Ir para o conteúdo

Fila de reserva

Objetivo

Fila de reserva

No cenário descrito acima teve-se que reservar os itens manualmente depois que a compra foi feita. Devido a isso, foi disponibilizado uma ferramenta extremamente interessante que reserva os itens comprados de forma automática: A Fila de Reservas

Essa ferramenta reservará os itens comprados de forma automática. Sempre que um pedido ou requisição de materiais for lançado no sistema, ele reservará a quantidade disponível e o restante será colocado na fila de reservas. A posição de cada item na fila será definida por sua prioridade e ordem de chegada. Todo novo registro terá prioridade zero, sendo possível modificá-la manualmente.

Parametrização

Foi adicionada configuração para ativar o uso da fila de reservas.

Acesso em: Início > Parametrização > Estoque > Utilizar fila de reserva.

Parametrização Fila de reserva

  • Utilizar: informa se utiliza o processo de fila de reserva ou não;

  • Usuário para notificação: deve-se informar o usuário que irá receber as notificações de alerta sobre as reservas;

  • Quando: informa o período de execução da fila. No caso a opção Hora em hora vem fixa, sendo que a fila terá sua execução automática nesse período. Caso queira executar manualmente, deve-se utilizar a opção “Executar análise da fila” disponível no botão “Mais opções” da tela de consulta de Fila de reserva.

Processos

Para iniciar o processo deve-se acessar: módulo Estoque > Mais opções > Fila de reserva.

Fila de reserva

Aplicação:

  • A alimentação da fila se dará pelos processos que geram reserva de estoque: Pedido e Requisição;

  • Quando um pedido ou requisição for cancelado, os respectivos registros da fila serão removidos;

  • Se ocorrer uma alteração da quantidade de item do pedido, por exemplo, será adicionado um novo registro na fila com a nova quantidade e removido o registro anterior;

  • A posição de cada registro na fila será definida por sua prioridade, os registros com maior prioridade serão processados primeiro. Caso ocorra ter registros com a mesma prioridade, o que foi cadastrado primeiro será processado.

1- Alimentação da fila de reserva:

A alimentação da fila será feita pelos mesmos processos que geram reserva de estoque: Pedido e Requisição. Esses processos continuam gerando reserva, mas, se o parâmetro “Utilizar fila de reserva” estiver marcado, o sistema coloca a quantidade não reservada na fila de reservas.

2- Remoção de registros da fila:

Quando ocorrer o cancelamento de um pedido ou requisição, o sistema remove os respectivos registros da fila. Esses registros serão incluídos na fila dos cancelados, visível apenas internamente.

3- Alteração de registros da fila:

Se a quantidade reservada de um item do pedido, por exemplo, for alterada, o sistema remove o registro da fila e adiciona um novo com a nova quantidade. Cabe ressaltar que essa “nova quantidade” corresponde à diferença entre a quantidade do item e a quantidade reservada. Os registros removidos são inclusos na fila dos cancelados, visível apenas internamente.

Nessa alteração o registro incluído mantém a mesma prioridade do registro removido.

4- Rotinas para o consumo da fila: (Funcionamento do consumo da fila)

O consumo da fila será feito por um processo executado em segundo plano. O processo roda via HangFire e, periodicamente, chama uma rotina do M2 que analisa a fila. Para cada item da fila, ela busca seu saldo em estoque.

Se o item possuir estoque, ela gera uma reserva e elimina o item da fila. Os itens eliminados da fila são movidos para uma fila de registros concluídos. Se o saldo de estoque não for suficiente para atender toda a quantidade do item da fila, será gerada uma reserva parcial, o item será eliminado da fila e será gerado um novo registro para o saldo pendente.

Observações

  • Lembrando que todo novo registro terá prioridade zero;
  • Se dois registros possuem a mesma prioridade, o registro que foi cadastrado primeiro é processado por primeiro;
  • Outra situação, caso tenha um registro com mesma prioridade e mesma data, a hora é o critério de desempate.

Funcionalidades

Como já visto, a alimentação da fila é realizada pelos processos que geram reserva de estoque: Pedido e Requisição. Na tela de visualização e manutenção da fila de reserva temos algumas funcionalidades, dispostas no botão Mais opções.

Fila de reserva

Modificar prioridade:

Essa opção abre a tela com os campos:

  • Nº do documento – campo já preenchido;

  • Origem – campo já preenchido;

  • Prioridade – deve-se informar a nova prioridade;

  • Motivo - especificar o motivo da alteração

Fila de reserva

✔️ Após preencher os dados, deve-se clicar em “Salvar”, nesse momento o sistema altera a prioridade de todos os registros do documento que estão na fila.

Executar análise da fila:

Essa opção serve para executar a análise da fila manualmente, evitando a espera do tempo Hora em hora, especificado na parametrização.

Histórico de prioridade:

Abre uma tela para conferência das alterações de prioridades dos registros.

Fila de reserva


👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!! 😉

Voltar ao topo