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Tipos de saída

Objetivo

No cadastro de tipo de saída são definidos os impostos, operações administrativas e outros parâmetros. Todas as operações de saída são guiadas por este cadastro, portanto, é necessário que seja averiguado o conjunto de operações de saída que são utilizados pela empresa para o devido cadastro no sistema.

Processos

O tipo de saída é um cadastro controlado por empresa, portanto, para cada empresa cadastrada no sistema é necessário realizar os devidos cadastros dos tipos de saída a serem utilizados.

Acesso disponível no módulo Vendas > Listas > Tipos de saída.

Na tela do tipo de saída serão exibidos os filtros e botão pesquisar, botão Novo, grid de informações e o botão mais opções.

Tipo de saída

Filtros e botão pesquisar

Após aplicado os filtros, é necessário clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na grid.

Filtros

Cadastrar tipo de saída

O preenchimento do tipo de saída é dividido em partes, estruturado por abas. Para cadastrar um Tipo de saída basta clicar no botão Novo e preencher as informações.

Cadastrar tipo de saída

Nesta aba deve-se identificar a operação do tipo de saída e outras informações principais como Descrição, CFOP e CFOP fora do estado. Os campos CFOP exterior e Observação não são de preenchimento obrigatório.

As operações compreendidas no tipo de saída são:

  • Venda: caracteriza a venda de uma mercadoria. Este tipo é utilizado para notas normais, notas complementares e notas de ajuste;
  • Venda para entrega futura: caracteriza a venda de uma mercadoria. Este tipo é utilizado no processo de faturamento realizado de maneira antecipada à entrega;
  • Serviço: caracteriza a prestação de um serviço. Utilizado para notas normais, notas complementares, notas de ajuste e notas de serviço;
  • Transferência: caracteriza a operação de transferência de mercadorias entre filiais. Utilizado para as notas normais, notas complementes e notas de ajuste;
  • Devolução de compra: caracteriza devolução de mercadorias compradas. Utilizado para notas de devolução de compra;
  • Amostra grátis: caracteriza a saída de mercadoria sem valor da operação;
  • Bonificação: caracteriza a saída de uma quantidade maior da mercadoria comercializada, como forma de desconto no valor da operação;
  • Outros: deve ser utilizada esta operação quando nenhuma das alternativas acima atenderem a necessidade. Utilizado para notas normais, notas de serviço, notas complementares, notas de ajuste e notas de devolução.
  • Remessa: caracteriza a circulação de mercadoria sem o objetivo de venda e sem incidência de impostos;
  • Retorno: caracteriza a circulação de mercadoria com retorno ao estoque da empresa, pode ser utilizada para enviar um produto para conserto.

    Cadastrar tipo de saída - Aba Geral

    Importante

    Nos relatórios de faturamento exibe apenas o tipo de operação Vendas.

Nesta aba pode-se definir parâmetros diversos referente ao controle administrativo do tipo de saída. Pode-se informar a Origem do valor unitário, também é possível definir se a operação gera lançamento de contas a receber através da opção Lançar contas a receber, determinando a composição do valor do título, sendo elas: Valor líquido (quantidade * valor unitário - desconto), Frete, IPI, Acréscimo / Outras despesas, Seguro e ICMS ST.

Ao selecionar o campo Lançar comissão indica que este tipo de saída irá lançar comissão sobre o pedido de venda.

Nas informações de Estoque têm-se:

  • Movimentar estoque próprio: quando selecionado indica que este tipo de saída irá movimentar o estoque próprio;

  • Tipo de movimento de estoque: este campo será habilitado somente quando o campo anterior estiver marcado. Pode-se selecionar a opção Automático ou Manual.
    Ao lado do campo tem-se o ícone exibindo a seguinte mensagem:

    Se você escolher o tipo de movimento de estoque Automático, o M2 movimentará o estoque do item assim que a nota for emitida.
    Se você escolher o tipo de movimento de estoque "Manual", o M2 mostrará o item na tela de movimentações pendentes, onde você poderá mandar o M2 movimentar o estoque no momento que você achar mais apropriado. Na maior parte das vezes o tipo "Automático" é mais adequado. Use a opção "Manual" caso você tenha a necessidade de faturar antes do produto estar disponível no estoque.

