Notas Fiscais de Saída
Objetivo
As notas fiscais de saída são responsáveis por documentar fiscal e contabilmente as vendas de mercadorias ou prestações de serviços.
O objetivo deste processo é consultar os registros de notas fiscais emitidas sendo possível solicitar autorização de uso à Sefaz, garantindo a validade jurídica da nota fiscal e comprovando a operação realizada.
Processos
Para realizar as ações deste processo, deve-se acessar o módulo Vendas > Notas fiscais de saída.
Na tela de consultas Notas fiscais de saída são exibidas as notas fiscais conforme os filtros aplicados, permitindo a visualização dos detalhes de cada nota. Para acessar uma nota específica, é possível utilizar o ícone ou dar duplo clique no registro desejado.
Ao clicar para visualizar a nota, a tela Nota fiscal de saída será exibida, apresentando todos os detalhes da mesma, organizados em abas.
Nesta aba, as informações são organizadas em dois grupos, além da apresentação da chave de acesso.
Essa chave poderá ser consultada posteriormente na base da Sefaz.
O primeiro grupo, Dados do cliente, exibe os campos de identificação: razão social, CNPJ/CPF, contato e local de entrega. O campo local de entrega, pode ser parametrizado em Configurações local dos clientes.
O segundo grupo, Nota fiscal (Normal), inclui os seguintes campos: modelo fiscal, série da nota, número provável, responsável, data e hora de emissão, data e hora de saída, indicador de presença, indicador de intermediador, intermediador.
Nesta aba, as informações dos itens presentes na nota serão apresentadas em colunas para cada registro, com as seguintes informações: código, descrição, unidade, quantidade, preço líquido, desconto, valor total líquido, tipo de saída, peso líquido total, peso bruto total, CFOP.
No rodapé da tela, é apresentado o totalizador com as informações: total dos itens, descontos, total dos itens com desconto, desconto (percentual).
Nesta aba serão apresentadas as informações relacionadas ao transporte da nota, incluindo: tipo de frete, transportadora, CNPJ/CPF da transportadora, redespacho, CNPJ/CPF redespacho, frete/cálculo, valor do seguro, placa, UF placa, peso bruto, peso líquido, número da embalagem, marca da embalagem, espécie da embalagem, quantidade de volumes.
Nesta aba, serão apresentadas as informações adicionais, que inclui: informações adicionais de interesse do contribuinte ou do fisco e observações internas.
Nesta aba, serão apresentadas as informações financeiras da nota, incluindo: outras despesas, desconto condicional, total da nota, total a receber, natureza financeira, espécie, portador.
Os dados das parcelas são exibidos com as seguintes informações: forma de pagamento, condição de pagamento e valor.
Nesta aba será apresentado um resumo da nota, incluindo os dados: financeiro, ICMS, IPI, PIS/COFINS, ISS, retenções. Na parte superior da tela, estarão visíveis os valores do resumo, enquanto as sub-abas na parte inferior fornecerão detalhes mais específicos sobre cada item do resumo.
Nesta sub-aba serão apresentadas as seguintes informações: natureza financeira, outras despesas manuais, total a receber, total da nota.
Nesta sub-aba serão apresentadas as seguintes informações:
ICMS: base de cálculo, valor do ICMS, valor ICMS remetente, valor ICMS destinatário, valor ICMS FCP UF origem, valor ICMS FCP UF destino, valor ICMS ST FCP, valor ICMS diferido, valor ICMS operação.
Substituição tributária: base de cálculo, valor do ICMS ST, ST das parcelas.
Nesta sub-aba serão apresentadas as seguintes informações: base de cálculo, valor do IPI, IPI em outras despesas, IPI devolvido.
Nesta sub-aba serão apresentadas as seguintes informações:
PIS: base de cálculo, valor do PIS.
COFINS: base de cálculo, valor do COFINS.
Botão Mais opções
Ao selecionar um registro e clicar no botão Mais opções, serão exibidas as seguintes ações:
-
Visualizar
-
Espelho: disponibiliza uma visão completa e consolidada de todos os detalhes da nota;
-
DANFE: oferece a opção de acessar e baixar a Nota Fiscal eletrônica para impressão, disponível somente após a autorização;
-
Notas e anexos: permite revisar anexos já existentes ou adicionar novos documentos.
-
-
Eventos
-
Solicitar autorização de uso: envia a nota fiscal para a SEFAZ para obter a autorização do uso da mesma;
Ao selecionar essa opção, será exibida uma mensagem solicitando a confirmação para o envio da nota:
- Ao clicar em Sim, a nota é automaticamente enviada para a base da SEFAZ.
