Fila de reserva
Objetivo
No cenário descrito acima teve-se que reservar os itens manualmente depois que a compra foi feita. Devido a isso, foi disponibilizado uma ferramenta extremamente interessante que reserva os itens comprados de forma automática: A Fila de Reservas
Essa ferramenta reservará os itens comprados de forma automática. Sempre que um pedido ou requisição de materiais for lançado no sistema, ele reservará a quantidade disponível e o restante será colocado na fila de reservas. A posição de cada item na fila será definida por sua prioridade e ordem de chegada. Todo novo registro terá prioridade zero, sendo possível modificá-la manualmente.
Parametrização
Foi adicionada configuração para ativar o uso da fila de reservas.
Acesso em: Início > Parametrização > Estoque > Utilizar fila de reserva.
-
Utilizar: informa se utiliza o processo de fila de reserva ou não;
-
Usuário para notificação: deve-se informar o usuário que irá receber as notificações de alerta sobre as reservas;
-
Quando: informa o período de execução da fila. No caso a opção Hora em hora vem fixa, sendo que a fila terá sua execução automática nesse período. Caso queira executar manualmente, deve-se utilizar a opção “Executar análise da fila” disponível no botão “Mais opções” da tela de consulta de Fila de reserva.
Processos
Para iniciar o processo deve-se acessar: módulo Estoque > Mais opções > Fila de reserva.
Aplicação:
-
A alimentação da fila se dará pelos processos que geram reserva de estoque: Pedido e Requisição;
-
Quando um pedido ou requisição for cancelado, os respectivos registros da fila serão removidos;
-
Se ocorrer uma alteração da quantidade de item do pedido, por exemplo, será adicionado um novo registro na fila com a nova quantidade e removido o registro anterior;
-
A posição de cada registro na fila será definida por sua prioridade, os registros com maior prioridade serão processados primeiro. Caso ocorra ter registros com a mesma prioridade, o que foi cadastrado primeiro será processado.
1- Alimentação da fila de reserva:
A alimentação da fila será feita pelos mesmos processos que geram reserva de estoque: Pedido e Requisição. Esses processos continuam gerando reserva, mas, se o parâmetro “Utilizar fila de reserva” estiver marcado, o sistema coloca a quantidade não reservada na fila de reservas.
2- Remoção de registros da fila:
Quando ocorrer o cancelamento de um pedido ou requisição, o sistema remove os respectivos registros da fila. Esses registros serão incluídos na fila dos cancelados, visível apenas internamente.
3- Alteração de registros da fila:
Se a quantidade reservada de um item do pedido, por exemplo, for alterada, o sistema remove o registro da fila e adiciona um novo com a nova quantidade. Cabe ressaltar que essa “nova quantidade” corresponde à diferença entre a quantidade do item e a quantidade reservada. Os registros removidos são inclusos na fila dos cancelados, visível apenas internamente.
Nessa alteração o registro incluído mantém a mesma prioridade do registro removido.
4- Rotinas para o consumo da fila: (Funcionamento do consumo da fila)
O consumo da fila será feito por um processo executado em segundo plano. O processo roda via HangFire e, periodicamente, chama uma rotina do M2 que analisa a fila. Para cada item da fila, ela busca seu saldo em estoque.
Se o item possuir estoque, ela gera uma reserva e elimina o item da fila. Os itens eliminados da fila são movidos para uma fila de registros concluídos. Se o saldo de estoque não for suficiente para atender toda a quantidade do item da fila, será gerada uma reserva parcial, o item será eliminado da fila e será gerado um novo registro para o saldo pendente.
Observações
- Lembrando que todo novo registro terá prioridade zero;
- Se dois registros possuem a mesma prioridade, o registro que foi cadastrado primeiro é processado por primeiro;
- Outra situação, caso tenha um registro com mesma prioridade e mesma data, a hora é o critério de desempate.
Funcionalidades
Como já visto, a alimentação da fila é realizada pelos processos que geram reserva de estoque: Pedido e Requisição. Na tela de visualização e manutenção da fila de reserva temos algumas funcionalidades, dispostas no botão Mais opções.
Modificar prioridade:
Essa opção abre a tela com os campos:
-
Nº do documento – campo já preenchido;
-
Origem – campo já preenchido;
-
Prioridade – deve-se informar a nova prioridade;
-
Motivo - especificar o motivo da alteração
✔️ Após preencher os dados, deve-se clicar em “Salvar”, nesse momento o sistema altera a prioridade de todos os registros do documento que estão na fila.
Executar análise da fila:
Essa opção serve para executar a análise da fila manualmente, evitando a espera do tempo Hora em hora, especificado na parametrização.
Histórico de prioridade:
Abre uma tela para conferência das alterações de prioridades dos registros.