Relatórios Pedidos em aberto e Pedidos em aberto - Gráficos
Objetivo
Os relatórios Pedidos em aberto e Pedidos em aberto - Gráficos fornecem uma visão detalhada dos pedidos de vendas em aberto, identificando datas de solicitação, prazos de entrega, valores totais, clientes envolvidos e eventuais pendências, como também exibem os gráficos referentes ao faturamento . Os relatórios visam apoiar a equipe de vendas e logística no acompanhamento dos pedidos, identificar possíveis gargalos no processo e otimizar a tomada de decisões para garantir a satisfação do cliente e a eficiência operacional.
Funcionalidades - Pedidos em aberto
O relatório apresenta a listagem dos pedidos em aberto, juntamente com a data de emissão e entrega, prazo, vendedor/representante e as colunas Total pedido e Valor líquido com as subcolunas Total, Entregue, Aberto e %, com seus devidos totais. Ao final do relatório é apresentado o totalizador geral.
Acesso disponível no módulo Vendas > Relatórios > Pedidos em aberto.
Filtros
Os filtros permitem efetuar uma busca mais específica, neste relatório são apresentados os seguintes:
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Modelo: permite selecionar o modelo do relatório a ser impresso, sendo: Pedidos em aberto, Pedidos em aberto por cliente, Pedidos em aberto por vendedor;
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Filial: permite filtrar os pedidos em aberto por uma filial específica da empresa;
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Período de emissão: permite filtrar os pedidos em aberto por um intervalo de tempo específico, de acordo com a data de emissão das notas fiscais;
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Previsão de entrega: permite filtrar os pedidos em aberto por um intervalo de tempo específico, de acordo com a data de previsão de entrega;
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Tipo de operação: permite filtrar os pedidos em aberto por tipo de operação que define a categoria da transação, sendo, venda, serviços, venda com entrega futura, transferência, devolução, bonificação,amostra grátis, remessa ou retorno;
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Tipo de pedido: permite filtrar por tipo de pedido, sendo vendas, bonificação, transferêcia, entre outros, conforme cadastro do tipo;
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Grupo empresarial: permite filtrar os pedidos em aberto por grupo empresarial. O grupo empresarial pode ser definido no cadastro de cliente, aba Comercial;
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Segmento: permite filtrar os pedidos em aberto por segmento. O segmento pode ser definido no cadastro de cliente, aba Comercial;
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Tipo de cliente/fornecedor: permite filtrar os pedidos em aberto por tipo de cliente;
Os cadastros de grupos empresariais, segmentos e tipo de cliente/fornecedor, podem ser feitos através do módulo Vendas > Listas.
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Região: permite filtrar os pedidos em aberto por região;
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UF: permite filtrar os pedidos em aberto por estado;
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Cidade: permite filtrar os pedidos em aberto por cidade;
Os cadastros de regiões, UF e cidade, podem ser feitos através do módulo Início > Listas.
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Cliente: permite filtrar os pedidos em aberto por nome do cliente presente no pedido;
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Supervisor: permite filtrar os pedidos em aberto por supervisor responsável pela equipe de vendas;
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Vendedor: permite filtrar os pedidos em aberto por vendedor responsável pela venda dos produtos ou serviços;
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Grupo do item: permite filtrar os pedidos em aberto por grupo de produtos presentes no pedido;
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Marca, Coleção e Linha: permite filtrar os pedidos em aberto pelas opções de marca, coleção ou linha;
Os campos marca e coleção podem ser definidos no Cadastro do item, aba Identificação;
Para exibir o campo linha, deve-se parametrizá-lo. Mais detalhes no Manual de Parametrização.
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Integrador: permite filtrar os pedidos em aberto pelo portal ou sistema integrador;
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Parâmetro - Incluir pedidos com avaliação bloqueada: esta opção emite o relatório considerando os pedidos em aberto cuja análise de venda esteja com status bloqueado.