- Ao clicar em Não, a nota permanece com status Pendente.
Com o envio da nota, se a autorização for concedida, será apresentada uma mensagem com informações essenciais da nota, como: chave de acesso, número, data de emissão, cliente e total da nota.
Com a autorização, é possível imprimir a DANFE clicando no botão Imprimir DANFE. A nota fiscal será atualizada para o status Finalizado.
Caso a nota retorne com rejeição, o status permanecerá Pendente destacado em vermelho e o motivo pode ser visualizado através do botão Mais opções > Consultar > Eventos.
-
Solicitar cancelamento: envia uma solicitação a SEFAZ para cancelar o uso de uma nota fiscal já autorizada;
Atualmente o prazo máximo para cancelamento de uma NF-e é de sete dias.
Para solicitar o cancelamento da nota fiscal é necessário informar um motivo.
Aviso
O motivo de cancelamento deve conter no mínimo 15 caracteres.
Após o cancelamento ser efetivado, o status da nota fiscal será atualizado para Cancelado.
-
Solicitar inutilização: esta opção enviará à SEFAZ a solicitação da inutilização da numeração da nota. Ao selecionar esta ação, será necessário informar o motivo. Após Salvar, a inutilização de numeração será enviada automaticamente à SEFAZ;
Observação
Esse processo só é possível se a nota ainda não foi autorizada.
-
Carta de correção: permite ajustar informações em uma nota fiscal já emitida, desde que a correção não envolva alterações no valor total ou no destinatário. A correção é enviada à SEFAZ para validação e autorização, evitando a necessidade de cancelar e emitir uma nova nota. Ao selecionar essa ação, será exibida a tela Assistente de geração de carta de correção eletrônica. sendo possível informar a data de emissão e os detalhes da correção desejada para a nota. Ao clicar no botão Salvar, a carta de correção será automaticamente enviada à SEFAZ.
-
-
Ações
-
Cancelar: permite o cancelamento da nota fiscal em situações como: solicitação de cancelamento autorizada, denegada, numeração inutilizada ou com status Pendente;
Para realizar a execução desse processo, será obrigatório informar o motivo.
-
Retomar: permite reenviar a nota fiscal à Sefaz quando o status estiver como falha. Após a correção da falha, o envio pode ser retomado;
-
Emitir boleto: permite a geração do boleto correspondente ao recebimento desta nota. Ao selecionar esta ação, a tela emitir boleto bancário será exibida, sendo necessário informar a conta, carteira e convênio para a geração do boleto. Além disso, duas opções de envio estarão disponíveis: enviar boleto por e-mail e enviar boletos por WhatsApp. Para que o envio seja realizado corretamente, é essencial que os dados do cliente já estejam previamente cadastrados e a função enviar boletos por WhatsApp, esteja configurada conforme o manual WhatsApp.
Após preencher os campos, ao clicar no botão Confirmar, o boleto será gerado e exibido automaticamente.
Ao selecionar o botão Títulos, a tela Emitir boleto bancário será exibida. Nessa tela, serão disponibilizados campos para a inclusão de instruções ao boleto, além das informações de número, data de emissão, data de vencimento, valor, cliente, nosso número, reimpressão e instruções.
-
Etiquetas: permite escolher e imprimir a etiqueta correspondente à nota. É necessário configurar a etiqueta para utilização e impressão;
-
Etiqueta - Folha de rosto: permite efetuar a impressão da etiqueta folha de rosto, sendo possível escolher entre os tipos de impressão: térmica ou espelho;
-
Térmica: esta opção requer configurações personalizadas em relação as variáveis de "Cabeçalho, Detalhe e Rodapé";
-
Espelho: esta opção não requer configuração, sendo gerado um arquivo PDF com os modelos:
- Espelho - etiqueta folha de rosto: a impressão é gerada no tamanho 10cm (largura) x 5cm (altura), exibindo o layout e dados abaixo:
Para efetuar a impressão, deve-se clicar no botão Imprimir.
- Espelho - etiqueta folha de rosto volume: este modelo imprime três volumes por página, exibindo o layout e dados abaixo:
Para efetuar a impressão, deve-se clicar na seta do botão Imprimir e selecionar a opção Imprimir por volume.
-
-
-
Alterar
-
Dados da nota: ao selecionar essa opção, a tela Alterar dados da nota será exibida, dividida em três abas: dados da nota, transporte, adicional.
Nesta aba, é possível alterar os dados do cliente e da nota fiscal.
-
Dados do cliente: permite alteração apenas do contato e do local de entrega;
-
Nota fiscal(Normal): permite alterar apenas o responsável o indicador de presença e o indicador de intermediador.
