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Requisição de materiais

Objetivo

O processo Requisição de Materiais tem como finalidade atender às demandas da empresa e/ou suas filiais. Este processo abrange tanto a requisição de materiais de um determinado almoxarifado quanto a transferência de mercadorias entre almoxarifados pertencentes à mesma filial ou de filiais diferentes.

Funcionalidades

Tipos de requisição de materiais

O cadastro de uma requisição pode ser definido em dois tipos, Requisição de material ou Transferência, sendo especificado através do campo Tipo.

Requisição de materiais - Campo Tipo

  • Tipo - Requisição de material

    Esse tipo tem como objetivo atender às necessidades internas da empresa, como, por exemplo, materiais de consumo administrativo e materiais utilizados no processo produtivo.

    Exemplo

    Quando um setor da empresa necessita de materiais, como canetas ou equipamentos de proteção individual (EPIs), o responsável pela requisição (requisitante) gera a solicitação no sistema. Após a geração, o almoxarifado atende à requisição, separa e entrega o material solicitado.

  • Tipo - Transferência

    Esse tipo tem como principal função realizar a transferência de estoque entre almoxarifados da mesma filial ou entre filiais.

    A diferença entre as duas funcionalidades está no campo Almox. Destino, que deve ser preenchido no cadastro da requisição.

    Exemplo

    Uma empresa com matriz em Lages e filial em Criciúma pode utilizar o tipo Transferência quando a filial estiver com falta de materiais para revenda. O responsável pela requisição (requisitante) gera uma solicitação para a matriz. Em seguida, o funcionário responsável na matriz separa o material e o envia para a filial.

Exemplificando o processo:

Fluxograma

Para utilizar o processo do tipo Transferência, é necessário criar um almoxarifado de trânsito em: Estoque > Almoxarifado > Novo.

Esse procedimento consiste em criar um almoxarifado que identifique que o material está em processo de transporte para outra filial. Para isso, deve-se criar um almoxarifado com a descrição Estoque em Trânsito e selecionar o campo Tipo como Trânsito.

Almoxarifado Novo

Após criar o almoxarifado, deve-se parametrizá-lo em: Início > Parametrização > Compras > Almoxarifado de Trânsito.

Parametrização - Almoxarifado para trânsito

Com a tela Almoxarifado de Trânsito aberta, deve-se clicar no ícone na coluna Almoxarifado para localizar o almoxarifado de trânsito cadastrado. Após a seleção, deve-se clicar em Salvar para concluir a parametrização.

Observação

Cada filial deve estar associada ao seu respectivo almoxarifado de trânsito.

Processos

Ao acessar a funcionalidade em Requisição de Materiais são exibidos os filtros e botão Pesquisar, botão Novo, grid de informações e o botão Mais opções.

Acesso disponível no Módulo Estoque > Requisição de materiais.

Filtros e botão pesquisar

Após aplicado os filtros, pode-se clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na grid de informações.

Filtro e botão de pesquisar

Cadastrar requisição de materiais

Ao clicar no botão Novo, a tela Requisição de materiais será exibida permitindo o preenchimento dos campos. Essa tela, é dividida em duas abas:Dados da requisição e Itens.

Essa aba possui os seguintes campos para preenchimento: Tipo, Almoxarifado, Data, Previsão de atendimento, Tipo Doc. e Observação.

  • Tipo: deve-se selecionar o tipo para a requisição: Requisição de material ou Transferência;

    Quando selecionado a opção de tipo Transferência, o campo Almoxarifado destino ficará disponível para preenchimento.

  • Almoxarifado: deve-se selecionar o almoxarifado para a operação;

  • Almoxarifado destino: deve-se selecionar o almoxarifado correspondente;

    Deve-se selecionar o almoxarifado Estoque em trânsito para transferências entre filiais ou informar o almoxarifado de destino pertencente à mesma Empresa/Filial.

  • Tipo Doc.: deve-se informar uma das opções disponíveis: Manual ou PCP;

    Campo Tipo doc. Aba Dados da requisição

    • Quando o tipo da requisição for Transferência, o Tipo doc. deve ser manual;

    • Manual: para quando o processo será realizado manualmente;

    • PCP: a requisição deve estar vinculada a uma Ordem de Produção (OP) no sistema PCP. Para montar uma OP, é necessário requisitar os materiais que serão utilizados no processo produtivo. Após selecionar esta opção, será solicitado o código ou número da OP logo abaixo do campo Tipo Doc..

  • Observação: pode-se informar uma observação para a requisição.

Nesta aba, deve-se buscar o item que deseja requisitar. Esse processo pode ser realizado de duas formas: através do botão Novo ou Código de barras.

  • Novo: ao clicar nesse botão, a tela Requisição de material será exibida. Nela, deve-se preencher os campos solicitados, informando os itens a serem requisitados.

    Aba itens - Requisição de materiais

    Na parte inferior da tela, é possível verificar o saldo em estoque, o saldo disponível deste item, as reservas lançadas e o saldo da Fila de reserva.

    Para concluir a inclusão do item, deve-se clicar no botão Salvar. Caso haja mais itens a serem requisitados, o processo deve ser repetido.

    O sistema oferece a opção de Reservar o item. Para cada pedido e requisição registrado, uma reserva é gerada. Quando o pedido ou a requisição é faturado, a reserva é atendida.

  • Código de Barras: ao clicar nessa opção, é possível buscar o item por meio do número do código de barras, seja por bipagem ou digitando manualmente. Contudo, esse processo só é viável se o item possuir o código de barras cadastrado no sistema, acessível em Estoque > Itens e serviços > editar o item > aba Código de barras.

