Operações com contas transitórias
Objetivo
A funcionalidade de Contas transitórias destina-se ao gerenciamento de valores recebidos por meio de retornos bancários antes do crédito efetivo na conta financeira da empresa. Essa operação organiza os valores provenientes de pagamentos realizados pelos clientes, que são inicialmente alocados em uma conta transitória até que o banco conclua o processamento e transfira os valores para a conta-corrente da empresa, conforme as regras de crédito estabelecidas (D+1 ou D+2).
Exemplo
Um cliente realiza o pagamento de um título na data atual, mas o crédito efetivo na conta-corrente da empresa ocorrerá apenas no dia seguinte. O sistema registra a baixa do título no momento em que recebe o retorno bancário. Contudo, o valor é inicialmente alocado na conta transitória e transferido para a conta financeira apenas na data de crédito estabelecida pelo banco (D+1 ou D+2).
Configurações
Para utilizar a operação de conta transitória, deve-se criar uma Conta com o tipo Transitória.
Após criar as contas, é necessário realizar o vínculo entre as contas transitórias e financeiras por meio da parametrização das contas financeiras transitórias.
Dica
Sugerido criar uma conta transitória para cada conta financeira, visando uma melhor organização.
Processos
Para exemplificar a aplicação do processo de contas transitórias, deve-se considerar o seguinte cenário:
-
No módulo Receber, na funcionalidade Contas a Receber, deve-se selecionar um título em aberto;
-
No módulo Receber, na funcionalidade Retornos Bancários, deve-se criar manualmente um retorno para o título selecionado;
-
Na tela Retorno de Cobrança Bancária, deve-se preencher os dados na aba Importar Retorno antes de prosseguir para a aba Liquidações. Após acessar a aba Liquidações, o botão Adicionar Títulos será exibido. Ao clicar nesse botão, a tela Dados do Retorno - Liquidação será exibida, permitindo o preenchimento das informações necessárias;
-
Na tela de Dados do retorno - Liquidação, deve-se informar a data da ocorrência, que corresponde à data da baixa do título;
-
Deve-se informar a data do crédito, que corresponde à data em que será efetuada a transferência do valor para a conta da empresa.
-
Em seguida, deve-se processar o retorno;
-
Após processar, deve-se acessar o Assistente Financeiro ou o Movimento financeiro para verificar os movimentos registrados. Nesta tela, estarão os seguintes registros: entrada referente à baixa do título na data do recebimento, saída referente à transferência para a conta transitória e entrada referente à transferência da conta transitória para a conta financeira, na data do crédito.
Acessos disponíveis em: Módulo Tesouraria > Assistente financeiro e Módulo Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiro
No relatório Extrato de contas, disponível no módulo Tesouraria > Relatórios > Extrato de contas, pode-se realizar a conferência dos lançamentos registrados.
Documentos relacionados