Nesta aba, é possível alterar transportadora, redespacho, placa, UF placa, peso bruto, número da embalagem, marca da embalagem, espécie da embalagem e quantidade de volumes.
-
-
Dados fiscais: ao selecionar essa opção, será exibida a tela Alterações fiscais. Essa tela possui três abas: geral, itens, observação fiscal.
Nesta aba, é possível alterar as seguintes informações do item: natureza da receita, CEST, GIA VA, GIA VB, código produto ANP, descrição produto ANP.
Os campos em amarelo são os campos editáveis.
Nesta aba, é possível adicionar, alterar ou excluir uma observação fiscal, e também vincular um ajuste fiscal a essa observação. Ao selecionar o botão Novo, a tela Observação fiscal será exibida, sendo necessário preenchimento dos campos Observação fiscal e Texto.
Na área Ajustes vinculados a observação, ao selecionar o botão Novo exibirá a tela sendo possível incluir ou alterar os seguintes campos: Ajuste, complemento, item, Base ICMS ou ST, % ICMS, valor ICMS ou ST e outros valores.
-
-
Itens: ao selecionar essa opção, será exibida a tela Alterar itens. Para editar um item específico basta clicar no ícone
ou dar duplo clique no registro abrindo a tela para edição;
Na tela Alterar item é possível alterar os seguintes campos: CFOP, classificação fiscal, código benefício, CST IPI, enquadramento legal do IPI, CST ICMS, CEST ICMS, CST PIS, CST COFINS.
-
Lançamento contábil: ao selecionar essa opção, a tela Lançamentos contábeis será exibida, possibilitando editar, incluir ou remover registros. Para editar, basta clicar no ícone
ou dar duplo clique no registro. Para remover o registro, deve-se clicar no ícone
;
Ao clicar no botão Novo, será exibida a tela Alteração de lançamento contábil. Nessa tela será possível alterar os seguintes campos: tipo de lançamento, conta contábil, valor debitar, valor creditar, histórico padrão, histórico. Ao clicar no botão Novo, a tela Alteração de lançamento contábil será exibida, sendo possível alterar os seguintes campos: tipo de lançamento, conta contábil, valor debitar, valor creditar, histórico padrão, histórico.
Após realizada as devidas alterações, deve-se clicar no botão Processar para validar as mudanças.
-
CAR: ao selecionar essa opção, a tela Alterar CAR será exibida, permitindo a edição, remoção de um registro e a inclusão de rateio;
Para ratear o custo, deve-se selecionar um registro e clicar no botão Novo, a tela Adicionar CAR será exibida, sendo possível preencher os campos centro de custo, CAR e %. Após inserir as informações necessárias, basta clicar no botão Salvar.
Se o rateio já estiver completo, será exibida a mensagem: Rateio já está 100%.
Para editar, basta selecionar o ícone
ou dar duplo clique no registro, a tela Alterar CAR será exibida. Para remover o registro, basta selecionar o ícone
, sendo exibida a mensagem de confirmação para remoção.
Centro de Apuração de Resultados (CAR) é uma estrutura dentro de uma organização destinada ao registro e análise dos resultados financeiros. Serve para acompanhar e avaliar o desempenho financeiro em relação aos centros de custo e outras unidades operacionais. O CAR facilita a alocação e o rateio de custos, permitindo uma visão detalhada e precisa dos resultados financeiros.
-
Natureza financeira: ao selecionar essa opção, a tela de Alterar natureza financeira será exibida, permitindo editá-la;
Natureza financeira
Natureza financeira refere-se às características e classificações dos itens financeiros em um sistema contábil ou financeiro. É uma maneira de categorizar transações e contas com base em seu tipo e impacto nos resultados financeiros de uma organização. Exemplos de naturezas financeiras incluem:
- Receitas: dinheiro que a empresa ganha, como vendas e juros;
- Despesas: custos que a empresa incorrer, como salários e aluguel;
- Ativos: recursos que a empresa possui, como imóveis e equipamentos;
- Passivos: obrigações que a empresa deve pagar, como empréstimos e contas a pagar.
A natureza financeira ajuda na organização, análise e relatórios das finanças, facilitando a gestão e a tomada de decisões.
Observação
As ações da opção Alterar, são permitidas apenas para notas com status Pendente.
-
Outros
-
Atualizar dados do cliente: ao selecionar essa opção o sistema atualizará as informações do cadastro do cliente;
-
Ciência do motivo da rejeição: ao selecionar essa opção, o sistema exibirá uma tela, onde será necessário informar uma justificativa para confirmar o entendimento da rejeição;
Atenção
-
Apenas notas fiscais finalizadas, contendo rejeição da SEFAZ, podem afirmar ciência do motivo de rejeição.
