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Faturamento

Objetivo

O processo de Faturamento consiste na emissão de documentos fiscais que acobertam e legalizam a transação comercial da venda de produtos, mercadorias e serviços. É a consolidação da venda, nele é emitida a nota fiscal com as informações relativas à venda do produto ou serviço. Dentro do sistema M2 é o responsável por centralizar tudo aquilo que sai da empresa.

Processos

O acesso pode ser feito através do módulo Vendas > Pedidos > Mais opções, utilizando a ação Emitir nota fiscal.

Pedido - Faturamento

Ou pelo botão Caixa de faturamento, também disponível no módulo Vendas.

Caixa de faturamento

Caixa de faturamento

Na tela Caixa de faturamento, tem-se as abas "Seleção" sendo o local onde ficam os pedidos, requisições ou atendimentos de requisições para serem faturados ou ainda pode-se gerar notas manuais através do botão Novo. Essa tela apresenta os filtros de pesquisas acima e abaixo exibe a lista de consultas. E a aba Notas fiscais exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível editá-las para ajustes ou apenas concluir o processo de emissão de notas.

Caixa de faturamento

Na lateral direita, tem-se o botão de "Configurações" com opções do assistente e os botões para "agrupamento" dos pedidos.

Configurações

Nessa tela pode-se configurar como deseja utilizar o faturamento.

Configurações

  1. Analisar após filtrar: nessa opção o sistema irá avaliar, imediatamente após filtrar os pedidos, se existe alguma restrição. Ao marcar essa opção, o sistema verifica as restrições de Estoque disponível, Quantidade mínima e múltipla (quando habilitadas), sem precisar clicar no botão "Analisar da tela de seleção de pedidos";

  2. Lançar como conferido: essa opção lança a nota sem a necessidade de efetuar a conferência dos itens manualmente. A opção de lançar a conferência manual dos itens pode ser aplicada quando o item usa "lote", sendo possível informá-los nessa tela, ou e quando não utiliza o sistema de expedição. Nesse caso, para efetuar a conferência deve-se usar o botão “Conferir”, lembrando que no cadastro do item, aba “Venda” deve estar marcado a opção “Embarca”;

  3. Tributar a nota conforme o pedido: deve-se marcar essa opção para utilizar as alíquotas, CST e outros dados configurados no pedido;

  4. Estoque disponível: deve-se marcar essa opção para o sistema considerar o estoque, sugerindo a coluna quantidade a faturar. Esse parâmetro funciona em conjunto com o tipo de saída, que deve estar marcado como "Movimenta estoque próprio";

  5. Quantidade mínima: deve-se marcar essa opção para o sistema considerar o campo "quantidade mínima para venda", no cadastro do item. Se o pedido tiver saldo menor que a quantidade mínima ou se o estoque estiver abaixo da quantidade mínima para venda, será sugerido não faturar;

  6. Quantidade múltipla: deve-se marcar essa opção para o sistema considerar o campo "quantidade por embalagem", no cadastro do item. O sistema vai sugerir faturar apenas quantidades que fechem volumes inteiros. Por exemplo: Se o saldo do pedido for 7 itens e a quantidade por embalagem for 6 itens, será sugerido faturar apenas seis unidades. Caso o saldo não atinja uma quantidade múltipla, será sugerido não faturar. Esse parâmetro funciona em conjunto com o tipo de saída, que deve estar marcado para "Validar quantidade por embalagem";

  7. Agrupamento NF: o sistema sempre sugere gerar uma nota fiscal nova para cada combinação de Cliente + Transportadora + Condição de pagamento, portanto, quando houver um pedido para o mesmo cliente, mas transportadora diferente, serão geradas duas notas fiscais. No caso de um pedido não conter transportadora, será agrupado e faturado com o pedido que contém transportadora;

    • Opção Grupo empresarial + Transportadora + Cond. pagto. - deve-se configurar essa opção para faturar para o grupo empresarial. O sistema permitirá gerar uma nota fiscal para clientes diferentes dentro do mesmo grupo. Na tela de emissão da NF poderá ser indicado para qual dos clientes a nota será faturada;

    • Opção Pedido - deve-se configurar essa opção para gerar uma nota para cada pedido de venda, mesmo quando houver pedidos para o mesmo cliente.

