Credenciadora de cartão
Conceito
As Credenciadoras de cartão tem o objetivo de cadastrar os estabelecimentos para aceitarem cartões como forma de pagamento e capturar as compras por meio dos pontos de venda, conhecidos como “maquininhas”. São responsáveis pela comunicação da autorização e liquidação de uma compra.
As Bandeiras de cartão são intermediadoras da venda, entre o lojista que passou o cartão e a operadora de crédito responsável pela emissão do cartão (Visa, Maestro, Martercard, Elo, entre outros).
O Emissor do cartão é uma instituição financeira que emite o cartão. Embora a "bandeira" (ou "marca") do cartão seja responsável por intermediar as suas operações, é o emissor (quase sempre um banco) que define as taxas de juros, o limite de crédito e outras questões financeiras.
O processo Credenciadora de cartão, permite cadastrar esses dados no sistema M2, para utilizar em operações com cartão.
Processos
Ao acessar a funcionalidade Credenciadora de cartão são exibidos os filtros e botão pesquisar, botão Novo, grid de informações e o botão Mais opções.
Acesso em: Módulo Tesouraria > Listas > Credenciadora de cartão.
Filtros e botão pesquisar
Após a aplicação dos filtros, deve-se clicar no botão Pesquisar para que as informações sejam apresentadas na grid.
Cadastrar cliente/fornecedor
A credenciadora refere-se ao cadastro de um cliente/fornecedor do tipo "credenciadora". Com isso, deve-se marcar a opção "Credenciadora" para atribuir o tipo ao cliente/fornecedor, através do Módulo Vendas > Clientes ou Compras > Fornecedores.
Cadastrar credenciadora de cartão
Para realizar o cadastro, deve-se clicar no botão Novo, a tela Credenciadora de cartão será exibida, permitindo o preenchimento dos seguintes dados:
Dados gerais
-
Descrição: deve-se adicionar uma descrição como identificação para a credenciadora;
-
Credenciadora: deve-se selecionar o cadastro do cliente/fornecedor do tipo "credenciadora";
Não é possível vincular o mesmo cliente/fornecedor do tipo credenciadora, em mais de uma credenciadora ativa.
-
Conta de crédito para baixa: deve-se informar a conta de crédito para a baixa para realizar a movimentação financeira ao gerar a baixa do contas a receber.
Lista de bandeiras e transações aceitas
Nesta parte da tela, tem-se dois quadros divididos entre a seleção de bandeiras e as opções de transações das bandeiras selecionadas.
- Bandeira: neste campo, deve-se selecionar a(s) bandeira(s) referente o cartão, após basta clicar no botão
para inseri-la na lista.
Aviso
O cadastro de bandeiras é padrão do sistema M2, sendo possível atualizá-lo apenas internamente.
Ao inserir a bandeira, a mesma será adicionada a listagem, onde serão exibidas algumas ações, sendo:
: este ícone, permite remover a bandeira após inseri-la;
: informa que a bandeira está ativa, sendo possível inativa-la;
: informa que a bandeira está inativa, sendo possível ativa-la.
Informativo
A exclusão de bandeiras e transações é permitida apenas durante o processo de inclusão. Após a confirmação do cadastro, os registros não poderão ser excluídos — apenas inativados.
No quadro de transações tem-se as seguintes opções:
-
Transação: pode-se definir o tipo de transação para a bandeira selecionada, tendo as opções: débito, crédito à vista, parcelado logista, parcelado emissor, voucher, vale alimentação/refeição e pix;
-
Parcelas pode-se definir o número de parcelas para transações parceladas;
-
Prazo (dias): pode-se definir o intervalo de dias para o recebimento das parcelas da operação. O valor informado representa o número de dias entre a data da venda e o vencimento da primeira parcela. As demais parcelas serão geradas com o mesmo intervalo de dias contados a partir do vencimento da parcela anterior;
Exemplo
Para uma operação com 3 parcelas e prazo de 30 dias:
- 1ª parcela vence em 30 dias após a data da venda;
- 2ª parcela vence em 30 dias após a 1ª parcela;
- 3ª parcela vence em 30 dias após a 2ª parcela.
-
Taxa (%): pode-se definir a taxa cobrada para o serviço.
Após informar os campos, basta clicar no botão para inserir na lista.
Importante
-
Cada credenciadora pode estar associada a diversas bandeiras, desde que não haja repetição da mesma bandeira;
-
Cada bandeira pode conter múltiplas transações, desde que não haja duplicidade de transações com a mesma quantidade de parcelas e o mesmo status;
-
Bandeiras diferentes podem dispor as mesmas configurações de transações.
O botão permite copiar uma ou mais transações para outra bandeira, para isso, deve-se selecionar o(s) registro(s) de transação desejado(s), clicar no botão de copiar e na tela Copiar transação para outra bandeira, basta selecionar a bandeira que receberá a cópia e clicar no botão Confirmar.
Observação
-
Ao selecionar a bandeira, serão exibidas todas as bandeiras da credenciadora, exceto a que foi copiada;
-
Caso existam transações duplicadas (mesma transação e mesma parcela), ao tentar salvar o cadastro da credenciadora, o sistema exibirá uma mensagem informando sobre as duplicidades na bandeira de destino, impedindo a conclusão da ação.
Grid de informações
Na grid, são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro, será exibida a ação:
: ao clicar nesta ação ou dar duplo clique sobre o registro, a tela de Credenciadora de cartão será exibida, permitindo alterar as informações.
Botão Mais opções
Ao selecionar um registro e clicar no botão Mais opções, será exibida a seguinte ação:
- Ativar/Inativar: exibe mensagem de confirmação para ativar/inativar o cadastro da credenciadora;
Funcionalidades
O processo de Operação com cartão, é utilizado no processo de faturamento ao lançar uma Nota fiscal eletrônica ao consumidor (65), Proposta de venda e Pedido de venda.
NFC-e
Na tela de Emissão de nota fiscal, aba Financeiro, deve-se selecionar a opção Cartão de crédito no campo Forma de pagto, com isso, será exibido o ícone para acessar a tela de Operação com cartão.
A tela de Operação de cartão exibe os campos:
-
Credenciadora: onde deve-se selecionar a credenciadora do cartão;
-
Bandeira: informar a bandeira do cartão. Caso a credenciadora tenha apenas uma bandeira, este campo é preenchido automaticamente;
-
Núm. da autorização: informar o número da autorização disponível no recibo emitido pela "maquininha".
Observação
Se durante a autorização da nota, a SEFAZ apresentar alguma rejeição do tipo: "Rejeição: Código da bandeira de cartão de crédito e/ou débito inexistente", pode-se editar a nota fiscal pendente, acessar o ícone na grid de parcelamento e informar um cartão.
Proposta de venda
Na tela do cadastro da proposta de venda, aba Financeiro, tem-se o quadro Parcelas, contendo o campo Forma de pagto, onde deve-se selecionar a forma com o tipo de Recebíveis - cartão, para aplicar o processo de Recebíveis de cartão.
Pedido de venda
Na tela do cadastro do pedido de venda, aba Financeiro, tem-se o quadro Parcelas, contendo o campo Forma de pagto, onde deve-se selecionar a forma com o tipo de Recebíveis - cartão, para aplicar o processo de Recebíveis de cartão. Após processar o pedido, deve-se confirmar a venda através do botão Mais opções > Confirmação da venda > Confirmar venda, onde será exibida a tela de confirmação para registrar os dados de pagamento.
Documentos relacionados