-
Ao confirmar a ciência da rejeição da NF-e, é reconhecido que o documento não é válido para fins fiscais e precisa ser corrigido. É crucial compreender que uma nova nota deverá ser emitida para evitar complicações fiscais futuras.
-
Download XMLs distribuição: ao selecionar essa opção, o sistema iniciará o download do XML da nota correspondente para visualização. Somente será possível realizar o download do XML para notas fiscais finalizadas com retorno de autorização;
-
Finalizar nota fiscal: ao selecionar essa opção, o sistema exibirá uma tela para confirmar a ação. Após a confirmação, atualizará o status da nota para Finalizado;
-
Distribuir XMLs por e-mail: ao selecionar essa opção, a tela Distribuir NF será exibida, permitindo a alteração do e-mail selecionado. Para modificá-lo, basta dar duplo clique na linha do registro ou clicar no ícone
, a tela Distribuir NF destinatário será exibida, sendo possível definir o e-mail desejado. Após basta clicar no botão Enviar;
Importante
Somente será possível enviar o XML das notas fiscais finalizadas com retorno de autorização.
O sistema exibe apenas o e-mail padrão previamente cadastrado para o cliente. Para exibir outros e-mails cadastrados, marque a opção Enviar e-mail da NF-e na tela de Contato. Para obter mais informações, consultar o manual Cadastro de cliente/fornecedor - sessão Geral > Contatos.
-
-
Rastrear
Ao selecionar uma das opções disponíveis para rastreamento, o sistema direcionará para a tela de consulta correspondente. Caso não haja vínculo para o rastreamento, o sistema informa que "Nenhum registro foi encontrado";
As opções disponíveis para rastreamento incluem: Pedidos, Contas a receber, Devoluções, Documentos vinculados, Eventos, Conhecimento de transporte, Ordens de entrefa, CT-e, Itens, Tipos de saída, Regras contábeis, Lote contábil, Boletos, Serviços, Requisições, Movimentações de estoque pendentes.
-
Consultar
-
Chave de acesso: ao selecionar essa opção, a tela Chave de acesso da nota fiscal será exibida, apresentando o número e a chave da nota;
-
Eventos: ao selecionar essa opção, a tela Eventos da nota fiscal será exibida, apresentando os registros dos eventos relacionados à nota e seus respectivos retornos;
-
Histórico: ao selecionar essa opção, a tela Histórico da nota fiscal de saída será exibida contendo as abas: Visão geral, Devoluções, Origem, Contas a receber, Estoque, Contas a pagar, Histórico.
Esta aba, permite a visualização de dados gerais, como: data, frete, situação atual, transportadora, itens, totalizadores, total da nota e observação.
Esta aba, permite a visualização dos dados de contas a receber, como: número, data de vencimento, espécie, portador, valor.
Esta aba, permite a visualização dos dados do item de estoque, como: identificação, descrição, unidade, quantidade, lote.
Esta aba, permite a visualização dos dados de contas a pagar, como: número, data de vencimento, espécie, portador, valor.
-
-
GNRE
- Consultar > GNREs geradas: ao selecionar essa opção, a tela GNREs geradas será exibida. Nessa tela, serão listadas as guias por registro, com a possibilidade de realizar o download dos arquivos em PDF ou XML.
-
Gerar GNRE
-
ICMS - Destinatário: ao selecionar essa opção, será gerada uma GNRE específica para o ICMS destinado ao contribuinte;
-
ICMS - Retenção: ao selecionar essa opção, será gerada uma GNRE para o ICMS referente à retenção;
-
ICMS - Antecipação: ao selecionar essa opção, será gerada uma GNRE para o ICMS referente à antecipação;
-
FCP: ao selecionar essa opção, será gerada uma GNRE para fundo de combate a pobreza.
-
-
Download GNRE: essa opção permiti realizar o download das GNREs geradas, incluindo as guias para ICMS - destinatário, ICMS - retenção, ICMS - antecipação, FCP.
GNRE (Guia Nacionadl de Recolhimento de Tributos Estaduais) é utilizada para o pagamento de tributos estaduais. Quando uma empresa deve pagar determinados impostos, ela emite uma GNRE e realiza o pagamento no banco de sua preferência. Enquanto alguns impostos devem ser pagos apenas no mês subsequente, outros precisam ser quitados imediatamente após o faturamento.
Para mais informações, acessar o manual GNRE 2.0.
Documentos relacionados