Venda com entrega futura
Objetivo
A venda com entrega futura é caracterizada pela venda efetivamente concluída, tendo a entrega das mercadorias realizadas em data posterior, isso ocorre com base em um acordo entre o vendedor e o comprador. Na prática, a compra é concretizada, mas a entrega das mercadorias é agendada para uma data futura. Do ponto de vista fiscal, a venda é considerada realizada no momento do faturamento, independentemente da data em que a entrega será efetuada.
Exemplo
Um estabelecimento comercial decide efetuar uma compra maior de produtos devido a um preço mais vantajoso, mas não possui espaço físico suficiente para armazenar todo o lote adquirido. Nesse caso, o estabelecimento solicita ao fornecedor a realização de uma venda com entrega futura. Como resultado, o fornecedor emite uma nota fiscal de venda, enquanto a entrega das mercadorias é programada para datas subsequentes, conforme a necessidade do comprador.
Configuração
Tipo de pedido
Para efetuar uma Venda com entrega futura, é necessário configurar dois tipos de pedidos. A configuração deve ser realizada no Módulo Vendas > Listas > Tipos de pedido, onde será exibida a tela de consulta Tipos de pedido.
Nesta tela, ao clicar no botão Novo, será exibida a tela Tipo de pedido. Nela, deve-se adicionar uma descrição que indique claramente que se trata de uma venda futura. No campo Tipo, deve-se selecionar a opção Venda e, em seguida, habilitar o parâmetro Entrega futura / Faturamento antecipado. Por fim, deve-se clicar no botão Salvar.
Nesta mesma tela Tipo de pedido, deve-se clicar novamente no botão Novo e adicionar uma descrição para Remessa de entrega futura. No campo Tipo, deve-se selecionar a opção Outros e o parâmetro Entrega futura / Faturamento antecipado NÃO deve ser habilitado. Em seguida, deve-se clicar no botão Salvar para concluir, tendo o registro do segundo tipo de pedido.
Tipo de saída
Além da configuração dos tipos de pedidos, é necessário configurar dois tipos de saídas para realizar uma Venda com entrega futura. A configuração deve ser feita no Módulo Vendas > Listas > Tipos de saídas, onde será exibida a tela de consulta Tipos de saída.
Nessa tela, ao clicar no botão Novo, será exibida a tela Tipo de saída. Na aba Geral, deve-se adicionar uma descrição como Remessa de entrega futura e no campo Tipo de operação, selecionar a opção Outros.
Na aba Adm, os parâmetros Lançar contas a receber e Lançar comissão devem estar desabilitados, enquanto o parâmetro Movimentar estoque próprio deve ser habilitado. Por fim, deve-se clicar no botão Salvar.
O preenchimento do campo CST na aba PIS/COFINS é obrigatório para incluir o novo tipo de saída.
Como citado, devem ser criados dois tipos de saídas. Na mesma tela Tipo de saída, deve-se adicionar uma descrição para Venda Entrega futura / Faturamento Antecipado. No campo Tipo de operação deve-se selecionar a opção Venda para entrega futura.
Na aba Adm, os parâmetros Lançar contas a receber e Lançar comissão devem estar habilitados, enquanto o parâmetro Movimentar estoque próprio deve estar desabilitado. No campo Tipo de saída p/ entrega futura, deve-se selecionar o tipo de saída Remessa de entrega futura criado anteriormente. Em seguida, deve-se clicar no botão Salvar para concluir o processo.
Processos
Para iniciar o processo, deve-se acessar o Módulo Vendas > Pedidos > Novo, a tela Pedido será exibida. No campo Tipo do pedido, deve-se selecionar a opção Venda entrega futura / faturamento antecipado, conforme definido anteriormente nas configurações.
Após o processamento do pedido, o sistema gerará automaticamente um novo pedido com o tipo Outros. O faturamento deve ser realizado conforme o processo padrão do sistema.
Aviso
Para clientes que possuem o sistema PCP, será exibido apenas o pedido com o tipo de saída que movimenta estoque.