Métodos de pagamento
Objetivo
A funcionalidade Métodos de Pagamento visa configurar as regras que determinam como as transações financeiras são registradas e contabilizadas no sistema. Ao cadastrar um método de pagamento, define-se a regra de contabilização, o Tipo de movimento financeiro e os históricos financeiros. Essa funcionalidade influencia o processo de Assistente financeiro devido o histórico de movimentação
Processos
Ao acessar a funcionalidade de Métodos de pagamento, são exibidos os filtros e botão pesquisar, botão Novo, grid de informações e o botão mais opções.
Acesso em: Módulo Pagar > Listas > Métodos de pagamento.
Filtros e botão pesquisar
Após a aplicação dos filtros, deve-se clicar no botão Pesquisar para que as informações sejam apresentadas na grid.
Cadastrar Métodos de pagamento
Para realizar o cadastro, deve-se clicar no botão Novo, a tela Métodos de pagamento será exibida, permitindo o preenchimento dos seguintes dados:
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Descrição: deve-se informar uma descrição para identificação do método de pagamento;
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Contabiliza: deve-se definir se o método de pagamento será contabilizado ou não;
Quando marcado Sim o campo Regra contábil será exibido, e o parâmetro Editar lançamentos contábeis também ficará disponível.
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Regra contábil: deve-se informar a regra contábil aplicável ao método de pagamento;
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Edita lançamentos contábeis: ao habilitar, indicará que é permitido editar os lançamentos contábeis relacionados a esse método.
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Tipo: deve-se selecionar o tipo de método de pagamento;
Exemplo
Dinheiro, Cheque, Adiantamento, Encontro de contas, Nota de crédito/débito, baixa contábil, Renegociação, Cartão, Endosso.
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Tipo de movto.: deve-se definir o tipo de movimento financeiro relacionado ao método (entrada ou saída);
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Histórico financ.: deve-se definir um histórico financeiro conforme o tipo de movimento financeiro informado;
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Forma de movto financeiro: deve-se selecionar a forma de movimento financeiro a ser utilizada, tendo as opções: Um lançamento por título do lote, Um lançamento por lote ou Um lançamento por título do lote;
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Classificação: deve-se classificar o método conforme as categorias predefinidas.
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Os Tipos de movimento financeiro são previamente cadastrados no Módulo Tesouraria > Listas > Tipos de movimento financeiro;
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Os históricos financeiros são previamente cadastrados no Módulo Tesouraria > Listas > Histórico financeiro;
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A classificação deve seguir a estrutura hierárquica estabelecida.
Após o preenchimento, deve-se clicar no botão Salvar para concluir o cadastro. Concluído o processo de cadastro, o Método de pagamento será exibido na grid de informações.
Grid de informações
Na grid, são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro, será exibida a ação:
ao clicar nesse ícone ou dar duplo clique na linha do registro, a tela Métodos de pagamento será exibida, permitindo as devidas alterações do método correspondente;
Botão Mais opções
Ao selecionar um registro e clicar no botão Mais opções, serão exibidas as seguintes ações:
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Ativar/Inativar: exibe uma mensagem de confirmação para ativar ou inativar o Método de pagamento selecionado;
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Copiar: permite copiar o registro selecionado.
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