Ir para o conteúdo

Relatórios Pedidos em aberto e Pedidos em aberto - Gráficos

Objetivo

Os relatórios Pedidos em aberto e Pedidos em aberto - Gráficos fornecem uma visão detalhada dos pedidos de vendas em aberto, identificando datas de solicitação, prazos de entrega, valores totais, clientes envolvidos e eventuais pendências, como também exibem os gráficos referentes ao faturamento . Os relatórios visam apoiar a equipe de vendas e logística no acompanhamento dos pedidos, identificar possíveis gargalos no processo e otimizar a tomada de decisões para garantir a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

Funcionalidades - Pedidos em aberto

O relatório apresenta a listagem dos pedidos em aberto, juntamente com a data de emissão e entrega, prazo, vendedor/representante e as colunas Total pedido e Valor líquido com as subcolunas Total, Entregue, Aberto e %, com seus devidos totais. Ao final do relatório é apresentado o totalizador geral.

Relatório Pedidos em aberto

Acesso disponível no módulo Vendas > Relatórios > Pedidos em aberto.

Filtros

Os filtros permitem efetuar uma busca mais específica, neste relatório são apresentados os seguintes:

Filtros

  • Modelo: permite selecionar o modelo do relatório a ser impresso, sendo: Pedidos em aberto, Pedidos em aberto por cliente, Pedidos em aberto por vendedor;

  • Filial: permite filtrar os pedidos em aberto por uma filial específica da empresa;

  • Período de emissão: permite filtrar os pedidos em aberto por um intervalo de tempo específico, de acordo com a data de emissão das notas fiscais;

  • Previsão de entrega: permite filtrar os pedidos em aberto por um intervalo de tempo específico, de acordo com a data de previsão de entrega;

  • Tipo de operação: permite filtrar os pedidos em aberto por tipo de operação que define a categoria da transação, sendo, venda, serviços, venda com entrega futura, transferência, devolução, bonificação,amostra grátis, remessa ou retorno;

  • Tipo de pedido: permite filtrar por tipo de pedido, sendo vendas, bonificação, transferêcia, entre outros, conforme cadastro do tipo;

  • Grupo empresarial: permite filtrar os pedidos em aberto por grupo empresarial. O grupo empresarial pode ser definido no cadastro de cliente, aba Comercial;

  • Segmento: permite filtrar os pedidos em aberto por segmento. O segmento pode ser definido no cadastro de cliente, aba Comercial;

  • Tipo de cliente/fornecedor: permite filtrar os pedidos em aberto por tipo de cliente;

    Os cadastros de grupos empresariais, segmentos e tipo de cliente/fornecedor, podem ser feitos através do módulo Vendas > Listas.

  • Região: permite filtrar os pedidos em aberto por região;

  • UF: permite filtrar os pedidos em aberto por estado;

  • Cidade: permite filtrar os pedidos em aberto por cidade;

    Os cadastros de regiões, UF e cidade, podem ser feitos através do módulo Início > Listas.

  • Cliente: permite filtrar os pedidos em aberto por nome do cliente presente no pedido;

  • Supervisor: permite filtrar os pedidos em aberto por supervisor responsável pela equipe de vendas;

  • Vendedor: permite filtrar os pedidos em aberto por vendedor responsável pela venda dos produtos ou serviços;

  • Grupo do item: permite filtrar os pedidos em aberto por grupo de produtos presentes no pedido;

  • Marca, Coleção e Linha: permite filtrar os pedidos em aberto pelas opções de marca, coleção ou linha;

    Os campos marca e coleção podem ser definidos no Cadastro do item, aba Identificação;

    Para exibir o campo linha, deve-se parametrizá-lo. Mais detalhes no Manual de Parametrização.

  • Integrador: permite filtrar os pedidos em aberto pelo portal ou sistema integrador;

  • Parâmetro - Incluir pedidos com avaliação bloqueada: esta opção emite o relatório considerando os pedidos em aberto cuja análise de venda esteja com status bloqueado.

Botões de ação

Botões de ação

  • Visualizar: esta ação efetua a emissão do relatório conforme os filtros aplicados. Pode-se também selecionar a opção de Visualizar com Excel sendo gerado um arquivo .CSV;

  • Opções: esta ação contem as opções de filtros avançados permitindo criar diferentes filtros e emitir o relatório em nova aba do sistema;

    • Filtros avançados: permite a aplicação de filtros adicionais para refinar os dados exibidos no relatório. Ao clicar nesta opção, será exibida a tela Filtros avançados, na qual pode-se adicionar novos critérios de filtragem conforme a necessidade da análise.

