Importação de XML CT-e
Objetivo
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento crucial que formaliza a prestação de serviços de transporte. Sua validade jurídica é garantida pelo emitente e pela autorização de uso emitida pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Acesso disponível em: Módulo Compras > Importar XML do CT-e
Processos
Ao acessar esta funcionalidade serão exibidas duas abas, sendo elas Importados e Arquivados.
Aba - Importados
Nesta aba serão exibidos os filtros e botão pesquisar, botão Importar, botão Lançar CT, botão Exportar, grid de informações e o botão Mais opções.
Filtros e botão pesquisar
No filtro Filial, deve-se selecionar ao menos uma filial. No filtro Transportadora, é permitido selecionar apenas uma transportadora por vez, embora essa seleção não seja obrigatória.
Após a aplicação dos filtros, é necessário clicar no botão Pesquisar para que as informações sejam apresentadas na grid.
Importar
Para realizar a importação de arquivos XMLs, deve-se clicar no botão Importar, a tela para anexar e enviar os arquivos XML será exibida.
Nesta tela pode-se anexar os arquivos localizando-os na pasta do computador e arrastando para a tela, ou clicando na tela, localizando a pasta e selecionando os arquivos.
Após os arquivos adicionados basta clicar no botão Salvar.
Se houver problemas no envio de algum arquivo, será exibida a palavra Erro. Ao clicá-la, serão apresentas as informações sobre o problema. Caso os arquivos sejam enviados sem erros, eles serão anexados e exibidos na grid de informações.
Importante
Somente será permitido anexar arquivos que pertençam à filial logada.
Observação
CT-e Normal, CT-e Complementar e CT-e Substituto
Diferença entre os dois tipos:
-
Tipo Normal: apresenta a tag
<tpCTe>
com valor igual a 0 (zero) juntamente com o grupo<InfCteNorm>
no XML; -
Tipo Complementar: apresenta a tag
<tpCTe>
com valor igual a 1 juntamente com o grupo<InfCteComp>
no XML; -
Tipo Substituto: apresenta a tag
<tpCTe>
com valor igual a 3 juntamente com o grupo<infCteSub>
no XML.
O sistema M2 abrange a importação dos três tipos de importação.
Lançar CT
É possível lançar CT de duas formas: Individual ou em Lote.
Ao selecionar um registro e clicar no botão Lançar CT, a tela Importação de conhecimento de transporte será exibida para visualização e alteração dos dados correspondentes:
Nesta aba, são exibidas as seguintes informações: Chave de acesso, Série, Número, Emissão, Entrada, dados da transportadora como CNPJ, Razão social, ERP, Endereço, dados do serviço como Cidade origem e Cidade destino.
Nesta aba são exibidas as seguintes informações:
- Conhecimento: deve-se relacionar o Tipo de entrada e o CFOP para o conhecimento;
- ICMS: pode-se selecionar o CST referente ao ICMS do CT-e, os campos %ICMS, Valor ICMS e Valor ICMS ST serão preenchidos conforme o CT-e, ao selecionar o campo Creditar ICMS indica o valor do ICMS será creditado no valor do CT-e;
- PIS/COFINS: pode-se selecionar o CST referente ao PIS/COFINS do CT-e, no campo %PIS e %COFINS é necessário informar a porcentagem do valor em cima do valor do CT-e, ao selecionar o campo Creditar PIS/COFINS indica o valor do ICMS será creditado no valor do CT-e.
Observação
Algumas informações já vem preenchidas conforme o XML.
É possível vincular documentos de origem de duas formas:
-
Vincular documento: nesta tela é possível filtrar as notas fiscais e vinculá-la ao CT-e. Após informar os filtros necessários e selecionar as notas basta clicar no botão Vincular para adicionar na grid de documentos vinculados;
-
Vincular manual: ao selecionar esta opção será necessário informar a chave de acesso, e após basta clicar no botão Salvar para adicionar na grid de documentos vinculados.