  • Validação quantidade múltipla: indica se irá ter validação da quantidade, podendo ser: Avisar, Não validar ou Bloquear;

  • Almoxarifados: neste quadro é possível adicionar a filial e almoxarifado, e adicionar ao tipo de saída;
  • Descrição para nota fiscal: este campo permite a montagem da descrição do item na nota fiscal, exportando o dado para o XML e DANFE. Deve-se selecionar uma opção, podendo ser: Descrição do item, Descrição do item + Complemento, Somente complemento, Descrição do item + Identificação do fabricante ou Descrição do item + Identificação do cliente.

Também é possível selecionar o Tipo de saída p/ entrega futura, Tipo de entrada para devolução e Tipo de entrada para estorno.

Observação

O tipo de entrada vinculado é utilizado para as operações inversas, como por exemplo, a devolução da venda ou retorno do material remetido.

Cadastrar tipo de saída - Aba Adm

Nesta aba é possível indicar se o tipo de saída irá contabilizar, sendo necessário marcar a opção Contabiliza e definir qual será a regra para a contabilização.

Ao selecionar o campo Editar lançamentos contábeis, serão realizados os lançamentos contábeis padrões conforme parametrizado no campo Regra contábil e na aba Contabilidade da emissão da nota fiscal pode-se realizar o lançamento manual e/ou editá-los. Caso este campo não estiver marcado, será possível apenas realizar o lançamento contábil de forma manual.

O campo Tipo de lançamento contábil para SPED/C170 serve para exportar a conta contábil vinculada ao tipo de lançamento no registro C170 do SPED.

Cadastrar tipo de saída - Aba Contabilidade

Todos os CFOPs que são possíveis de utilizar na operação de saída vinculada ao tipo de saída, devem ser identificados nesta lista.

Cadastrar tipo de saída - Aba CFOP

Na aba ICMS é possível parametrizar as informações referentes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, informando os seguintes campos:

  • CST: identifica o código da situação tributária do ICMS. A lista de códigos de CST irá determinar o tipo de tributação do ICMS sendo disponibilizada por órgãos governamentais;

  • Calcula ICMS: esta opção define se o ICMS deve ou não ser calculado. Há operações que há incidência do ICMS porém ele não deve ser calculado, como por exemplo as operações de transferência de filial do mesmo estado, onde há a identificação do CST do ICMS porém não há cálculo de valores;

  • Destaca ICMS: esta opção define se destaca ou não o ICMS. Existem operações em que o ICMS deve ser calculado, porém não é destacado na nota. Um exemplo deste caso seria uma empresa optante pelo simples nacional realizar uma venda com substituição tributária, o ICMS não pode ser destacado na nota, porém, os valores do ICMS ST devem ser destacados;

  • SUFRAMA: esta opção trabalha em conjunto com o cliente/fornecedor da nota, quando o cliente tem uma inscrição Suframa informada (no campo Insc. Suframa > Cadastro de clientes > aba Fiscal), o sistema M2 aplica o imposto automaticamente;

  • Incide subst. trib.: esta opção define se a substituição tributária deve existir ou não na operação. A substituição tributária acontece basicamente quando a operação fiscal foi realizada entre estados diferentes, sendo que estes estados possuem convênios ou protocolos que determinam que o ICMS a ser pago no estado de destino é de responsabilidade do emitente da nota;

  • Calcula aproveitamento de crédito do simples: esta opção deve ser utilizada por empresas optante pelo simples nacional nas operações em que é permitido ao cliente o aproveitamento de crédito do ICMS da operação. O valor do aproveitamento é destacado na nota e calculado conforme o percentual de aproveitamento definido para o ano na empresa emitente do documento de saída;

  • Calcula FCP: esta opção define se calcula ou não o imposto Fundo de Combate à pobreza, sendo uma alíquota calculada juntamente com o ICMS nas operações internas ou interestaduais com substituição tributária;

  • Calcula FCP ST: esta opção define se calcula ou não o imposto Fundo de Combate à pobreza juntamente com a Substituição tributária;

  • Código do benefício fiscal: neste campo pode-se informar o código do benefício fiscal indicando que há incentivos fiscais para a operação;

  • Calcula desoneração do ICMS: esta opção define se calcula ou não o imposto de desoneração do ICMS, sendo este considerado um desconto tributário no total da mercadoria, devendo ser informado pelas empresas de Regime Normal, quando a legislação exigir;

Abaixo é possível informar os dados para Composição da base de cálculo do item, basta selecionar os campos necessários, sendo: (+) Valor líquido (quantidade * valor unitário - desconto), (+) Acréscimo / Outras despesas, (+) Frete, (+) Seguro e (+) IPI.

