listas > Grupos de contas > Novo.
✔ Abas:
A) Cadastro:criar a descrição do grupo de contas como "DFC".
B) Grupos: criar a estrutura de grupos do DFC.
C) Contas: Relacionar os grupos do DFC X Contas Contábeis do sistema.
➡️ 8. Configurar contas-correntes que devem aparecer no DFC:
Para que as contas-correntes sejam visualizadas no relatório DFC, no módulo Tesouraria > Contas > parâmetro Usa fluxo de caixa deve estar marcado.
➡️ 9. Revisar os cadastros de movimentos financeiros:
É necessário ter regra contábil em todos os movimentos que movimentarão valores na conta, como: adiantamento usado nos Pedidos de Venda/Compra, renegociação de Contas a Receber/Pagar.
-
Acessar: Módulo Tesouraria > Listas > Tipos de movimento financeiro;
-
Acessar: Módulo Receber > Listas > Tipos de contas a receber;
-
Acessar: Módulo Receber > Listas > Métodos de recebimento;
-
Acessar: Módulo Pagar > Listas > Tipos de contas a pagar;
-
Acessar: Módulo Pagar > Listas > Métodos de pagamento.
➡️ 10. Informar no cadastro de Clientes / Fornecedores o CAR padrão:
Este procedimento é necessário para que o sistema puxe o CAR automático nos lançamentos.
➡️ 11. Ajustar os pedidos de compra em aberto:
Após habilitar o CAR se o pedido de compra não estiver com o CAR informado, ao dar entrada na NF de entrada o sistema vai apresentar erro.
-
Acessar: Módulo Compras > Pedido de compra. Após, selecionar o registro e clicar no ícone de lápis de edição, ao clicar exibirá a tela com os dados do pedidos. Ir na aba CAR e inserir os dados.
Importante
✔️ Para habilitar o Centro de apuração de resultado – CAR é necessário o cliente ter um plano de contas e contabilizar todos seus lançamentos.
✔️ A apropriação do CAR é sempre pela ORIGEM. Por exemplo em uma venda a apropriação do CAR é conforme as regras do lançamento da venda/compra.
✔️ O processo de adiantamento nos pedidos de venda, não lança lote contábil, apenas apropria o CAR conforme regra contábil de adiantamento.
✔️ Qualquer manutenção feita nas contas contábeis têm reflexo no Grupo de Contas. Ao cadastrar uma nova conta contábil, precisa informar ela manualmente no Grupo de Contas DFC.
✔️ Para o processo de movimento financeiro manual não é possível deixar com um CAR padrão, pois não é vinculado a pessoa (cliente/fornecedor), é necessário sempre informar o CAR no lançamento.