Ir para o conteúdo

Pagamento bancário - PagFor

Conceitos

O processo de pagamento bancário viabiliza o pagamento de compromissos através da conta bancária da empresa. Para tanto, deve-se enviar um arquivo texto ao banco (arquivo de remssa), contendo as contas a pagar que devem ser liquidadas. No dia previamente agendado, o banco realizará a liquidação dessas contas e em seguida será gerado um arquivo de retorno, com as devidas informações dos títulos liquidados. O sistema M2 irá fazer a leitura desse arquivo de retorno efetuando a baixa dos títulos.

O DDA - Débito Direto Autorizado surge para facilitar o dia-a-dia das empresas, clientes e usuários. O sistema permite que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas. Os valores das transações, a exemplo do que já ocorre hoje, serão automaticamente creditados na conta-corrente dos clientes credores Fonte: https://portal.febraban.org.br/pagina/3051/1088/pt-br/dda. Acesso em 19/11/2021.

O M2 irá fazer a importação desse arquivo, para vincular o código de barras ao devido título.

Parametrização

Para parametrizar deve-se acessar: Início > Parametrização > Contas a pagar > Configuração de pagamento bancário.

Parametrização - PagFor

Para parametrizar, deve-se clicar no botão "Novo" e na tela de configuração, informar os dados solicitados. Estas informações são fornecidas pelo banco.

Configuração de pagamento bancário

Aviso

Lista dos bancos que estão homologados e ativos no sistema:

  • Banco do Brasil;

  • Bradesco;

  • Itaú;

  • Santander;

  • Sicoob;

  • Sicredi.

Processos

Para iniciar o processo deve-se acessar: Módulo Pagar. Dentro deste módulo contém as ferramentas DDA, Vincular códigos de barras, Remessas para pagto bancário, Retorno de pagto bancário.

pagamento bancário

DDA

No sistema M2, DDA é o processo que permite vincular o código de barras dos boletos nos títulos de forma automática. Após acessar o sistema do banco e efetuar o download do arquivo (baixar o arquivo DDA), deve-se executar os seguintes passos no sistema M2:

  • No módulo Pagar > Contas a pagar > DDA;

  • Clicar no botão "Novo", informar a Conta (a mesma configurada na parametrização), selecionar o arquivo (*.txt) para importar e clicar no botão "Confirmar";

    DDA

  • Nesse momento habilita as demais guias exibindo os títulos conforme as modalidades;

    DDA

  • Posteriormente deve-se clicar em "Processar", a vinculação dos códigos de barras é efetuada;

  • Caso algum vínculo não seja efetuado, pode-se fazê-lo manualmente, basta clicar no ícone do lápis, selecionar o título e clicar no botão "Vincular" ou utilizar o processo de Vincular códigos de barras.

    DDA

Aviso

Os layouts de bancos homologados no sistema M2 são: Bradesco, Febraban e Itaú.

👉 Dicas:

✔️ Para o M2, DDA funciona como uma espécie de convênio entre a empresa e o banco, por exemplo: A empresa Useall tem o convênio com o banco X e para a funcionalidade do processo, os fornecedores da Useall também devem ter convênio com o mesmo banco. Eles emitem o boleto contra a Useall e o banco reconhece para fazer a interligação. Não é qualquer boleto que pode utilizar esse processo, é necessário que o fornecedor tenha o convênio;

✔️ Após importar o arquivo DDA a empresa pode fazer a programação dos títulos que irão vencer nos próximos dias;

✔️ Lembrando que após a importação do arquivo DDA, o sistema M2 registra em cada título de contas a pagar o código de barras conforme informado no arquivo importado.

Vincular código de barras

Quando se faz uma remessa usando uma modalidade referente ao pagamento de boleto, é necessário que o título tenha código de barras. O sistema não gera o código de barras do título, mas permite que seja vinculado um código de barras a uma conta a pagar ou efetuar a vinculação automática pela importação do arquivo DDA.

Como vincular:

  • 1. Acessar Módulo Pagar > Vincular código de barras;

  • 2. Deve-se digitar o código de barras ou usar o leitor de código de barras;

  • 3. O sistema irá procurar por um título com o código de barras informado, se apenas um título for encontrado, o vínculo será automático, exibindo a mensagem "Boleto vinculado". Caso contrário, o sistema exibirá a mensagem "Encontrado vários títulos. Indique o título correto", basta selecionar o título desejado e clicar em processar.

    Vincular código de barras

Desvincular código de barras

Se um título foi vinculado erroneamente a um código de barras, é possível desvinculá-lo. O processo é semelhante à vinculação, deve-se apenas escolher a operação "Desvincular".