      Filtros avançados

    • Emitir em nova aba: ao habilitar esta opção, o relatório será aberto em uma nova aba do navegador, no formato PDF, ao clicar no botão Visualizar.

  • Exportar: esta ação permite exportar o relatório para os formatos PDF, Word, Excel, HTML, Json e CSV.

Observação

  • O botão Exportar ficará visível após emitir o relatório.

  • Para cada uma dessas opções, pode-se selecionar a forma de exportação desejada: realizar o download do arquivo ou gerar o arquivo diretamente no Google Drive ou OneDrive.

Layout

O relatório apresenta o cabeçalho contendo o nome da empresa, logotipo, data e hora que foi gerado e a numeração de páginas, abaixo apresenta os filtros aplicados para a geração dos dados.

Relatório Pedidos em aberto

Colunas:

  • Pedido: exibe o número do pedido de venda;

  • Ped. cliente: exibe o número do pedido cliente caso informado no cadastro do pedido;

  • Emissão: exibe a data de emissão do pedido de venda;

  • Entrega: exibe a data de entrega do pedido de venda;

  • Prazo: exibe a quantidade de dias referente a previsão de entrega do pedido de venda;

  • Atr.: exibe a quantidade de dias em atraso referente a previsão de entrega do pedido de venda;

  • Cliente: apresenta o código de identificação do cliente;

  • Nome: apresenta a descrição de identificação do cliente;

  • Vend. Nome: apresenta o código e a descrição de identificação do vendedor ou representante;

  • Qtde.: apresenta a quantidade total de itens do pedido de venda;

  • Qtde. aberta: apresenta a quantidade em aberto de itens para faturamento;

  • Total pedido: apresenta o valor total do pedido de venda;

Valor líquido (sem frete e sem impostos)

  • Total: apresenta o valor total do pedido de venda;

  • Entregue: apresenta o valor total entregue do pedido com faturamento parcial;

  • Aberto: apresenta o valor total faltante do pedido com faturamento parcial;

  • (%): apresenta o percentual referente ao valor total faltante do pedido com faturamento parcial;

Aviso

Os modelos Pedidos em aberto por cliente e Pedidos em aberto por vendedor tem as mesmas colunas, porém a apresentação é destacada pelo nome do cliente ou vendedor.

Totalizadores:

No rodapé do relatório são apresentados os totalizadores das colunas Qtde., Qtde. aberta, Total pedido e as colunas do quadro Valor líquido.

Totalizador

Funcionalidades - Pedidos em aberto - Gráficos

O relatório Pedidos em aberto - Gráficos, exibe os cards informativos de valores e quantidades e os gráficos de faturamento, visando apoiar a equipe de vendas e logística no acompanhamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos no processo e otimizando a tomada de decisões para garantir a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

Relatório Pedidos em aberto - Gráficos

Acesso disponível no módulo Vendas > Relatórios > Pedidos em aberto - Gráficos.

Observação

Os filtros e botões de ação disponíveis são os mesmos do Relatório Pedidos em aberto.

Os cards estão expostos da seguinte forma:

  • Liberados: exibe a soma do valor dos pedidos liberados;

  • Quantidade: exibe a quantidade de pedidos com status Aberto e Parcial e com status de avaliação Liberado;

  • Maior valor: exibe o valor mais alto entre os pedidos listados;

  • Bloqueados: exibe a soma do valor dos pedidos bloqueados. São considerados os pedidos com status Aberto e Parcial e com status de avaliação Bloqueado;

  • Maior atraso: exibe a quantidade de dias do pedido com maior atraso e o nº do pedido.

    Observação

    O sistema efetua o seguinte cálculo: Maior atraso = data atual - data de entrega.

    São considerados os pedidos:

    • Com Status Aberto e Parcial;
    • Com Status de avaliação Liberado.
  • Gráficos: Grupo de itens e Filiais: os gráficos em forma de pizza, exibem os percentuais dos 10 grupos de itens e filiais com os maiores valores. Os grupos classificados a partir da 11ª posição serão agrupados como "Outros".

Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!

Voltar ao topo