Observação

A base de cálculo do ICMS pode variar conforme a operação ou interpretação da legislação por parte do cliente. Com isso, o sistema M2 disponibiliza as variáveis que podem interferir na base de cálculo, possibilitando a escolha dos valores que irão compor a base.

Pode-se selecionar o campo Calcula quant. na unidade tributável para a Unidade tributável.

Ao selecionar o campo (-) Valor ICMS desonerado indica que o valor do ICMS desonerado será deduzido do total, por consequência irá abater também o valor do contas a receber, base de cálculo de comissão e valor contábil.

Cadastrar tipo de saída - Aba ICMS

Nesta aba deve-se configurar as opções do Imposto sobre Produtos Industrializados, informando os campos:

  • CST: este campo identifica o código da situação tributária do IPI. . A lista de códigos de CST irá determinar o tipo de tributação do IPI sendo disponibilizada por órgãos governamentais;

  • Enquadramento legal do IPI: este campo tem como objetivo identificar qual a legislação que define a não tributação do imposto quando possuir imunidade, suspensão, redução ou isenção do IPI;

  • Incide IPI: esta opção define se o IPI deve existir ou não na operação. Caso não haja incidência do IPI, o imposto será excluso da operação; Exemplos de incidência: Venda de produto; Exemplo de não incidência: Prestação de serviço.

  • Calcula IPI: esta opção define se o IPI deve ou não ser calculado. Há operações que há incidência do IPI porém ele não deve ser calculado, como por exemplo as operações de transferência de filial, onde há a identificação do CST do IPI como suspenso porém não há cálculo de valores;

  • Destaca IPI: esta opção define se o IPI deve ou não ser destacado na nota. Há operações em que há o cálculo do imposto porém ele não é destacado. Um exemplo deste caso seria uma empresa optante pelo simples realizar uma devolução de mercadoria recebida com IPI, o imposto não pode ser destacado na nota, sendo exposto no campo de outras despesas.

Abaixo é possível informar os dados para Composição da base de cálculo do item, basta selecionar os campos necessários, sendo: (+) Valor bruto (quantidade * valor unitário), (-) Desconto, (+) Acréscimo / Outras despesas, (+) Frete e (+) Seguro.

Observação

A base de cálculo do IPI pode variar conforme a operação ou ainda interpretação da legislação por parte do cliente. Com isso, o sistema M2 disponibiliza as variáveis que podem interferir na base de cálculo, possibilitando a escolha dos valores que irão compor a base.

Cadastrar tipo de saída - Aba IPI

Nesta aba deve-se configurar as opções do PIS/COFINS, informando os campos:

Para o PIS pode-se informar os campos:

  • Destaca PIS: esta opção define se o PIS deve ou não ser destacado na nota;

  • Calcula PIS: esta opção define se o PIS deve ou não ser calculado;

  • CST: esta opção identifica o código da situação tributária do PIS. A lista de códigos de CST irá determinar o tipo de tributação do PIS sendo disponibilizada por órgãos governamentais;

  • Alíquota: deve-se informar o percentual da alíquota para o devido cálculo nas operações;

  • SUFRAMA: esta opção trabalha em conjunto com o cliente/fornecedor da nota, quando o cliente tem uma inscrição Suframa informada (no campo Insc. Suframa > Cadastro de clientes > aba Fiscal), o sistema M2 aplica o imposto automaticamente;

Para o COFINS pode-se informar os campos:

  • Destaca COFINS: esta opção define se o COFINS deve ou não ser destacado na nota;

  • Calcula COFINS: esta opção define se o PIS deve ou não ser calculado;

