Ir para o conteúdo

Suprimento de almoxarifado

Objetivo

A ferramenta de Suprimento de almoxarifado é utilizada para fazer a distribuição dos itens por almoxarifado. No sistema M2 existe uma ferramenta chamada Compra rápida onde ela analisa a necessidade de todas as filiais ao mesmo tempo e posteriormente gera um pedido de compra para os itens que precisam ser comprados. Com isso surgiu uma necessidade, saber o que deve despachar para cada filial, que é o objetivo da ferramenta de "suprimento de almoxarifado".

Adiantamento cliente

É possível selecionar o almoxarifado de origem (de onde sai a mercadoria) e o almoxarifado de destino (para onde vai à mercadoria). O sistema, então, calcula a necessidade do almoxarifado de destino e sugere a transferência dessa quantidade para esse almoxarifado. Quando você confirmar a operação, o sistema gera uma requisição de transferência e adiciona essa transferência na caixa de faturamento.

Configurações

Antes de iniciar o processo, deve-se configurar o Almoxarifado de trânsito que é o responsável por realizar a intermediação das movimentações de estoque entre o almoxarifado de saída (origem) e o almoxarifado de entrada (destino), para o processo de transferências de mercadorias.

Ao lançar uma nota fiscal de transferência, o sistema irá lançar a movimentação de saída do estoque de origem, e transferirá esse estoque para o almoxarifado de trânsito informado na parametrização. A mercadoria terá a saída do almoxarifado de trânsito no momento do lançamento da nota fiscal de entrada de transferência, na filial de destino.

✔️ Para entender como configurar o almoxarifado de trânsito, clique aqui.

Em resumo pode-se realizar a analogia de um almoxarifado de trânsito como uma mercadoria que está em transporte em um veículo de carga.

Outra configuração que deve-se ter atenção é em: módulo Estoque > Almoxarifados > Novo. No campo Soma ao saldo de estoque deve estar selecionado a opção "Sim", feito isso, quando efetuado o cálculo, vai buscar os dados de estoque disponível como o estoque mínimo e a demanda dos almoxarifados que estejam com esse parâmetro marcado.

Adiantamento cliente

Processos

Para iniciar o processo, deve-se acessar: módulo Estoque > Mais opções > Suprimento de almoxarifado.

Tela do cálculo do suprimento

Ao clicar em Novo exibirá a tela Cálculo do suprimento apresentando os seguintes recursos:

Tela do cálculo do suprimento

  • Almoxarifado origem: informa-se o almoxarifado de onde os itens sairão;

  • Filial destino*: informa-se a filial para onde os itens serão enviados;

  • Grupo do item: informa-se o grupo do item;

  • Linha: informa-se a linha do item;

  • Marca: informa-se a marca do item;

  • Tipo do item: informa-se o tipo do item;

  • Coleção: informa-se a coleção do item;

  • Analisar carteira de pedidos em aberto: busca a carteira de pedidos do almoxarifado de destino;

  • Analisar itens com estoque abaixo do mínimo: busca os itens com estoque abaixo do mínimo, calculando a demanda para o almoxarifado de destino;

  • Reservar: ao selecionar esta opção, ao finalizar o processo do suprimento de almoxarifado quando gerado a requisição de transferência, as quantidades solicitadas serão reservadas na requisição, assim garantindo a transferência das quantidades.

* Porque informar a filial destino: ao usar o processo de suprimento, o sistema gera uma requisição de material do tipo transferência, essa transferência vai ter a saída do almoxarifado de origem para o almoxarifado de trânsito, aquele configurado para cada filial.

No momento que a filial for lançar a nota fiscal de entrada, deve-se escolher um almoxarifado. Então esse almoxarifado final da filial de destino, é escolhido no lançamento da nota fiscal, ele vai gerar uma segunda requisição de material, tirando do almoxarifado de trânsito, e transferindo para o almoxarifado que foi informado.

Após preencher os campos desejados, basta clicar no botão Calcular, gerando a demanda e a necessidade para transferência. Nessa tela temos os itens agrupados por grupo do item, a grade de itens possui as seguintes colunas:

  • Item e Descrição: exibe a identificação e a descrição do item respectivamente;

  • Estoque disponível (Almoxarifado origem): exibe o saldo do item no almoxarifado de origem;

  • Demandas: exibe o conteúdo da coluna “Demanda” na necessidade de compra que foi gerada pelo botão “Calcular”;

  • Estoque mínimo: exibe o estoque mínimo do almoxarifado de destino;

  • Estoque considerado: mostra o estoque que foi considerado no cálculo da necessidade;

  • Compras previstas: exibe a soma das compras previstas que foram consideradas no cálculo daquela necessidade que foi gerada pelo botão “Calcular”. Aqui incluem-se as solicitações, as compras em andamento (painel de compras) e os pedidos de compra;

  • Necessidade: exibe o valor da coluna “Necessidade” daquela necessidade gerada pelo botão “Calcular”;

  • Transferir: exibe o valor da coluna “Solicitar” daquela necessidade gerada pelo botão “Calcular”.

Além dos campos citados acima, a grade tem os ícones ao lado dos itens, oferecendo os mesmos procedimentos do “Compra rápida”.

  • Histórico (ícone relógio): exibe o histórico de compras do item;

  • Visualizar (ícone lupa): exibe a tela onde pode-se ver os registros que foram usados como base para o cálculo da quantidade que precisa ser transferida;

  • Estoque (ícone caixa): exibe a tela de consulta de estoque (Estoque > Consulta de estoque).

Tela do cálculo do suprimento

Gerar a NF de transferência

Após efetuado o cálculo, deve-se selecionar as linhas que deseja gerar a NF, utilize as teclas de atalho “CTRL + A” para selecionar todos ou “CTRL + selecionar o registro”, posteriormente, clicar no botão Gerar NF de transf.

Tela do cálculo do suprimento

✔️ Ao clicar, vai ser gerada uma requisição de transferência do almoxarifado de origem para o almoxarifado de trânsito e uma nota fiscal de requisição/transferência, automaticamente. Sendo necessário apenas preparar e emitir a nota.

OBS 1: A filial de destino deve ter um cadastro de cliente registrado, para poder efetuar o lançamento da nota fiscal.

OBS 2: A nota fiscal não vai gerar movimento de estoque, apenas vai atender a requisição. A movimentação é feita no atendimento da requisição, automaticamente. Esse processo funciona com a ferramenta de “Entrada nova”, caso utilize o processo de Entrada “antigo”, faz-se necessário lançar o movimento de estoque no almoxarifado de transferência manualmente.

✔️ Para realizar a conferência da movimentação de estoque, basta listar o Extrato de estoque em: Módulo Estoque > Relatórios > Extrato de estoque.

Tela do cálculo do suprimento

Tela do cálculo do suprimento

✔️ No botão Mais opções na tela de registro do suprimento de almoxarifado, têm-se as opções de rastreamento da requisição, faturamento e nota fiscal, para facilitar o processo.

Tela do cálculo do suprimento

👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!! 😉

Voltar ao topo