Nesta aba é necessário informar o Tipo de contas a pagar, Natureza financeira, Espécie, Portador, Forma de pagamento e Cond. de pagamento, após estes campos preenchidos basta clicar no botão Gerar parcelas para adicionar as informações na grid.
Observação
Ao selecionar a Natureza financeira será exibida a aba Contabilidade.
É possível adicionar lançamentos contábeis de duas formas:
-
Novo: para adicionar um lançamento contábil deve-se selecionar o Tipo de lançamento, a Conta contábil, informar um valor no campo Debitar ou Creditar, selecionar o Histórico padrão e preencher o campo Histórico.
-
Atualizar lançamentos: ao clicar neste botão, o sistema irá atualizar todos os lançamentos contábeis vinculados ao CT-e.
Para realizar o lançamento de CT-e em lote, é necessário selecionar pelo menos dois arquivos XMLs e clicar no botão Lançar CT.
Ao clicar irá abrir a tela Alterar dados comercial/geral, onde será possível editar os campos Data de entrada, Transportadora, Tipo de entrada, Natureza financeira, Forma de pagamento, Cond. de pagto, Base de crédito, Natureza do frete e Observação.
Estas informações podem ser editadas de duas formas:
-
Através dos campos possíveis de edição, onde ao lado de cada campo contém o ícone
, ao clicar irá aplicar a informação correspondente para todos os itens da grid;
-
Ou alterando a informação na coluna da grid para cada arquivo XML.
Importante
-
Quando houver inconsistência nos XMLs importados, será enviado um e-mail informando qual XML não foi lançado e qual o motivo da inconsistência.
-
O campo Natureza financeira deverá ser preenchido conforme a parametrização "Controla natureza financeira", disponível em Início > Parametrização > Tesouraria > Utiliza plano de natureza financeira. Caso não esteja configurado, não será exigido essa informação.
Exportar
Se necessário, pode-se exportar os arquivos XMLs para o computador, para isto basta selecionar o item na grid e clicar no botão Exportar.
Grid de informações
Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro é exibida a opção , onde deve-se selecionar esta opção para clicar nos botões Lançar CT, Exportar ou Mais opções.
Mais opções
O botão Mais opções tem as seguintes interações com os registros da grid:
-
Arquivar: ao selecionar esta opção, o registro selecionado será movido para a aba Arquivados;
-
Remover: ao selecionar esta opção, o registro selecionado será removido.
Aba - Arquivados
Nesta aba serão exibidos os filtros e botão pesquisar, botão Exportar, grid de informações e o botão mais opções.
Filtros e botão pesquisar
Nesta aba os filtros disponíveis são:
-
Data: pode-se escolher se a consulta será por data de Emissão ou data Entrada, sendo informado o período necessário;
-
Filial: deve-se selecionar pelo menos uma filial;
-
Emitente: pode-se selecionar apenas um emitente por vez, não sendo obrigatório;
-
Chave de acesso: pode-se informar apenas uma chave de acesso do XML por vez;
-
Número: pode-se informar apenas um número por vez, referente ao XML.
Após aplicado os filtros, pode-se clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na grid.
Exportar
Se necessário pode-se exportar os arquivos XMLs para o computador, para isto basta selecionar o item na grid e clicar no botão Exportar.
Grid de informações
Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro é exibida a opção , ao clicar a tela Importação de conhecimento de transporte será exibida, permitindo apenas a visualização das informações.
Para utilização dos botões Exportar e Mais opções deve-se selecionar um registro da grid.
Mais opções
O botão Mais opções tem as seguintes interações com os registros da grid:
-
Rastrear conhecimento: ao selecionar esta opção, será redirecionado para tela Conhecimento de transporte apresentando a informações conforme o registro selecionado;
-
Reverter arquivamento: ao selecionar esta opção, o registro selecionado retornará para a aba Importados.
Importante
Somente registros que não possuírem conhecimento lançado poderão ser desarquivados.