  • CST: esta opção identifica o código da situação tributária do PIS. A lista de códigos de CST irá determinar o tipo de tributação do PIS sendo disponibilizada por órgãos governamentais;

  • Alíquota: deve-se informar o percentual da alíquota para o devido cálculo nas operações;

  • SUFRAMA: esta opção trabalha em conjunto com o cliente/fornecedor da nota, quando o cliente tem uma inscrição Suframa informada (no campo Insc. Suframa > Cadastro de clientes > aba Fiscal), o sistema M2 aplica o imposto automaticamente;

  • Especificar o regime de incidência do PIS/COFINS diferente da empresa: quando selecionado este parâmetro, deve-se informar se será Não cumulativo ou Cumulativo.

O PIS e a COFINS variam em função do regime tributário da empresa. Portanto, se o regime tributário do emissor for, por exemplo, “Lucro real” e o regime da empresa for “Lucro presumido”, o PIS/COFINS que consta na nota será diferente do PIS/COFINS que a empresa deve escriturar.

Abaixo é possível informar os dados para Composição da base de cálculo do item, basta selecionar os campos necessários, sendo: (+) Valor líquido (quantidade * valor unitário - desconto), (+) Acréscimo / Outras despesas, (+) Frete, (+) Seguro, (+) IPI, (+) ICMS e (+) ICMS diferido.

Observação

A base de cálculo do PIS e da COFINS podem variar conforme a operação ou ainda interpretação da legislação por parte do cliente. Com isso, o sistema M2 disponibiliza as variáveis que podem interferir na base de cálculo, possibilitando a escolha dos valores que irão compor a base.

Cadastrar tipo de saída - Aba PIS/COFINS

PIS e COFINS ST trata-se de um recolhimento antecipado do PIS e COFINS. Nesta aba deve-se configurar as opções do PIS ST e COFINS ST, informando os campos:

Para o PIS ST pode-se informar os campos:

  • Calcula PIS ST: esta opção define se o PIS ST deve ou não ser calculado;

  • Alíquota: deve-se informar o percentual da alíquota para o devido cálculo nas operações;

Para o COFINS ST pode-se informar os campos:

  • Calcula COFINS ST: esta opção define se o COFINS ST deve ou não ser calculado;

  • Alíquota: deve-se informar o percentual da alíquota para o devido cálculo nas operações;

Abaixo é possível informar os dados para Composição da base de cálculo do item, basta selecionar os campos necessários, sendo: (+) Valor líquido (quantidade * valor unitário - desconto), (+) Acréscimo / Outras despesas, (+) Frete, (+) Seguro, (+) IPI, (+) ICMS e (+) ICMS diferido.

Cadastrar tipo de saída - Aba PIS ST/COFINS ST

Observação

Os cálculos destes impostos estão integrados nos processos de vendas: proposta, pedido e nota fiscal.

Nesta aba deve-se configurar as opções do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, informando os campos:

  • Incide ISS: esta opção define se o ISS deve existir ou não na operação;

  • Reter ISS: esta opção deve ser utilizada quando o serviço tomado for sujeito a retenção do ISS. Esta opção pode-se habilitar também no Cadastro do cliente > aba Fiscal > aba Retenções vendas;

  • (+) Valor líquido (quantidade * valor - desconto - valor da dedução): quando selecionado indica que irá considerar o valor liquido para o calculo do ISS;

  • (+) Acréscimo / Outras despesas: quando selecionado indica que irá considerar os acréscimos/outras despesas para o calculo do ISS;
  • CST ISS: esta opção trata o regime de tributação do serviço, conforme município;
  • Deduzir materiais da base de cálculo do ISS no faturamento agrupado: esta opção indica que a base do imposto corresponderá apenas ao valor do serviço, desconsiderando os materiais.

Deduzir materiais da base de cálculo do ISS no faturamento

O sistema Useall Serviços possui um campo chamado "Forma de faturamento". Quando ele for igual a "Incluir valor dos materiais no serviço (NFS-e)", os materiais e os serviços são faturados como se fossem um único item.

Se o parâmetro "Deduzir materiais da base de cálculo do ISS no faturamento agrupado" for marcado, o sistema M2 colocará o valor dos materiais no campo "Valor dedução". Isso significa, na prática, que a base do imposto corresponderá apenas ao valor do serviço, desconsiderando os materiais.

