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Painel de compras

Aviso

Este manual corresponde ao processo de Compras 1.0, disponível enquanto essa versão do processo estiver em uso. Em breve, será descontinuado.

Objetivo

Através do módulo compras, o sistema apresenta duas formas de gerenciar as compras de acordo com o tipo de empresa, pelo processo de Compra rápida, sendo utilizado por empresas do tipo distribuidora ou através do processo de demanda, necessidade e solicitação de compras, utilizado por empresas do tipo indústria.

A partir do momento que uma solicitação de compras é aprovada, o setor de compras pode acompanhar, gerenciar todas as solicitações geradas, negociando as compras e aprovando-as, através do Painel de compras.

Processos

Ao acessar a funcionalidade de painel de compras são exibidos as abas Solicitação de compras e Negociação em andamento.

Acesso

Acesso em: Compras > Painel de compras

Aba - Solicitação de compras

Nesta aba são exibidos os filtros e botão pesquisar, grid de solicitações de compras, botão nova solicitação, botão iniciar negociação, botão comprar agora e o botão mais opções.

Filtros solicitação de compras e botão pesquisar

Após aplicado os filtros, pode-se clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na Grid - Solicitação de compras, quando houver informações para serem apresentadas.

Filtros solicitação de compras e botão pesquisar

Grid - Solicitação de compras

Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.

Grid - Solicitação de compras

Para cada registro é exibido a ação , ao clicar nesta ação abrirá o histórico de compras do item. Na coluna ao lado, é exibido o código do item, facilitando o acesso aos detalhes do item.

Na grid é possível visualizar as colunas Lead time fornecedor que traz a informação lead time conforme o cadastro do item, aba fornecedores e Lead time item que traz a informação lead time conforme cadastro do item, aba compras.

Nova solicitação

Ao clicar no botão Nova solicitação é apresentada a tela para criar uma solicitação de compra, dividida em duas abas: Dados da solicitação e Itens.

Solicitação de compra Solicitação de compra - Itens

Na aba Dados da solicitação deve-se informar a data de solicitação, o usuário que está solicitando, qual a finalidade da solicitação e uma observação interna (caso necessário).

Na aba Itens, ao clicar no botão Novo, é apresentada uma nova tela para adicionar os itens, sendo necessário selecionar o item, o tipo de unidade conforme o item selecionado, a quantidade necessária, a data da necessidade do item e um complemento (caso necessário).

Depois de todas as informações preenchidas e itens adicionados, basta clicar no botão Processar e a solicitação será exibida na listagem.

Iniciar negociação

Ao selecionar um item da listagem e clicar no botão Iniciar negociação, é apresentada a tela para iniciar uma compra, basta informar a quantidade solicitada e clicar no botão Iniciar compra. O registro será enviado para a aba Negociação em andamento.

Iniciar compra

Comprar agora

Ao selecionar um item da listagem e clicar no botão Comprar agora, é apresentada a tela para iniciar uma compra, basta informar a quantidade solicitada e clicar no botão Iniciar compra, após deve-se informar um fornecedor e clicar no botão Confirmar, com isso será encaminhado para o pedido de compra.

Para selecionar itens, basta clicar na caixa de seleção.

Mais opções

Quando selecionar um registro e clicar no botão Mais opções é exibida as seguintes ações:

  • Adicionar mais itens: nesta opção é possível adicionar mais itens à solicitação de compras. Na aba Filtrar basta preencher as informações, sendo o campo fornecedor é obrigatório. Após, deve-se clicar no botão Filtrar, sendo redirecionado para a aba Itens filtrando os itens conforme o fornecedor selecionado;

    Para adicionar os itens, basta selecionar a finalidade, informar a quantidade do item necessário e clicar no botão Processar;

    Solicitação de compra - Adicionar itens - Filtrar Solicitação de compra - Adicionar itens - Itens

  • Cancelar: esta opção cancela a solicitação de compra;

  • Rastrear solicitação de compra: irá para a tela de Solicitação de compra, filtrando com o registro selecionado.

Aba - Negociação em andamento

Nesta aba são exibidos os filtros e botão pesquisar, grid de solicitações de compras, botão cotar, botão negociar, botão comprar e o botão mais opções.

Filtros negociação e botão pesquisar

Após aplicado os filtros, pode-se clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na grid, quando houver informações para serem apresentadas.

Filtros negociação e botão pesquisar

Grid - Negociação

Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.

Grid - Negociação

Para cada registro são exibidas as ações:

  • - exibe as seguintes informações:

    Esta aba apresenta a data do pedido, quantidade comprada, preço unitário e valor total da compra.

    Últimas compras

    Esta aba apresenta a data da requisição e quantidade.

    Requisições


  • - exibe as seguintes informações:

    Esta aba apresenta o status e data da cotação, data limite para a proposta e o comprador.

    Cotações

    Esta aba apresenta o nome do fornecedor, data da negociação, quantidade e preço, fornecido pelo fornecedor.

    Fornecedores

    Esta aba apresenta o número da negociação, nome do fornecedor, data, quantidade, preço unitário e valor total. Na última coluna apresenta a opção Usar esta, queserve para aplicar a negociação, sendo utilizada para o pedido de compra.

    Negociações


  • Código do item: ao clicar abre a tela do item.

Na grid é possível visualizar as colunas Lead time fornecedor que traz a informação lead time conforme o cadastro do item, aba fornecedores e Lead time item que traz a informação lead time conforme cadastro do item, aba compras.

Também exibe a coluna Fornecedor escolhido, que traz o fornecedor conforme informado no processo de cotação ou pedido de compra.

Cotar

Ao selecionar um registro da listagem e clicar no botão Cotar, irá abrir a tela de Cotação de preços, apresentando as seguintes abas:

Deve-e informar a data limite para a proposta, se a cotação será online, observação e título.

Dados da cotação

Observação

Quando marcado a opção Online será enviado para o portal do fornecedor.

Apresenta os itens que estão vinculados à negociação. Pode-se editar os itens, removê-los ou adicionar novos itens.

Itens

Apresenta os fornecedores ds itens adicionados. Pode-se editar, remover ou adicionar outros fornecedores.

Fornecedores


Negociar

Ao selecionar um registro da listagem e clicar no botão Negociar, irá abrir a tela de Negociação, sendo obrigatório informar para qual fornecedor será enviado a negociação e o valor unitário que pretende-se pagar pelo item.

Após confirmar a negociação, o status do registro fica como Negociando.

Negociar

Comprar

Quando o registro estiver com o status Negociando será possível clicar no botão Comprar, ao clicar neste botão será redirecionado para a tela do pedido de compra.

Mais opções

Quando selecionar um registro e clicar no botão Mais opções é exibido as seguintes opções:

  • Adicionar mais itens: esta opção tem a mesma funcionalidade que a opção adicionar mais itens da aba Solicitação de compras;

  • Cancelar: irá cancelar a negociação;

  • Finalizar: irá finalizar a negociação;

  • Estornar compra: irá estornar a negociação, deixando-a com o status de Cancelado;

  • Rastrear solicitação: irá para a tela de solicitação de compras, filtrando o registro selecionado;

  • Rastrear cotações: irá para a tela de cotação de preços, filtrando o registro selecionado;

  • Rastrear pedido: irá para a tela de pedido de compra, filtrando o registro selecionado.

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