Opções de agrupamento

Na tela de consulta de Emissão de notas fiscais, é possível escolher o tipo de "agrupamento" para visualizar os pedidos:

Agrupamento

  • Agrupar por cliente;

  • Agrupar por transportadora;

  • Agrupar por carga;

  • Agrupar por pedido;

  • Agrupar por usuário;

  • Agrupar por grupo empresarial.

Observação

Se for preciso fazer um agrupamento diferente, pode-se utilizar a coluna "Agrupamento" na tela de seleção de pedidos. Por exemplo, caso tenha um mesmo pedido com dois itens e for necessário emitir duas notas fiscais separadas, basta informar um número de agrupamento diferente para cada um dos itens.

Na grid são listados os pedidos para faturamento, para facilitar a identificação das quantidades conferidas dos itens, a coluna "Qtde conferido" apresenta da seguinte forma:

  • Não conferido: exibe a quantidade de itens sem conferência na cor laranja claro;
  • Conferência parcial: exibe a quantidade de itens conferidos parcialmente na cor azul;
  • Conferência total: exibe a quantidade de itens conferidos totalmente sem cor.

Quantidade conderida

Para acessar a tela de seleção de pedidos no Módulo Vendas > Caixa de faturamento, deve-se clicar no botão Novo > Faturar pedido. Na aba Filtrar aplica-se o filtro conforme desejado e na aba Pedidos tem-se a coluna "Agrupamento", onde pode-se aplicar agrupamentos diferentes para emitir notas separadas, conforme já explicado.

Agrupamento - Faturar pedido

Caso tenha definido um agrupamento e queira alterá-lo, pode ser feito através do botão Mais opções e clicar em Alterar agrupamento. Nesse caso, irá aplicar o mesmo agrupamento para todos os itens, emitindo assim uma única nota.

Tipos de notas

No botão Novo têm-se as opções dos processos de saída disponíveis:

Novo - Faturar pedido

  • Faturar pedido: essa opção abre a tela de seleção de pedidos, onde é possível faturar vários pedidos.

    1. Deve-se clicar no botão Novo > Faturar Pedido;

    2. Na tela "Selecionar pedidos, aba Filtros, deve-se informar os dados que deseja filtrar os pedidos e clicar no botão "Filtrar";

      Faturar pedido

    3. Na aba Pedidos, deve-se selecionar os pedidos que deseja faturar e ajustar a quantidade a faturar se necessário. Posterior deve-se clicar no botão Confirmar;

      Faturar pedido

    4. Após o documento é lançado com a origem "Pedido", deve-se efetuar a conferência através do botão "Conferir" e posterior lançar a nota no botão"Preparar nota";

    5. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização" através do botão "Mais opções";

    Faturar pedido

No rateio de frete da Caixa de faturamento, é possível escolher o rateio "Por Valor" ou "Por Peso", assim o valor frete será rateado entre os itens conforme a opção selecionada. Ao lado do campo, está disponível um informativo especificando como é o funcionamento do rateio de valor frete.

Acessar em: Módulo Vendas > Caixa de faturamento > Aba Notas fiscais > Emitir nota fiscal > Aba Transporte.

transporte

Sendo assim, quando for frete por valor, o rateio dos itens irá respeitar a forma atual que é pelo valor total bruto do item. Quando for por peso, irá ratear pelo total do peso líquido. Caso o peso esteja zerado, um alerta é emitido apontando a divergência das informações.

Na configuração do "Tipos de saída" há um parâmetro chamado "Calcula quant. na unidade tributável". Esse cálculo não é exibido em nenhum campo, apenas no XML da nota fiscal, sendo assim, foram adicionadas novas colunas na aba "Itens" no lançamento da nota fiscal, Qtde.tributável, Un. tributável, Valor qtde.tributável.