Desvincular código de barras

Gerar Remessa

Remessa é o processo que permite a configuração e geração do arquivo de texto que será enviado ao banco. Para gerar uma remessa, deve-se executar os seguintes passos:

  1. No módulo Pagar > Contas a pagar;

  2. Deve-se selecionar os títulos desejados, lembrando que estes devem conter o código de barra vinculado;

    Observação

    O sistema verifica na lista de títulos selecionados, se existem títulos com contas bancárias diferentes, caso exista, exibirá uma mensagem de alerta ao finalizar a remessa.

  3. Clicar no botão "Mais Opções" > Pagamento bancário > Gerar Remessa;

    Gerar remessa

  4. Preencher os dados nas abas Remessa e Títulos;

  5. Clicar em finalizar para gerar o arquivo de remessa.

Aba Remessa:

Deve-se informar os campos Data, Conta e Convênio, sendo:

  • Data: data da remessa que será informada no arquivo de texto;

  • Conta: conta-corrente que será usada para pagar a dívida;

  • Convênio: número do convênio junto ao banco.

Gerar remessa - aba Remessa

Aba Títulos:

Essa grade exibe os títulos de contas a pagar que serão remetidos ao banco.

Deve-se informar os campos Modalidade e Tipo de movimento.

Gerar remessa - aba Títulos

Para informar esses dados, deve-se editar o título, clicando no ícone do lápis, a tela "Alterar contas a pagar" será exibida.

Gerar remessa - Alterar contas a pagar

Nessa tela é possível alterar as seguintes informações:

Gerar remessa - Alterar dados

Quando a remessa for “depósito/transferência” entre contas, pode-se digitar nos campos abaixo, os dados necessários para o processo.

Gerar remessa - Alterar dados

Modalidades

O sistema analisa cada título e sugere a modalidade de pagamento, por exemplo:

➡️ O título possui código de barras (através dos processos Pagar > Vincular códigos de barras ou Pagar > DDA):

  • E não pertence ao mesmo banco da conta da remessa - o sistema irá sugerir a Modalidade "Pagamento de títulos de outros bancos";

  • E pertencer ao mesmo banco da conta da remessa - o sistema irá sugerir a modalidade "Títulos registrados na cobrança do banco".

➡️ O título NÃO possui código de barras (sem código de barras vinculado):

  • O sistema sugere o Tipo de movimento "Inclusão" e irá sugerir a conta bancária padrão, se o fornecedor tiver conta bancária cadastrada (Pagar > Fornecedor > Mais opções > Dados bancários).

➡️ O fornecedor NÃO possui conta no mesmo banco da conta da remessa:

  • Se o valor do título for menor ou igual a R$ 999,99 (novecentos e noventa e nove reais e noventa e nove centavos), o sistema irá sugerir a Modalidade do tipo "DOC";

  • Se o valor for maior ou igual a R$ 1.000,00 (Um mil reais), o sistema irá sugerir a Modalidade do tipo "TED";

✔️ É possível rastrear a remessa do título acessando o botão Mais opções > Rastrear > Remessa para pagamento bancário.

Retorno

O processo de retorno serve para realizar a baixa automática dos títulos liquidados. O banco envia um arquivo de texto contendo a identificação dos títulos que foram liquidados. O sistema interpreta essas informações e realiza a baixa dos títulos.

Arquivo de retorno

Para processar um arquivo de retorno, deve-se executar os seguintes passos:

  • Acessar o processo "Retorno de pagamento bancário" no módulo Pagar;

  • Clicar no botão "Novo";

  • Deve-se informar a Data e a Conta financeira;

  • Selecionar o arquivo de retorno desejado;

  • Clicar no botão "Confirmar";

    Retorno

  • Verificar em cada aba, as informações destacadas para avaliar se existe alguma divergência e efetuar os ajustes se necessário;

  • Posterior, deve-se clicar no botão "Processar".

    Retorno

✔️ DICAS:

O retorno do pagamento bancário, pode tomar as seguintes ações:

  • Confirmar o agendamento de pagamento;

  • Confirmar o pagamento, gerando a liquidação do título;

  • Retirar o título do pagamento bancário;

Ocorrências do retorno de pagamento bancário:

  • Títulos que foram pagos têm a ocorrência de liquidação. São exibidos na aba Liquidações;

  • Títulos que foram enviados e aceitos pelo banco, aparecem na aba Confirmações;

  • Títulos que foram enviados e houve rejeição, aparecem na aba Rejeições;

  • As demais operações aparecem na aba Outros.

Status do pagamento bancário do título:

Status pagamento bancário

👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!! 😉

Voltar ao topo