Ir para o conteúdo

Manutenção de reserva

Objetivo

O objetivo desse recurso é permitir que usuário possa gerar ou zerar uma reserva, ou ainda alterar a prioridade de um registro na fila de reservas.

A ferramenta solicita um item e um almoxarifado específico. Com essas duas informações o sistema filtra as abas: “Documentos com reserva”, “Documentos sem reserva” e “Fila de reserva”.

Processos

Para iniciar o processo deve-se acessar: módulo Estoque > Mais opções > Manutenção de reserva.

Parametrização Fila de reserva

Na tela de Manutenção de reservas deve-se inserir o Item e o Almoxarifado. Ao finalizar deve-se clicar em "Carregar".

Parametrização Fila de reserva

Ao clicar o sistema carrega os dados dos campos “Saldo físico”, “Reservado” e “Disponível” (saldo físico – reservado) e libera as abas Doctos de reserva, Doctos sem reserva, Fila de reservas.

Abas:

Aba Doctos com reserva: lista o conteúdo de reservas e permite efetuar o cancelamento.

Manutenção de reserva - Doctos com reserva

A ação do botão Cancelar reserva e remover da fila é aplicada a todos os registros selecionados, ao clicar exibirá uma mensagem de confirmação onde o sistema executará as seguintes funções:

✔️ Busca o documento de origem (Pedido ou Requisição).

✔️ Se o documento de origem for "Pedido", o sistema desmarca o campo “Reservar” do item do pedido, cancelando automaticamente a reserva do item e também o remova da fila de reservas.

✔️ Se o documento de origem for "Requisição", o sistema desmarca o campo “Reservar” além de zerar os campos “Quantidade Reserva” e “Quantidade Reserva Estoque”, cancelando automaticamente, a reserva do item e removendo-o da fila de reservas.

  • Aba Doctos sem reserva: lista os pedidos e requisições que estão com a opção “Gera reserva” desmarcado. Nessa aba pode-se gerar uma reserva para os itens do documento.

    Manutenção de reserva - Doctos sem reserva

    Nesta aba tem-se o botão Reservar, a ação deste botão é aplicada a todos os registros selecionados, ao clicar exibirá uma mensagem de confirmação onde o sistema executará as seguintes ações:

    ✔️ Busca o documento de origem (Pedido ou Requisição).

    ✔️ Se o documento de origem for "Pedido", o sistema marca o campo “Reservar” do item do pedido, gerando automaticamente a reserva do item e adicionando-o na fila de reservas (quando necessário).

    ✔️ Se o documento de origem for requisição, o sistema marca o campo “Reservar” além de alimentar os campos “Quantidade Reserva” e “Quantidade Reserva Estoque”, gerando automaticamente, a reserva do item e adicionando-o na fila de reservas (quando necessário);

  • Aba Fila de reservas: lista a fila de reservas e permite alterar a prioridade de um registro.

    Manutenção de reserva - Fila de reservas

    Nesta aba tem-se o botão Modificar prioridade, este botão é utilizado para definir a posição do item conforme a sua prioridade.

👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!! 😉

Voltar ao topo