Atenção: Marcar este campo apenas se a legislação aplicável ao negócio permitir a dedução dos materiais da base do imposto.

Aviso

O ISS é atribuído apenas aos itens que estão definidos como tributados pelo ISS em Itens e serviços > aba Fiscal. A incidência deste imposto é definida por este parâmetro.

Cadastrar tipo de saída - Aba ISS

Nesta aba pode-se parametrizar as informações referente ao custo em relação ao ICMS e IPI, sendo: Estonar ICMS, Estonar subst. trib. e Estornar IPI, este último ficará disponível para alteração somente se o campo Incide IPI da aba IPI, estiver informado Sim.

Cadastrar tipo de saída - Aba Custo

Nesta aba pode-se parametrizar os percentuais referentes às retenções federais que serão calculadas nas operações, sendo: Reter IRRF, Reter PIS, Reter COFINS, Reter CSLL, Reter INSS e Reter outros.

Também pode-se parametrizar as opções:

  • Usa redução da base de cálculo do INSS: esta opção serve para calcular a redução de INSS, trabalha em conjunto com a opção Deduzir materiais da base de cálculo do INSS no faturamento agrupado;

  • Deduzir materiais da base de cálculo do INSS no faturamento agrupado: esta opção indica que a base do imposto corresponderá apenas ao valor do serviço, desconsiderando os materiais.

    Deduzir materiais da base de cálculo do INSS no faturamento

    O sistema Useall Serviços possui um campo chamado "Forma de faturamento". Quando ele for igual a "Incluir valor dos materiais no serviço (NFS-e)", os materiais e os serviços são faturados como se fossem um único item.

    Se o parâmetro "Deduzir materiais da base de cálculo do INSS no faturamento agrupado" for marcado, o sistema M2 colocará o valor dos materiais no campo "Valor dedução". Isso significa, na prática, que a base do imposto corresponderá apenas ao valor do serviço, desconsiderando os materiais.

    Atenção: Marcar este campo apenas se a legislação aplicável ao negócio permitir a dedução dos materiais da base do imposto.

  • Deduzir o valor do IPI da base de cálculo das retenções de PIS e COFINS: esta opção é aplicada para revenda de autopeças, conforme Instrução Normativa RFB n° 2121 de de 15/12/2022, art. 432, § 6º, onde informa que "o IPI incidente sobre as autopeças, devido ou sujeito ao regime de suspensão, não compõe a base de cálculo da retenção.

    Deduzir o valor do IPI da base de cálculo das retenções de PIS e COFINS

    O cadastro de Exceção fiscal de PIS/COFINS disponível no módulo Contábil > Listas, conta com esta mesma configuração.

    Caso uma exceção com esta opção marcada seja aplicada ao item, o valor do IPI da base de cálculo das retenções de PIS/COFINS será deduzido, independente de estar ou não marcada no tipo de saída do item.

    Exceção fiscal PIS/COFINS

Aviso

  • As configurações realizadas nessa seção somente terão validade se habilitadas no cliente;

  • As retenções também estarão condicionadas aos parâmetros definidos no cliente, ao cálculo dos impostos e aos valores mínimos definidos na configuração geral.

Cadastrar tipo de saída - Aba federais


Grid - Tela de consultas

Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.

Para cada registro é exibida a opção , ao clicar irá abrir a tela de edição do registro.

Para utilização do botão Mais opções deve-se selecionar um registro da grid.

Grid

Botão Mais opções

O botão Mais opções tem as seguintes interações com os registros da grid:

  • Ativar / Inativar: irá ativar ou inativar o registro selecionado;

  • Copiar: efetua a cópia do cadastro selecionado, trazendo a tela do novo cadastro com as mesmas informações;

  • Rastreamento: ao selecionar esta opção irá abrir a tela Rastreamento do tipo de saída, sendo possível visualizar os registros conforme as regras de:

    • Exceções fiscais do ICMS;
    • Exceções fiscais do IPI;
    • Exceções fiscais do PIS/COFINS;
    • Informações complementares;
    • Regras contábeis.

    Ao clicar no ícone , será direcionado para a tela de consulta do devido registro.

    Rastreamento

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