    Código de barras - Requisição de Materiais

    Para concluir, deve-se clicar no botão Lançar e repetir o processo caso haja mais itens a serem requisitados.

    Dica

    Ao informar o Código de Barras no campo correspondente, basta clicar em Enter para que o sistema carregue os dados do item associado ao código

Etapa itens - Botão Processar


Após inserir os itens, deve-se clicar no botão Processar para concluir o lançamento. A nova requisição será exibida na grid de informações com o status Aberto. Ao finalizar o cadastro da requisição, deve-se emitir uma nota fiscal de saída para concluir a operação.

Para entender como funciona esse processo, deve-se acessar o manual Transferência de mercadorias entre filiais.

Grid de informações

Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.

Grid de informações

Para cada registro será exibida a ação:

  • : ao clicar nesse ícone ou dar duplo clique sobre o registro, será exibida a tela de Requisição de materiais, permitindo a visualização das informações previamente cadastradas.

Importante

Se a requisição for lançada de forma manual na tela Requisição de Materiais > Novo, mesmo que o campo Tipo Doc. seja alterado, a coluna Origem permanecerá como Manual.

Caso a quantidade solicitada em qualquer um dos processos mencionados acima exceda a quantidade disponível em estoque, será exibida uma mensagem de alerta: Saldo disponível está menor que a quantidade informada.

Botão Mais opções

Ao selecionar um registro, e clicar no botão Mais opções serão exibidas as seguintes ações:

Botão Mais opções - Requisição de Materiais

  • Notas e anexos: exibe a tela para vincular um anexo ou inserir uma observação;

  • Imprimir: exibe o espelho da requisição em formato PDF para impressão;

  • Cancelar: permite cancelar a requisição cadastrada;

    Ao selecionar essa opção, uma tela de confirmação será exibida, solicitando que seja informado um motivo para o cancelamento.

  • Atender requisição: refere-se ao processo de informar ao sistema que a requisição será analisada e atendida;

  • Substituir itens: Ao clicar nessa opção, a tela Substituir itens será exibida, permitindo a substituição dos itens correspondentes. Pode-se utilizar esta ação quando for necessário trocar o item que foi cadastrado na requisição;

    O sistema permite que os itens de uma requisição sejam substituídos, geralmente quando o item requisitado não possui saldo suficiente para atender à demanda.

    A substituição de item será realizada após as seguintes validações: - O novo item (substituto) deve possuir a unidade de medida informada na requisição entre suas unidades de medida; - Os itens envolvidos (substituído e substituto) não precisam mais ter a mesma unidade padrão de estoque.

  • Transferir requisição para outra filial: permite transferir uma requisição gerada em uma filial para outra filial. Ao clicar nessa ação, a tela Transferir requisição de materiais para outra filial será exibida, solicitando a informação da Filial destino e Almoxarifado destino.

    Apenas registros com status em Aberto podem ser transferidos.

  • Consultar atendimento: permite verificar os detalhes do atendimento da requisição;

  • Cancelar saldos: cancela o saldo restante (não atendido) da requisição. Ao clicar nessa opção, a tela Cancelar saldos será exibida, permitindo selecionar os itens a serem cancelados.

  • Histórico: permite visualizar o histórico de requisição do material selecionado;

  • Rastrear nota fiscal de saída: possibilita consultar a nota fiscal de saída da requisição, caso seja do tipo Transferência;

  • Rastrear faturamento: permite verificar o faturamento da requisição.

Atendimentos de requisição

O procedimento de atendimento de requisição pode ser realizado de duas formas:

  • Selecionar a(s) requisição(ões) e, através do botão Mais opções > Atender requisição, será exibida a tela de Atendimentos de requisição. Nela, deve-se informar a quantidade atendida e clicar no botão Finalizar. A requisição atendida aparecerá na tela de registros com o status Atendido.

    Atendimentos de requisição

    Importante

    Caso a quantidade atendida seja menor que a requisitada, o status da requisição ficará como Parcial.

    Através do botão Mais Opções na tela de Atendimentos de requisição, pode-se:

    • Zerar quantidades atendidas: permite reescrever a quantidade que foi verificada no momento do atendimento;

    • Atender todas:permite realizar o atendimento de todas as requisições em aberto;

    • Configuração: se marcado, habilita automaticamente a quantidade atendida conforme a quantidade em estoque.

      O processo de atendimento da requisição realiza uma movimentação de estoque. Para visualizar, deve-se acessar: Módulo Estoque > Relatórios > Extrato de estoque.

      Extrato de estoque

    É possível verificar que houve uma movimentação de saída a partir do atendimento, o que gera uma alteração no saldo disponível em estoque.

    • Outra forma de realizar o atendimento é pela caixa Atendimentos de Requisição, disponível em Módulo Estoque. Nesta tela, deve-se clicar no botão Adicionar Requisições, que exibirá a tela Requisição de Materiais com filtros para encontrar e selecionar as requisições que se deseja atender. Após adicionadas as requisições, deve-se confirmar se a quantidade atendida corresponde à quantidade requisitada e clicar em Finalizar. A requisição atendida aparecerá na tela de registros com o status Atendido.

    Atendimentos de requisição

    Importante

    No extrato de estoque, existe a coluna Número (código da requisição). A partir do código apresentado nesta coluna, é possível encontrar a requisição que foi atendida. Lembrando que o código exibido é o número da requisição e não o número do atendimento da requisição.

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