Métodos de recebimento
Objetivo
A funcionalidade Métodos de Recebimento visa configurar as regras que determinam como os pagamentos recebidos dos clientes são registrados e contabilizados no sistema. Ao cadastrar um método de recebimento, definem-se a regra de contabilização, o tipo de movimento financeiro e os históricos financeiros. Essa funcionalidade impacta o processo de Assistente financeiro devido ao histórico de movimentação.
Processo
Ao acessar a funcionalidade de Métodos de recebimento, são exibidos os filtros e botão pesquisar, botão Novo, grid de informações e o botão Mais opções.
Acesso em: Módulo Receber > Listas > Métodos de recebimento.
Filtros e botão pesquisar
Após a aplicação dos filtros, deve-se clicar no botão Pesquisar para que as informações sejam apresentadas na grid.
Cadastrar Métodos de recebimento
Para realizar o cadastro, deve-se clicar no botão Novo, a tela Métodos de recebimento será exibida, permitindo o preenchimento dos seguintes dados:
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Descrição: deve-se informar uma descrição para identificação do método de recebimento;
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Contabiliza: deve-se definir se o método de recebimento será contabilizado ou não;
Quando marcado Sim o campo Regra contábil será exibido, e o parâmetro Editar lançamentos contábeis também ficará disponível.
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Regra contábil: deve-se informar a regra contábil aplicável ao método de recebimento;
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Edita lançamentos contábeis: ao habilitar, indicará que é permitido editar os lançamentos contábeis relacionados a esse método.
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Tipo: deve-se selecionar o tipo de método de recebimento;
Exemplo
Dinheiro, Cheque, Adiantamento, Encontro de contas, Nota de crédito/débito, baixa contábil, Renegociação, Cartão, Endosso.
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Tipo de movto.: deve-se definir o tipo de movimento financeiro relacionado ao método (entrada ou saída);
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Histórico financ.: deve-se definir o histórico financeiro;
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Forma de movto financeiro: deve-se selecionar a forma de movimento financeiro a ser utilizada, tendo as opções: Um lançamento por título do lote, Um lançamento por lote ou Um lançamento por título do lote;
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Classificação: deve-se classificar o método conforme as categorias predefinidas.
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Os Tipos de movimento financeiro são previamente cadastrados no Módulo Tesouraria > Listas > Tipos de movimento financeiro;
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Os históricos financeiros são previamente cadastrados no Módulo Tesouraria > Listas > Histórico financeiro;
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A classificação deve seguir a estrutura hierárquica estabelecida.
Após o preenchimento, deve-se clicar no botão Salvar para concluir o cadastro. Concluído o processo de cadastro, o Método de recebimento será exibido na grid de informações.
Grid de informações
Na grid, são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro, será exibida a ação:
ao clicar nesse ícone ou dar duplo clique na linha do registro, a tela Métodos de recebimento será exibida, permitindo as devidas alterações do método correspondente;
Botão Mais opções
Ao selecionar um registro e clicar no botão Mais opções, serão exibidas as seguintes ações:
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Ativar/Inativar: exibe uma mensagem de confirmação para ativar ou inativar o Método de recebimento selecionado;
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Copiar: permite copiar o registro selecionado.
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