Acessar em: Módulo Vendas > Caixa de faturamento > Aba Notas fiscais > Emitir nota fiscal > Aba Itens.

colunas

Observação

Na imagem Faturar pedido, contém o campo personalizado "Linha", que pode ser configurado em "Início > Parametrização > Comum > Exibir linha nos processos de Compra/Venda". Esse campo pode ser usado para controle de linha de produtos conforme necessidade. Exemplo: Linha: Limpeza, Alimentos, Eletrodomésticos...

  • Devolução: nessa opção pode-se efetuar a nota de devolução através do lançamento manual ou vinculando um documento;

    1. Deve-se clicar no botão Novo > Devolução;

    2. Na tela "Lançamento manual - Devolução", pode-se informar o cliente e clicar em "Vincular documento", permitindo selecionar a nota de origem a ser devolvida;

      Devolução

    3. Na tela Vincular documento > aba Notas, deve-se selecionar a nota a ser devolvida e posterior clicar no botão "Próximo";

      Devolução

    4. Nesse momento o sistema direciona para a aba Itens, podendo informar a quantidade devolvida e posterior deve-se clicar no botão "Finalizar';

    5. O sistema retorna para a tela de lançamento onde é possível editar o item usando o ícone do "lápis", para informar o Tipo de saída de devolução e posterior basta clicar no botão "Salvar";

      Devolução

    6. Após, o documento é lançado com a origem "Devolução", deve-se efetuar a conferência através do botão "Conferir" e posterior lançar a nota no botão "Preparar nota".

      Devolução

    7. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização" através do botão "Mais opções";

  • Retorno: nessa opção pode-se efetuar a nota de retorno através do lançamento manual ou vinculando um documento;

    1. Deve-se clicar no botão Novo > Retorno ;

    2. Na tela "Lançamento manual - Retorno", pode-se informar o cliente e clicar em "Vincular documento", permitindo selecionar a nota de origem a ser retornada;

      Retorno

    3. Na tela Vincular documento > aba Notas, deve-se selecionar a nota a ser retornada e posterior clicar no botão "Próximo";

    4. Nesse momento o sistema direciona para a aba Itens, podendo informar a quantidade e posterior deve-se clicar no botão "Finalizar';

      Retorno

    5. O sistema retorna para a tela de lançamento onde é possível editar o item usando o ícone do "lápis", para informar o Tipo de saída de remessa e posterior basta clicar no botão "Salvar";

      Retorno

    6. Após o documento é lançado com a origem "Retorno", deve-se efetuar a conferência através do botão "Conferir" e posterior lançar a nota no botão "Preparar nota";

    7. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções";

  • Transferência (Requisição): nessa opção pode-se gerar uma nota de requisições de materiais do tipo transferência, com status aberto ou parcial. A requisição será atendida ao gerar a nota;

    1. Deve-se clicar no botão Novo > Transferência (Requisição);

    2. Na tela "Selecionar requisições de materiais" aba "Filtrar" pode-se informar os filtros. Caso queira efetuar uma transferência, deve-se informar o Almoxarifado de destino. Após deve-se clicar no botão "Filtrar";

      Transferência (Requisição)

    3. Nesse momento o sistema direciona para a aba "Requisição/transferência", sendo necessário informar o "Cliente para gerar a Nota fiscal" e a coluna "Quantidade para NF", posteriormente deve-se clicar no botão "Confirmar';

    4. O sistema retorna para a tela de lançamento onde é possível editar o item usando o ícone do "lápis", para informar o Tipo de saída de transferência e posterior basta clicar no botão "Salvar";

      Transferência (Requisição)

    5. Após o documento é lançado com a origem "Requisição", deve-se efetuar a conferência através do botão "Conferir" e posterior lançar a nota no botão "Preparar nota";

      Transferência (Requisição)

    6. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções";

  • Transferência (Atendimento): essa opção permite gerar uma nota de atendimento de requisição do tipo "transferência". A requisição deve estar com status "Atendido";

    1. Deve-se clicar no botão Novo > Transferência (Atendimento);

    2. Na tela "Selecionar atendimento requisições" na aba "Filtrar" pode-se informar os filtros e após basta clicar no botão "Filtrar";

