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Requisição de materiais

Objetivo

O processo Requisição de materiais consiste em atender as demandas da empresa e/ou suas filiais, seja para atender uma requisição de material de um determinado almoxarifado, quanto efetuar uma transferência de mercadoria entre almoxarifados pertencentes a mesma filial ou de outras filiais.

Acesso em: Módulo Estoque > Requisição de materiais.

Processos

Para iniciar o processo, deve-se clicar no botão Novo e preencher os dados da requisição e os devidos itens.

Tipos de requisição de materiais

Na tela de cadastro contém o campo Tipo, onde é possível selecionar o tipo de requisição desejada:

  • Requisição de material;

  • Transferência.

Requisição de materiais

Requisição de materiais - tipo "Requisição de material"

O tipo “Requisição de material” visa atender a necessidade interna da empresa, como por exemplo, materiais de consumo administrativo e também materiais consumidos pela produção.

Requisição de materiais - tipo "Transferência"

O tipo Transferência tem como principal funcionalidade transferir estoque entre almoxarifados da mesma filial ou entre filiais.

O que difere estas duas funcionalidades é o campo "Almox. Destino" no cadastro da requisição.

Exemplo2

  • Exemplificando o processo:

Fluxograma

Para utilizar o processo do tipo Transferência, faz-se necessário criar um almoxarifado de trânsito em : Estoque > Almoxarifado > Novo.

Esse procedimento consiste em criar um almoxarifado que identifique que o material está sendo transportado até outra filial. Para isso, deve-se criar um almoxarifado com a descrição "Estoque em trânsito" e o campo Tipo "Trânsito".

Configuração

Após criar o almoxarifado, deve-se parametrizar em: Inicio > Parametrização > Compras > Almoxarifado em trânsito.

Parametrização

Com a tela "Almoxarifado de trânsito" aberta, na coluna "Almoxarifado" basta clicar na lupa e resgatar o almoxarifado em trânsito que foi cadastrado, após deve-se clicar em “Salvar”.

Observação

Cada filial deve estar relacionada com seu respectivo almoxarifado em trânsito.

Cadastrar requisição

Tipo Requisição de material

Aba Dados da requisição:

  • Campo Tipo : deve-se selecionar o tipo "Requisição de materiais".

    Dados da requisição

  • Campo Tipo Doc. : o lançamento da requisição pode ser efetuado por alguns caminhos dentro do sistema, sendo:

    • Manual: onde o processo para gerar a requisição é feito manualmente;

    • PCP: a requisição precisa estar vinculada a uma Ordem de Produção (OP) no sistema PCP, pois para montar uma OP necessita-se requisitar os materiais que serão utilizados no processo produtivo. Com isso, após selecionar esta opção, logo abaixo do “Tipo Doc.” é solicitado o código ou número da OP.

    PCP

Importante

  • Se a requisição for lançada de forma manual pela tela de "Requisição de materiais > Novo”, mesmo alterando o campo "Tipo Doc.", a coluna Origem fica como Manual;

  • Se a quantidade solicitada nestes processos acima exceder a quantidade de material que se tem em estoque, exibirá uma mensagem de alerta : Saldo disponível está menor que quantidade informada.

Aba Itens:

Nesta aba deve-se buscar o item que deseja requisitar. Este processo pode ser realizado de duas formas, através do botão “Novo” ou “Código de barras”.

  • Novo: nesta tela deve-se preencher os campos solicitados, informando os itens a serem requisitados.

    Aba itens

O sistema M2 oferece a opção de “Reservar” o item. A cada pedido e requisição que é registrado, uma reserva é gerada e, ao faturar o pedido ou requisição a reserva é atendida.

Na parte inferior da tela é possível verificar o saldo em estoque, saldo disponível deste item, as reservas lançadas e o saldo da Fila de reserva.

Em seguida deve-se clicar no botão Salvar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.

  • Código de Barras: nesta opção é possível buscar o item através do número do código de barras por bipagem ou digitando manualmente, entretanto, este processo só é viável se o item possuir o código de barras cadastrado no sistema (Estoque > Itens e serviços > editar o item > aba Código de barras).

    Código de barras

Em seguida deve-se clicar no botão Lançar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.

Etapa itens

Após inserir os itens, basta clicar no botão "Processar", a nova requisição será exibida na tela de registros com o status "Aberto".