Botões de ação
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Visualizar: esta ação efetua a emissão do relatório conforme os filtros aplicados. Pode-se também selecionar a opção de Visualizar com Excel sendo gerado um arquivo .CSV;
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Opções: esta ação contem as opções de filtros avançados permitindo criar diferentes filtros e emitir o relatório em nova aba do sistema;
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Filtros avançados: permite a aplicação de filtros adicionais para refinar os dados exibidos no relatório. Ao clicar nesta opção, será exibida a tela Filtros avançados, na qual pode-se adicionar novos critérios de filtragem conforme a necessidade da análise.
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Emitir em nova aba: ao habilitar esta opção, o relatório será aberto em uma nova aba do navegador, no formato PDF, ao clicar no botão Visualizar.
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Exportar: esta ação permite exportar o relatório para os formatos PDF, Word, Excel, HTML, Json e CSV.
Observação
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O botão Exportar ficará visível após emitir o relatório.
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Para cada uma dessas opções, pode-se selecionar a forma de exportação desejada: realizar o download do arquivo ou gerar o arquivo diretamente no Google Drive ou OneDrive.
Layout
O relatório apresenta o cabeçalho contendo o nome da empresa, logotipo, data e hora que foi gerado e a numeração de páginas, abaixo apresenta os filtros aplicados para a geração dos dados.
Colunas:
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Pedido: exibe o número do pedido de venda;
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Ped. cliente: exibe o número do pedido cliente caso informado no cadastro do pedido;
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Emissão: exibe a data de emissão do pedido de venda;
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Entrega: exibe a data de entrega do pedido de venda;
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Prazo: exibe a quantidade de dias referente a previsão de entrega do pedido de venda;
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Atr.: exibe a quantidade de dias em atraso referente a previsão de entrega do pedido de venda;
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Cliente: apresenta o código de identificação do cliente;
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Nome: apresenta a descrição de identificação do cliente;
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Vend. Nome: apresenta o código e a descrição de identificação do vendedor ou representante;
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Qtde.: apresenta a quantidade total de itens do pedido de venda;
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Qtde. aberta: apresenta a quantidade em aberto de itens para faturamento;
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Total pedido: apresenta o valor total do pedido de venda;
Valor líquido (sem frete e sem impostos)
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Total: apresenta o valor total do pedido de venda;
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Entregue: apresenta o valor total entregue do pedido com faturamento parcial;
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Aberto: apresenta o valor total faltante do pedido com faturamento parcial;
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(%): apresenta o percentual referente ao valor total faltante do pedido com faturamento parcial;
Aviso
Os modelos Pedidos em aberto por cliente e Pedidos em aberto por vendedor tem as mesmas colunas, porém a apresentação é destacada pelo nome do cliente ou vendedor.
Totalizadores:
No rodapé do relatório são apresentados os totalizadores das colunas Qtde., Qtde. aberta, Total pedido e as colunas do quadro Valor líquido.
Funcionalidades - Pedidos em aberto - Gráficos
O relatório Pedidos em aberto - Gráficos, exibe os cards informativos de valores e quantidades e os gráficos de faturamento, visando apoiar a equipe de vendas e logística no acompanhamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos no processo e otimizando a tomada de decisões para garantir a satisfação do cliente e a eficiência operacional.
Acesso disponível no módulo Vendas > Relatórios > Pedidos em aberto - Gráficos.
Observação
Os filtros e botões de ação disponíveis são os mesmos do Relatório Pedidos em aberto.
Os cards estão expostos da seguinte forma:
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Liberados: exibe a soma do valor dos pedidos liberados;
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Quantidade: exibe a quantidade de pedidos com status Aberto e Parcial e com status de avaliação Liberado;
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Maior valor: exibe o valor mais alto entre os pedidos listados;
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Bloqueados: exibe a soma do valor dos pedidos bloqueados. São considerados os pedidos com status Aberto e Parcial e com status de avaliação Bloqueado;
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Maior atraso: exibe a quantidade de dias do pedido com maior atraso e o nº do pedido.
Observação
O sistema efetua o seguinte cálculo: Maior atraso = data atual - data de entrega.
São considerados os pedidos:
- Com Status Aberto e Parcial;
- Com Status de avaliação Liberado.
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Gráficos: Grupo de itens e Filiais: os gráficos em forma de pizza, exibem os percentuais dos 10 grupos de itens e filiais com os maiores valores. Os grupos classificados a partir da 11ª posição serão agrupados como "Outros".
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