    3. Nesse momento o sistema direciona para a aba "Requisição/transferência", sendo necessário informar o "Cliente para gerar a Nota fiscal". Após pode-se selecionar as requisições desejadas e informar a coluna "Quantidade para NF" caso sejam quantidades diferentes das sugeridas e posterior deve-se clicar no botão "Confirmar";

      Transferência (Atendimento)

    4. O sistema retorna para a tela de lançamento onde é possível editar o item usando o ícone do "lápis", para informar o Tipo de saída de transferência e posterior basta clicar no botão "Salvar";

      Transferência (Atendimento)

    5. Após o documento é lançado com a origem "Requisição", deve-se efetuar a conferência através do botão "Conferir" e posterior lançar a nota no botão "Preparar nota";

      Transferência (Atendimento)

    6. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções";

  • Nota manual: permite gerar uma nota manual, sem vínculo. Esta opção não gera notas com forma de pagamento do tipo Recebíveis - cartão;

    1. Deve-se clicar no botão Novo > Nota manual ;

    2. Na tela "Lançamento manual", deve-se informar o campo Cliente/Fornecedor. Os demais campos fica a critério para preenchimento. Posterior deve-se clicar no botão "Novo" para inserir os itens;

      Nota manual

    3. Na tela "Item" deve-se informar o item e os dados pertinentes e após clicar no botão "Salvar";

    4. O documento é lançado com a origem "Manual", deve-se efetuar a conferência através do botão "Conferir" e posterior lançar a nota no botão "Preparar nota";

      Nota manual

    5. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções";

  • Nota de complemento: permite lançar uma nota complementar para dar suporte a outras notas que foram preenchidas com alguma inconsistência. A emissão da nota complementar se dá quando não é possível devolver ou cancelar a nota fiscal de origem. Pode ser emitida nas situações de: exportação, caso haja necessidade de readequar o valor da moeda; regularização de preço ou quantidade caso tenham sido inseridos na NF-e com valores inferiores aos valores reais e lançamento ou correção de impostos, caso o lançamento não tenha sido efetuado no período apropriado ou o imposto esteja destacado com valor menor ou classificação fiscal errada;

    1. Deve-se clicar no botão Novo > Nota de complemento;

    2. Na tela "Lançamento manual - Complementar", deve-se informar o campo Cliente/Fornecedor. Os demais campos fica a critério para preenchimento. Posterior deve-se clicar no botão "Novo" para inserir os itens;

      Nota complementar

    3. Na tela "Item" deve-se informar o item e os dados pertinentes e após clicar no botão "Salvar";

    4. Após o sistema retorna para a tela de lançamento onde é possível editar o item usando o ícone do "lápis" e posterior basta clicar no botão "Salvar";

      Nota complementar

    5. Após o documento é lançado com a origem "Manual", deve-se efetuar a conferência através do botão "Conferir" e posterior lançar a nota no botão"Preparar nota";

    6. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, deve-se efetuar a vinculação do documento de origem para a nota complementar, através do ícone "lupa". Na aba Doctos referenciados, basta clicar no botão Referenciar NF de saída e selecionar a nota referente ao complemento. Após deve-se clicar no botão "Confirmar";

      Nota complementar

    7. Após deve-se clicar em "Emitir nota" para efetuar o processo de lançamento. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções";

  • Nota de ajuste: permite lançar uma nota de ajuste que serve para realizar ajustes de créditos e débitos de impostos sem circulação de mercadorias, isto é, a finalidade desta nota é apenas para fins escriturais;

    1. Deve-se clicar em Novo > Nota de ajuste;

    2. Na tela "Lançamento manual - Ajuste", deve-se informar o campo Cliente/Fornecedor. Os demais campos fica a critério para preenchimento. Posterior deve-se clicar no botão "Novo" para inserir os itens, informando o valor "zero" no campo quantidade;

      Nota de ajuste

    3. Após o documento é lançado com a origem "Manual", deve-se efetuar o lançamento da nota usando o botão "Preparar nota";

    4. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, deve-se efetuar a vinculação do documento de origem para a nota complementar, através do ícone "lupa". Na aba Doctos referenciados, basta clicar no botão "Referenciar NF de saída" e selecionar a nota referente ao complemento. Após deve-se clicar no botão "Confirmar";

      Nota de ajuste

    5. Após deve-se clicar em "Emitir nota" para efetuar o processo de lançamento. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções";

  • Nota de serviço: permite lançar notas de prestação de serviços. Para mais detalhes, basta acessar o documento Nota fiscal de Serviço.