Tipo Transferência

O processo de cadastro da requisição segue o mesmo procedimento do Tipo Requisição de material, deve-se selecionar o campo tipo como "Transferência" e informar o campo Almox. destino.

  • Aba Dados da requisição:

Transferência

  • Almox. destino: neste campo deve-se selecionar o almoxarifado "Estoque em trânsito" para transferência entre filiais ou informar o almoxarifado de destino pertencente a mesma Empresa/Filial.

  • Tipo Doc.: sempre será do tipo Manual.

    Ao finalizar o cadastro da requisição, deve-se emitir uma nota fiscal de saída. Para entender este processo, acessar o manual Transferência de mercadorias entre filiais.

Botão Mais opções

Mais opções

  • Notas e anexos: exibe a tela para vincular um anexo ou inserir uma observação;

  • Imprimir: exibe o espelho da requisição para impressão;

  • Cancelar: serve para cancelar a requisição cadastrada;

  • Atender requisição: este processo resume-se em comunicar para o sistema que a requisição será verificada e executada;

  • Substituir itens: pode-se utilizar esta opção quando for necessário trocar o item que foi cadastrado na requisição;

    O sistema permite que os itens de uma requisição sejam substituídos, geralmente a substituição ocorre quando o item requisitado não possui saldo suficiente para atender.

    A substituição de item será realizada após as seguintes validações:

    • O novo item (substituto) deve possuir entre as suas unidades de medidas, a unidade de medida informada na requisição;
    • Os itens envolvidos (substituído e substituto) não precisam mais ter a mesma unidade padrão de estoque.
  • Transferir requisição para outra filial: transferência de uma requisição gerada em determinada filial para outra filial.

    Importante

    Somente registros com status em Aberto podem ser transferidos.

  • Consultar atendimento: utiliza-se para verificar as informações do atendimento da requisição;

  • Cancelar saldos: cancela o saldo restante (não atendido) da requisição;

  • Histórico: serve para visualizar o histórico de requisição do material selecionado;

  • Rastrear nota fiscal de saída: utilizado para consultar a nota fiscal de saída da requisição, caso seja do tipo “transferência”;

  • Rastrear faturamento: verificar faturamento da requisição.

Os campos com os filtros de pesquisa e o botão “Pesquisar” seguem o padrão M2, pode-se também utilizar os filtros avançados conforme necessidade.

Atendimentos de requisição

O procedimento de atendimento de requisição pode ser realizado de duas formas:

  • Selecionar a(s) requisição(ões) e através do botão Mais opções > Atender requisição, será exibida a tela de Atendimentos de requisição, após deve-se informar a quantidade atendida e clicar no botão "Finalizar". A requisição atendida aparecerá na tela de registros, com o status Atendido.

    Atendimentos de requisição

Importante

Caso a quantidade atendida for menor que a requisitada, o status da requisição ficará como Parcial.

Através do botão "Mais opções" da tela de Atendimento, pode-se:

  • Zerar quantidades atendidas: utiliza-se para reescrever a quantidade que foi verificada no momento do atendimento;

  • Atender todas: utilizada para fazer o atendimento de todas as requisições em aberto;

  • Configuração: se deseja-se habilitar automaticamente a quantidade atendida conforme a quantidade em estoque.

    O processo de atendimento da requisição, realiza uma movimentação de estoque. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > Requisição de materiais > Relatórios > Extrato de estoque.

    Extrato de estoque

É possível verificar que houve uma movimentação de saída a partir do atendimento, gerando uma alteração no saldo disponível em estoque.

  • Outra forma de realizar o atendimento é pela caixa de "Atendimentos de requisição" disponível em Módulo Estoque. Nesta tela, deve-se clicar no botão "Adicionar requisições" selecionar as requisições que se deseja atender, após adicionadas, confirmar se a quantidade atendida corresponde com a que foi requisitada e clicar em "Finalizar". A requisição atendida aparecerá na tela de registros, com o status Atendido.

    Atendimentos de requisição

    Importante

    No extrato de estoque tem-se a coluna Número (código da requisição), a partir do código apresentado nesta coluna, é possível encontrar a requisição que foi atendida. Lembrando que o código exibido é o número da requisição e não o número do atendimento da requisição.

    Extrato

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