Orçamento empresarial
Conceitos
O orçamento empresarial é um instrumento fundamental do planejamento financeiro, que permite projetar as receitas e despesas da empresa em um determinado período. Esse documento costuma ser elaborado anualmente ou mensalmente, como parte do planejamento estratégico do negócio.
O orçamento empresarial deve ser visto como uma ferramenta de gestão estratégica, que tem como foco resultados e a manutenção da saúde financeira da empresa. Ele é crucial para uma tomada de decisão precisa, independentemente do setor da empresa. É muito mais que um controle para manter as contas positivas. Quando bem trabalhado, é altamente eficaz para a empresa ser sustentável financeiramente e poder planejar e escalar o atingimento de objetivos e metas.
Objetivo
O objetivo é definir e controlar os custos de operação do negócio e o quanto cada setor interno requer de investimentos. Sendo assim, reúne qual a quantia disponível em caixa, qual é o gasto previsto de custos fixos, qual o valor destinado a custos variáveis e quanto de dinheiro é necessário obter de ganhos para manter as atividades da empresa em pleno funcionamento e possibilitar os objetivos de crescimento do negócio.
✔️ Dentro do orçamento empresarial, é normal observar as seguintes características:
-
Planejamento de Vendas;
-
Projeção das deduções de vendas;
-
Custo de produção ou aquisição de mercadorias para revenda;
-
Gastos com mão de obra;
-
Despesas operacionais;
-
Previsões de investimentos.
Parametrização
Para utilização do orçamento empresarial, é necessário dentro do M2 ter alguns parâmetros pré-definidos.
-
1. Primeiramente é necessário realizar as configurações do CAR para o uso no DFC. Lembrando que o orçamento empresarial utiliza-se do Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC) para extrair informações. Para entender melhor estas configurações, clique aqui.
-
2. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Utilizar contabilidade.
A partir desta configuração é possível realizar a ativação para contabilizar lançamentos e definir o plano de contas padrão.
- 3. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Utilizar centro de custos.
Para que o lançamento de centro de custos seja habilitado nos processos, é necessário definir qual o plano de centro de custos de cada empresa.
- 4. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Plano CAR.
Após configurado as contas contábeis, Centro de custos e CAR deve-se deixar configurado as regras contábeis conforme a necessidade de cada cliente. Acessar: Módulo Contábil > Contas contábeis.
Importante
As contas contábeis que participarão do orçamento empresarial, devem ser do tipo Analítica e estarem marcadas Desdobra centro de custos e Desdobra CAR.
Dica
É possível vincular o CAR diretamente no cadastro do cliente/fornecedor para ser apropriado automaticamente. Essa informação será utilizada quando efetuar o faturamento ou lançar uma nota de entrada, não sendo necessário lançar o CAR em cada nota.
Processos
Para criar um orçamento empresarial deve-se acessar: Módulo Contábil > Orçamento empresarial > Novo.
O cadastro do orçamento é dividido em algumas abas para preenchimento.
✔ Abas:
- Cadastro: nesta aba deve-se definir o Nome deste plano orçamentário e o Período que é o mês de início e fim do plano.
Ao lado direito da tela é possível anexar documentos e anotações, para ser possível controlar os documentos utilizados para a criação do plano. Após, deve-se clicar em Salvar e prosseguir para próxima aba.
- CAR: clicar em "Novo" e selecionar quais CAR serão utilizados no plano corrente. Clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.
- Centro de custos: clicar em "Novo" e selecionar o centro de custo desejado. Após, clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.
- Contas: clicar em "Novo" e selecionar as contas que participarão do plano. Também é importante marcar se estas contas serão de entrada ou de saída. Após, clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.
- Orçamento: nesta aba deve-se clicar em "Montar", ao fazer isso o sistema irá processar e montar a composição conforme as seleções das abas anteriores. Pode-se lançar diretamente nas contas os valores previstos para o plano ou exportar para o excel o plano de cada CAR. No excel deve-se atualizar o valor e importar novamente para o sistema. Na tela possui os botões Importar e Exportar, para realizar estas ações.
Após estas etapas o plano orçamentário está finalizado, apresentando as entradas e saídas.
Na tela de registro do Orçamentos empresariais tem-se o botão Mais Opções, onde apresenta as seguintes opções:
✔ Aprovar: opção para aprovar o orçamento mudando o plano selecionado do status "Digitado" para o status "Aprovado".
✔ Desaprovar: opção para desaprovar o orçamento mudando o plano selecionado do status "Aprovado" para o status "Digitado".
✔ Cancelar: opção para cancelar o orçamento mudando o status para "Cancelado" e tornando o plano inativo para utilização.
✔ Definir orçamento corrente: todos os lançamentos feitos no sistema serão contabilizados para o plano definido.
✔ Copiar: cria uma cópia exata dos dados do plano selecionado.
✔ Criar nova versão: caso o plano precise ser revisado e não queira perder os dados iniciais, utilizar esta opção.
✔ Compensação de contas: utilizado para transferir saldos não utilizados de uma conta para outra conta ou período.
👉 Acesse a área de videos e confira os tutoriais!!😉