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Métodos de recebimento

Objetivo

A funcionalidade Métodos de Recebimento visa configurar as regras que determinam como os pagamentos recebidos dos clientes são registrados e contabilizados no sistema. Ao cadastrar um método de recebimento, definem-se a regra de contabilização, o tipo de movimento financeiro e os históricos financeiros. Essa funcionalidade impacta o processo de Assistente financeiro devido ao histórico de movimentação.

Processo

Ao acessar a funcionalidade de Métodos de recebimento, são exibidos os filtros e botão pesquisar, botão Novo, grid de informações e o botão Mais opções.

Acesso - Métodos de recebimento

Acesso em: Módulo Receber > Listas > Métodos de recebimento.

Filtros e botão pesquisar

Após a aplicação dos filtros, deve-se clicar no botão Pesquisar para que as informações sejam apresentadas na grid.

Filtros e botão de pesquisar

Cadastrar Métodos de recebimento

Para realizar o cadastro, deve-se clicar no botão Novo, a tela Métodos de recebimento será exibida, permitindo o preenchimento dos seguintes dados:

Tela - Métodos de recebimento

  • Descrição: deve-se informar uma descrição para identificação do método de recebimento;

  • Contabiliza: deve-se definir se o método de recebimento será contabilizado ou não;

    Quando marcado Sim o campo Regra contábil será exibido, e o parâmetro Editar lançamentos contábeis também ficará disponível.

    • Regra contábil: deve-se informar a regra contábil aplicável ao método de recebimento;

    • Edita lançamentos contábeis: ao habilitar, indicará que é permitido editar os lançamentos contábeis relacionados a esse método.

  • Tipo: deve-se selecionar o tipo de método de recebimento;

    Exemplo

    Dinheiro, Cheque, Adiantamento, Encontro de contas, Nota de crédito/débito, baixa contábil, Renegociação, Cartão, Endosso.

  • Tipo de movto.: deve-se definir o tipo de movimento financeiro relacionado ao método (entrada ou saída);

  • Histórico financ.: deve-se definir o histórico financeiro;

  • Forma de movto financeiro: deve-se selecionar a forma de movimento financeiro a ser utilizada, tendo as opções: Um lançamento por título do lote, Um lançamento por lote ou Um lançamento por título do lote;

  • Classificação: deve-se classificar o método conforme as categorias predefinidas.

  • Os Tipos de movimento financeiro são previamente cadastrados no Módulo Tesouraria > Listas > Tipos de movimento financeiro;

  • Os históricos financeiros são previamente cadastrados no Módulo Tesouraria > Listas > Histórico financeiro;

  • A classificação deve seguir a estrutura hierárquica estabelecida.

Após o preenchimento, deve-se clicar no botão Salvar para concluir o cadastro. Concluído o processo de cadastro, o Método de recebimento será exibido na grid de informações.

Grid de informações

Na grid, são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.

Grid de informações

Para cada registro, será exibida a ação:

  • ao clicar nesse ícone ou dar duplo clique na linha do registro, a tela Métodos de recebimento será exibida, permitindo as devidas alterações do método correspondente;

Botão Mais opções

Ao selecionar um registro e clicar no botão Mais opções, serão exibidas as seguintes ações:

  • Ativar/Inativar: exibe uma mensagem de confirmação para ativar ou inativar o Método de recebimento selecionado;

  • Copiar: permite copiar o registro selecionado.

Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!

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