Operações com contas transitórias
Objetivo
A operação de conta transitória é utilizada no processo de cobrança bancária. ✔️ Como funciona: no retorno bancário, quando é efetuado um pagamento de título do cliente no banco, os valores são lançados na conta da empresa conforme a data de crédito, conforme as regras do banco (D+1 ou D+2).
Exemplo
O cliente pagou um título na data de hoje, mas o crédito efetivo na conta-corrente da empresa só ocorrerá no dia seguinte. O sistema faz a baixa do valor no dia que recebeu o retorno bancário, porém o valor só é transferido para a conta-corrente de fato, depois de 1 ou 2 dias conforme o banco. Esse valor é alocado na conta transitória e na data específica o sistema fará a transferência para a conta financeira.
Configurações
Para utilizar a operação de conta transitória, deve-se criar uma conta na tesouraria com o tipo de conta Transitória. Acessar o cadastro de contas em: Início > Tesouraria > Contas > Novo. Após, deve-se preencher os dados da conta, importante informar o campo Tipo de conta = Transitória.
✔️ Dica: sugerido criar uma conta transitória para cada conta financeira propondo melhor organização.
Após criar as contas, deve-se efetuar o vínculo entre as contas transitórias e financeiras. Acessar: Início > Parametrização > Contas a receber > Contas financeiras transitórias. Após, basta clicar em "Configurar" e informar a conta transitória para cada conta financeira.
Processos
Aplicando o processo de contas transitórias, imagine o seguinte cenário:
-
Em Contas a receber (Módulo Receber > Contas a receber), escolher um título em aberto;
-
Para simular o retorno bancário acessar (módulo receber > Retornos bancários). Ao acessar deve-se criar um retorno manual para o título escolhido;
-
Na tela de dados do retorno (Na tela de "Retorno de cobrança bancária", clicando no botão Adicionar título) informa-se a data da ocorrência que no caso é a data da baixa;
-
Informa-se a data do crédito que é a data que será efetuada a transferência do valor para a conta da empresa;
-
Após, deve-se processar o retorno;
-
Após, deve-se acessar o "Assistente financeiro" ou "Movimento financeiro" (módulo Tesouraria > Assistente financeiro), para conferir o movimento registrado. Nesta tela tera os seguintes registros: registro de entrada referente a baixa do título na data do recebimento, registro de saída referente a transferência para conta transitória e um registro de entrada referente a transferência da conta transitória para a conta financeira, na data do crédito.
✔️ No relatório Extrato de contas em (Tesouraria > Relatórios > Extrato de contas), é possível efetuar a conferência dos lançamentos.