    1. Deve-se clicar em Novo > Nota de serviço;

    2. Na tela "Lançamento manual - Serviço", deve-se informar o campo Cliente/Fornecedor. Os demais campos fica a critério para preenchimento. Posterior deve-se clicar no botão "Novo" para inserir os itens do tipo serviço;

      Nota de serviço

    3. Na tela "Item" deve-se informar o item e os dados pertinentes e após clicar no botão "Salvar";

    4. Após o sistema retorna para a tela de lançamento onde é possível editar o item usando o ícone do "lápis" e posterior basta clicar no botão "Salvar";

      Nota de serviço

    5. O documento é lançado com a origem "Manual", deve-se lançar a nota no botão "Preparar nota";

      Nota de serviço

    6. Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções".

Tributação do ICMS de cliente consumidor final não contribuinte com endereço de entrega em estado diferente do domiciliado

Quando o cliente for consumidor final e não contribuinte, os cálculos da tributação ICMS serão realizados sobre a UF de destino/entrega.

Fonte: http://www.legislacao.sefaz.rs.gov.br/Site/Document.aspx?inpKey=109362&inpCodDispositive=&inpDsKeywords=

Situações da Nota fiscal de saída

Algumas situações que podem ocorrer com a Nota fiscal:

Situações da NF Saída

Botão Mais opções

No botões Mais opções têm-se as seguintes ações:

  • Imprimir espelho: serve para imprimir o espelho das pré-notas selecionadas;

  • Alterar agrupamento: serve para alterar os agrupamentos e efetuar emissão de notas separadas;

  • Alterar carga: caso utilizar o Agrupamento por carga , pode-se alterar a descrição da carga;

  • Alterar ordem: alterar ordem de entrega do pedido;

  • Alterar intermediador: serve para alterar o prestador de serviços/negócios que fazem transações comerciais;

  • Dados de transporte: abre a tela para alterar as informações referente a transportadora;

  • Rastrear origem: abre a tela de consulta do documento selecionado, podendo ser pedido, requisição e atendimento de requisição;

  • Desfazer conferência: caso haja a necessidade de realizar uma nova conferência, a partir desta opção é possível desfazer a conferência anterior;

  • Cancelar faturamento: usar caso seja necessário cancelar o processo;

Faturar pedido

Através de um pedido, pode-se emitir a nota fiscal. Para isso, deve-se:

  • Acessar a tela de Pedidos disponível no módulo Vendas > Pedidos;

  • Selecionar o(s) pedido(s) desejados;

  • Clicar no botão Mais opções;

  • Selecionar a opção Emitir nota fiscal.

    Observação

    Se as parametrizações de análise comercial e análise de crédito estiverem configuradas, o pedido só poderá ser faturado com o status de avaliação liberado. Para mais informações acesse o manual de Análise de crédito e análise comercial no pedido de venda

    Pedido - Faturar

  • O documento é lançado com a origem "Pedido", na tela Caixa de faturamento. Deve-se efetuar a conferência e posterior, o lançamento da nota clicando no botão "Preparar nota";

  • Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções".

Importante - Recebíveis - cartão

Notas fiscais geradas a partir de pedidos com formas de pagamento do tipo "Recebíveis - cartão":

  • Como o contas a receber referente às formas de pagamento do tipo Recebíveis - cartão são gerados no momento da conciliação das operações de cartão, o sistema não permitirá gerar novamente o contas a receber durante a emissão das notas fiscais. As formas de pagamento e parcelas serão geradas conforme o pedido;

  • Nos casos de faturamento parcial, o sistema M2 ajustará automaticamente o valor das formas de pagamento proporcionalmente à quantidade faturada. Por exemplo, se um pedido contém 20 unidades de um item e duas formas de pagamento, cada uma no valor de R$ 1.000,00, e apenas 10 unidades forem faturadas, o sistema recalculará os valores das formas de pagamento, resultando em R$ 500,00 para cada uma. As parcelas no XML, terão a data de vencimento "Hoje" e o valor será o valor da forma de pagamento, que já estará ajustado conforme a quantidade faturada;

