Ir para o conteúdo

Orçamento empresarial

Conceitos

O orçamento empresarial é um instrumento fundamental do planejamento financeiro, que permite projetar as receitas e despesas da empresa em um determinado período. Esse documento costuma ser elaborado anualmente ou mensalmente, como parte do planejamento estratégico do negócio.

O orçamento empresarial deve ser visto como uma ferramenta de gestão estratégica, que tem como foco resultados e a manutenção da saúde financeira da empresa. Ele é crucial para uma tomada de decisão precisa, independentemente do setor da empresa. É muito mais que um controle para manter as contas positivas. Quando bem trabalhado, é altamente eficaz para a empresa ser sustentável financeiramente e poder planejar e escalar o atingimento de objetivos e metas.

orçamento empresarial

Objetivo

O objetivo é definir e controlar os custos de operação do negócio e o quanto cada setor interno requer de investimentos. Sendo assim, reúne qual a quantia disponível em caixa, qual é o gasto previsto de custos fixos, qual o valor destinado a custos variáveis e quanto de dinheiro é necessário obter de ganhos para manter as atividades da empresa em pleno funcionamento e possibilitar os objetivos de crescimento do negócio.

✔️ Dentro do orçamento empresarial, é normal observar as seguintes características:

  • Planejamento de Vendas;

  • Projeção das deduções de vendas;

  • Custo de produção ou aquisição de mercadorias para revenda;

  • Gastos com mão de obra;

  • Despesas operacionais;

  • Previsões de investimentos.

Parametrização

Para utilização do orçamento empresarial, é necessário dentro do M2 ter alguns parâmetros pré-definidos.

  • 1. Primeiramente é necessário realizar as configurações do CAR para o uso no DFC. Lembrando que o orçamento empresarial utiliza-se do Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC) para extrair informações. Para entender melhor estas configurações, clique aqui.

  • 2. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Utilizar contabilidade.

orçamento empresarial

A partir desta configuração é possível realizar a ativação para contabilizar lançamentos e definir o plano de contas padrão.

  • 3. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Utilizar centro de custos.

orçamento empresarial

Para que o lançamento de centro de custos seja habilitado nos processos, é necessário definir qual o plano de centro de custos de cada empresa.

  • 4. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Plano CAR.

orçamento empresarial

Após configurado as contas contábeis, Centro de custos e CAR deve-se deixar configurado as regras contábeis conforme a necessidade de cada cliente. Acessar: Módulo Contábil > Contas contábeis.

orçamento empresarial

Importante

As contas contábeis que participarão do orçamento empresarial, devem ser do tipo Analítica e estarem marcadas Desdobra centro de custos e Desdobra CAR.

Dica

É possível vincular o CAR diretamente no cadastro do cliente/fornecedor para ser apropriado automaticamente. Essa informação será utilizada quando efetuar o faturamento ou lançar uma nota de entrada, não sendo necessário lançar o CAR em cada nota.

Processos

Para criar um orçamento empresarial deve-se acessar: Módulo Contábil > Orçamento empresarial > Novo.

orçamento empresarial

O cadastro do orçamento é dividido em algumas abas para preenchimento.

Abas:

  • Cadastro: nesta aba deve-se definir o Nome deste plano orçamentário e o Período que é o mês de início e fim do plano.

orçamento empresarial

Ao lado direito da tela é possível anexar documentos e anotações, para ser possível controlar os documentos utilizados para a criação do plano. Após, deve-se clicar em Salvar e prosseguir para próxima aba.

  • CAR: clicar em "Novo" e selecionar quais CAR serão utilizados no plano corrente. Clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.

orçamento empresarial

  • Centro de custos: clicar em "Novo" e selecionar o centro de custo desejado. Após, clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.

orçamento empresarial

  • Contas: clicar em "Novo" e selecionar as contas que participarão do plano. Também é importante marcar se estas contas serão de entrada ou de saída. Após, clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.

orçamento empresarial

  • Orçamento: nesta aba deve-se clicar em "Montar", ao fazer isso o sistema irá processar e montar a composição conforme as seleções das abas anteriores. Pode-se lançar diretamente nas contas os valores previstos para o plano ou exportar para o excel o plano de cada CAR. No excel deve-se atualizar o valor e importar novamente para o sistema. Na tela possui os botões Importar e Exportar, para realizar estas ações.

orçamento empresarial

orçamento empresarial

Após estas etapas o plano orçamentário está finalizado, apresentando as entradas e saídas.

orçamento empresarial

Na tela de registro do Orçamentos empresariais tem-se o botão Mais Opções, onde apresenta as seguintes opções:

orçamento empresarial

Aprovar: opção para aprovar o orçamento mudando o plano selecionado do status "Digitado" para o status "Aprovado".

Desaprovar: opção para desaprovar o orçamento mudando o plano selecionado do status "Aprovado" para o status "Digitado".

Cancelar: opção para cancelar o orçamento mudando o status para "Cancelado" e tornando o plano inativo para utilização.

Definir orçamento corrente: todos os lançamentos feitos no sistema serão contabilizados para o plano definido.

Copiar: cria uma cópia exata dos dados do plano selecionado.

Criar nova versão: caso o plano precise ser revisado e não queira perder os dados iniciais, utilizar esta opção.

Compensação de contas: utilizado para transferir saldos não utilizados de uma conta para outra conta ou período.

orçamento empresarial

👉 Acesse a área de videos e confira os tutoriais!!😉

Voltar ao topo