Requisição de materiais
Objetivo
O processo Requisição de Materiais tem como finalidade atender às demandas da empresa e/ou suas filiais. Este processo abrange tanto a requisição de materiais de um determinado almoxarifado quanto a transferência de mercadorias entre almoxarifados pertencentes à mesma filial ou de filiais diferentes.
Funcionalidades
Tipos de requisição de materiais
O cadastro de uma requisição pode ser definido em dois tipos, Requisição de material ou Transferência, sendo especificado através do campo Tipo.
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Tipo - Requisição de material
Esse tipo tem como objetivo atender às necessidades internas da empresa, como, por exemplo, materiais de consumo administrativo e materiais utilizados no processo produtivo.
Exemplo
Quando um setor da empresa necessita de materiais, como canetas ou equipamentos de proteção individual (EPIs), o responsável pela requisição (requisitante) gera a solicitação no sistema. Após a geração, o almoxarifado atende à requisição, separa e entrega o material solicitado.
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Tipo - Transferência
Esse tipo tem como principal função realizar a transferência de estoque entre almoxarifados da mesma filial ou entre filiais.
A diferença entre as duas funcionalidades está no campo Almox. Destino, que deve ser preenchido no cadastro da requisição.
Exemplo
Uma empresa com matriz em Lages e filial em Criciúma pode utilizar o tipo Transferência quando a filial estiver com falta de materiais para revenda. O responsável pela requisição (requisitante) gera uma solicitação para a matriz. Em seguida, o funcionário responsável na matriz separa o material e o envia para a filial.
Exemplificando o processo:
Para utilizar o processo do tipo Transferência, é necessário criar um almoxarifado de trânsito em: Estoque > Almoxarifado > Novo.
Esse procedimento consiste em criar um almoxarifado que identifique que o material está em processo de transporte para outra filial. Para isso, deve-se criar um almoxarifado com a descrição Estoque em Trânsito e selecionar o campo Tipo como Trânsito.
Após criar o almoxarifado, deve-se parametrizá-lo em: Início > Parametrização > Compras > Almoxarifado de Trânsito.
Com a tela Almoxarifado de Trânsito aberta, deve-se clicar no ícone na coluna Almoxarifado para localizar o almoxarifado de trânsito cadastrado. Após a seleção, deve-se clicar em Salvar para concluir a parametrização.
Observação
Cada filial deve estar associada ao seu respectivo almoxarifado de trânsito.
Processos
Ao acessar a funcionalidade em Requisição de Materiais são exibidos os filtros e botão Pesquisar, botão Novo, grid de informações e o botão Mais opções.
Acesso disponível no Módulo Estoque > Requisição de materiais.
Filtros e botão pesquisar
Após aplicado os filtros, pode-se clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na grid de informações.
Cadastrar requisição de materiais
Ao clicar no botão Novo, a tela Requisição de materiais será exibida permitindo o preenchimento dos campos. Essa tela, é dividida em duas abas:Dados da requisição e Itens.
Essa aba possui os seguintes campos para preenchimento: Tipo, Almoxarifado, Data, Previsão de atendimento, Tipo Doc. e Observação.
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Tipo: deve-se selecionar o tipo para a requisição: Requisição de material ou Transferência;
Quando selecionado a opção de tipo Transferência, o campo Almoxarifado destino ficará disponível para preenchimento.
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Almoxarifado: deve-se selecionar o almoxarifado para a operação;
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Almoxarifado destino: deve-se selecionar o almoxarifado correspondente;
Deve-se selecionar o almoxarifado Estoque em trânsito para transferências entre filiais ou informar o almoxarifado de destino pertencente à mesma Empresa/Filial.
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Tipo Doc.: deve-se informar uma das opções disponíveis: Manual ou PCP;
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Quando o tipo da requisição for Transferência, o Tipo doc. deve ser manual;
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Manual: para quando o processo será realizado manualmente;
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PCP: a requisição deve estar vinculada a uma Ordem de Produção (OP) no sistema PCP. Para montar uma OP, é necessário requisitar os materiais que serão utilizados no processo produtivo. Após selecionar esta opção, será solicitado o código ou número da OP logo abaixo do campo Tipo Doc..
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Observação: pode-se informar uma observação para a requisição.
Nesta aba, deve-se buscar o item que deseja requisitar. Esse processo pode ser realizado de duas formas: através do botão Novo ou Código de barras.
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Novo: ao clicar nesse botão, a tela Requisição de material será exibida. Nela, deve-se preencher os campos solicitados, informando os itens a serem requisitados.
Na parte inferior da tela, é possível verificar o saldo em estoque, o saldo disponível deste item, as reservas lançadas e o saldo da Fila de reserva.
Para concluir a inclusão do item, deve-se clicar no botão Salvar. Caso haja mais itens a serem requisitados, o processo deve ser repetido.
O sistema oferece a opção de Reservar o item. Para cada pedido e requisição registrado, uma reserva é gerada. Quando o pedido ou a requisição é faturado, a reserva é atendida.
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Código de Barras: ao clicar nessa opção, é possível buscar o item por meio do número do código de barras, seja por bipagem ou digitando manualmente. Contudo, esse processo só é viável se o item possuir o código de barras cadastrado no sistema, acessível em Estoque > Itens e serviços > editar o item > aba Código de barras.