  • Para pedidos que contenham mais de uma forma de pagamento, sendo uma do tipo "Recebíveis - cartão", o sistema M2 seguirá esse padrão mencionado acima para as formas de pagamento cartão e as formas de pagamento já existentes seguirão o padrão atual;

Exemplo

O sistema permitirá faturar mais de um pedido com formas de pagamento do tipo Recebíveis - cartão, desde que as formas e condições de pagamento sejam iguais.

Cenário: Ao agrupar os pedidos para emitir uma única nota fiscal, as formas de pagamento terão seus valores somados, segue exemplo:

Pedido 1:

    - Forma de pagamento 1: Cartão com a condição de pagamento A vista - valor: 500,00
    - Confirmado a venda utilizando uma transação do tipo "Crédito"

Pedido 2:

    - Forma de pagamento 1: Cartão com a condição de pagamento A vista - valor: 250,00
    - Confirmado a venda utilizando uma transação do tipo "Crédito"

Nota:

    - Forma de pagamento 1: Cartão com a condição de pagamento A vista - valor: 750,00

Exceção: Pode ocorrer dos pedidos terem a mesma forma de pagamento do tipo Recebíveis - cartão, porém, ao confirmar a venda, no pedido 1 foi selecionado uma transação de crédito e na confirmação do pedido 2, foi selecionado uma transação de débito, gerando assim duas formas de pagamento, uma para cada tipo de transação, segue exemplo:

Pedido 1:

    - Forma de pagamento 1: Cartão com a condição de pagamento A vista - valor: 500,00
    - Confirmado a venda utilizando uma transação do tipo "Crédito"

Pedido 2:

    - Forma de pagamento 1: Cartão com a condição de pagamento A vista - valor: 250,00
    - Confirmado a venda utilizando uma transação do tipo "Débito"

Nota:

    - Forma de pagamento 1: Cartão com a condição de pagamento A vista - valor: 500,00
    - Forma de pagamento 2: Cartão com a condição de pagamento A vista - valor: 250,00

Obs: o tipo de transação deve ser definido no cadastro da credenciadora de cartão.

Faturar pedido - Painel de entregas

Pode-se emitir nota fiscal de um pedido através do processo Painel de entregas, disponível em Vendas > Painel de entregas de pedidos. Para isso, deve-se:

Aviso

Para mais informações acesse o manual de Painel de entregas.

  • Acessar a tela de Painel de entregas;

  • Selecionar o(s) pedido(s) desejados;

  • Clicar em "Emitir nota fiscal";

    Pedido - Painel de entregas

  • O documento é lançado com a origem "Pedido", na tela Caixa de faturamento. Deve-se efetuar a conferência e posterior o lançamento da nota clicando no botão "Preparar nota";

  • Nesse momento abre a aba Notas fiscais, exibindo a lista de notas lançadas, sendo possível sua edição para algum ajuste, através do ícone "lupa" ou bastando apenas clicar no botão "Emitir nota" para efetuar o processo. A nota ficará disponível na tela de consulta de Notas fiscais de saída para seguir o processo de "solicitar autorização de uso" através do botão "Mais opções".

Status de transação

Na grid de informações da aba "Notas fiscais" serão exibidas as colunas de informações das notas.

Notas fiscais - Coluna Status transação

Dentre elas tem a coluna Status transação onde serão exibidas as seguintes ações para o status de transação da última movimentação realizada:

  • : quando o processamento estiver pendente;

  • : quando ocorrer algum falha em alguma das etapas;

  • : quando todas as etapas forem concluídas com sucesso.

Quando houver falha em alguma nota será exibida a informação no topo da tela ao lado esquerdo, ao clicar será exibida uma lista com todas as notas que possuírem falha em alguma transação.

Lista de status de transação

Ao clicar nas ações / / ou no link apresentado na lista citada a cima, abre a tela Processamento.

Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!

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