Para concluir, deve-se clicar no botão Lançar e repetir o processo caso haja mais itens a serem requisitados.
Dica
Ao informar o Código de Barras no campo correspondente, basta clicar em Enter para que o sistema carregue os dados do item associado ao código
Após inserir os itens, deve-se clicar no botão Processar para concluir o lançamento. A nova requisição será exibida na grid de informações com o status Aberto. Ao finalizar o cadastro da requisição, deve-se emitir uma nota fiscal de saída para concluir a operação.
Para entender como funciona esse processo, deve-se acessar o manual Transferência de mercadorias entre filiais.
Grid de informações
Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro será exibida a ação:
: ao clicar nesse ícone ou dar duplo clique sobre o registro, será exibida a tela de Requisição de materiais, permitindo a visualização das informações previamente cadastradas.
Importante
Se a requisição for lançada de forma manual na tela Requisição de Materiais > Novo, mesmo que o campo Tipo Doc. seja alterado, a coluna Origem permanecerá como Manual.
Caso a quantidade solicitada em qualquer um dos processos mencionados acima exceda a quantidade disponível em estoque, será exibida uma mensagem de alerta: Saldo disponível está menor que a quantidade informada.
Botão Mais opções
Ao selecionar um registro, e clicar no botão Mais opções serão exibidas as seguintes ações:
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Notas e anexos: exibe a tela para vincular um anexo ou inserir uma observação;
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Imprimir: exibe o espelho da requisição em formato PDF para impressão;
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Cancelar: permite cancelar a requisição cadastrada;
Ao selecionar essa opção, uma tela de confirmação será exibida, solicitando que seja informado um motivo para o cancelamento.
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Atender requisição: refere-se ao processo de informar ao sistema que a requisição será analisada e atendida;
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Substituir itens: Ao clicar nessa opção, a tela Substituir itens será exibida, permitindo a substituição dos itens correspondentes. Pode-se utilizar esta ação quando for necessário trocar o item que foi cadastrado na requisição;
O sistema permite que os itens de uma requisição sejam substituídos, geralmente quando o item requisitado não possui saldo suficiente para atender à demanda.
A substituição de item será realizada após as seguintes validações: - O novo item (substituto) deve possuir a unidade de medida informada na requisição entre suas unidades de medida; - Os itens envolvidos (substituído e substituto) não precisam mais ter a mesma unidade padrão de estoque.
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Transferir requisição para outra filial: permite transferir uma requisição gerada em uma filial para outra filial. Ao clicar nessa ação, a tela Transferir requisição de materiais para outra filial será exibida, solicitando a informação da Filial destino e Almoxarifado destino.
Apenas registros com status em Aberto podem ser transferidos.
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Consultar atendimento: permite verificar os detalhes do atendimento da requisição;
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Cancelar saldos: cancela o saldo restante (não atendido) da requisição. Ao clicar nessa opção, a tela Cancelar saldos será exibida, permitindo selecionar os itens a serem cancelados.
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Histórico: permite visualizar o histórico de requisição do material selecionado;
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Rastrear nota fiscal de saída: possibilita consultar a nota fiscal de saída da requisição, caso seja do tipo Transferência;
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Rastrear faturamento: permite verificar o faturamento da requisição.
Atendimentos de requisição
O procedimento de atendimento de requisição pode ser realizado de duas formas:
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Selecionar a(s) requisição(ões) e, através do botão Mais opções > Atender requisição, será exibida a tela de Atendimentos de requisição. Nela, deve-se informar a quantidade atendida e clicar no botão Finalizar. A requisição atendida aparecerá na tela de registros com o status Atendido.
Importante
Caso a quantidade atendida seja menor que a requisitada, o status da requisição ficará como Parcial.
Através do botão Mais Opções na tela de Atendimentos de requisição, pode-se:
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Zerar quantidades atendidas: permite reescrever a quantidade que foi verificada no momento do atendimento;
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Atender todas:permite realizar o atendimento de todas as requisições em aberto;
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Configuração: se marcado, habilita automaticamente a quantidade atendida conforme a quantidade em estoque.
O processo de atendimento da requisição realiza uma movimentação de estoque. Para visualizar, deve-se acessar: Módulo Estoque > Relatórios > Extrato de estoque.
É possível verificar que houve uma movimentação de saída a partir do atendimento, o que gera uma alteração no saldo disponível em estoque.
- Outra forma de realizar o atendimento é pela caixa Atendimentos de Requisição, disponível em Módulo Estoque. Nesta tela, deve-se clicar no botão Adicionar Requisições, que exibirá a tela Requisição de Materiais com filtros para encontrar e selecionar as requisições que se deseja atender. Após adicionadas as requisições, deve-se confirmar se a quantidade atendida corresponde à quantidade requisitada e clicar em Finalizar. A requisição atendida aparecerá na tela de registros com o status Atendido.
Importante
No extrato de estoque, existe a coluna Número (código da requisição). A partir do código apresentado nesta coluna, é possível encontrar a requisição que foi atendida. Lembrando que o código exibido é o número da requisição e não o número do atendimento da requisição.
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