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Análise de crédito e análise comercial no pedido de venda

Aviso

Manual atualizado com a Nova tela de Análise do pedido!!

Objetivo

O sistema M2 permite efetuar dois tipos de análises sobre o pedido de venda: Análise de crédito e Análise comercial.

O processo de Análise de crédito no pedido de venda, é uma avaliação que o sistema realiza ao processar o pedido, conforme a configuração de crédito do cliente. Se o sistema estiver parametrizado para usar "Análise de crédito", pode ser efetuada avaliações sobre o Risco de crédito do cliente, tendo como base informações sobre limite de crédito, prazo máximo de recebimento, valor mínimo para faturamento, entre outros. Também pode-se gerar análises sobre controle de data de crédito, conclusão cadastral e contas a receber atrasadas

O processo de Análise comercial também é uma avaliação que o sistema efetua ao processar o pedido, verificando se os valores do pedido correspondem a margem atribuída pela empresa. Os critérios de controle são Margem de contribuição e margem bruta.

✔️ IMPORTANTE: Estes processos são habilitados por empresa.

Processos

Parametrização - Analisar crédito no pedido de venda

Para aplicar a funcionalidade do processo de análise de crédito, independente do tipo de análise que será aplicado, deve-se marcar a opção Analisar crédito disponível em Início > Parametrização > Vendas > Analisar crédito no pedido de venda.

Parametrização - Analisar crédito

Analisar crédito: parâmetro que habilita a análise de crédito dos demais parâmetros.

Controlar data crédito: valida a data informada no campo "Data limite para avaliação do crédito" disponível na configuração de crédito do cliente.

Controlar conclusão cadastral: valida a conclusão cadastral do cliente nas etapas: "Financeiro" e "Contábil e fiscal".

Análise de crédito por: valida conforme o tipo de cadastro do cliente. Tem-se as opções por "Cliente" ou por "Grupo empresarial".

Liberar crédito nas vendas a vista: valida o parâmetro "À vista" no cadastro de "Formas de pagamento". Todos os pedidos emitidos com forma de pagamento "à vista" tem seu status liberado.

Contas a receber e cheques atrasados: valida se o cliente possui contas a receber e cheques atrasados. Esse parâmetro é independente do risco de crédito do cliente.

Limite de crédito: serve para compor a análise do valor de limite de crédito informado. Essa validação pode ser composta por:

➡️ Pedido em aberto (somente com o status avaliação = liberado) + Serviço em aberto + Receber em aberto + Cheques não compensados - Adiantamento - Notas de débito.

Análise de crédito no pedido de venda

A Análise de crédito consiste em analisar critérios configurados sobre o cadastro do cliente e informações de registros como pedidos, contas a receber, adiantamentos e outros.

São divididos em quatro tipos de análises:

  • Análise sobre o risco de crédito do cliente
  • Análise sobre a data limite para avaliação do crédito do cliente
  • Análise sobre o critério de atualização e conclusão cadastral do cliente
  • Análise sobre contas a receber e cheques atrasados
  • ✔️ Essas análises podem ser habilitadas separadamente ou todas juntas, conforme necessidade. Faz-se necessário marcar a opção "Analisar crédito" na parametrização Análise de crédito no pedido de venda.

    Análise sobre o risco de crédito do cliente

    Importante

    As informações para essa análise devem ser configuradas no cadastro do cliente, acessadas em: Início > Vendas > Clientes > Mais opções > Analisar crédito do cliente.

    ✔️ Ao habilitar o parâmetro “Analisar crédito” é necessário informar um risco de crédito no cadastro do cliente, caso contrário a análise será bloqueada por não ter um risco de crédito informado.

    Contém três tipos de liberação:

    Risco de crédito

    ➡️ Sem restrição: efetua a liberação do pedido sem analisar os critérios do risco de crédito. Risco de crédito - Sem restrição

    ➡️ Sob avaliação: analisa os critérios “Limite de crédito”, “Máx. dias em atraso”; “Prazo max.”, “Valor max. em atraso” e “Valor min. Fat.”, para posterior avaliação do setor responsável para aprovação ou reprovação.

    Risco de crédito - Sob avaliação

    ✔️ A análise sobre os campos “Máx. dias em atraso” e “Valor max. em atraso”, ocorrem somente quando o parâmetro “Contas a receber e cheques atrasados” estiver configurando na parametrização “Analisar crédito no pedido de venda”.

    Detalhando o tipo Sob Avaliação:

  • Limite de crédito: é o limite de crédito informado para o cliente efetuar compras, o limite é comparado ao crédito utilizado. O valor total do crédito utilizado pode ser composto pelos valores de "pedidos de venda com status liberado" + "serviços com status em aberto" + "saldo do contas a receber" + "cheque não compensado" - "saldo do adiantamento de cliente" - "saldo de nota de débito", conforme parametrizado.
  • Máx. dias em atraso: refere-se ao máximo de dias de carência, para o sistema não bloquear o pedido.
  • Prazo max.: refere-se ao prazo máximo para recebimento.
  • Valor max. em atraso: refere-se ao valor máximo em atraso para recebimento.
  • Valor min. fat.: refere-se ao valor mínimo para faturar o pedido.
  • Nesse tipo de liberação, pode-se detalhar a análise do pedido, para posterior aprovação ou reprovação pelo setor responsável.

    Na tela de análise do pedido de venda, exibe os dados conforme os critérios definidos na configuração do risco de crédito no cadastro do cliente, dados como limite de crédito, máximo de dias em atraso, prazo máximo de recebimento, valor máximo em atraso e valor mínimo para faturamento.

    Para isso, na tela de consultas do pedido, basta selecioná-lo, clicar no botão Mais opções > Análise e clicar no link Visualizar. Nesse momento abrirá a tela de Análise do pedido de venda, onde o responsável tomará a ação de aprovação ou reprovação da venda.

    👉 Obs: Acesse o tópico sobre a Nova tela de Análise do pedido para ficar por dentro das melhorias aplicadas!

    A ação Bloquear, serve para análises onde o pedido foi liberado conforme o tipo de análise configurado, porém por algum motivo, o responsável resolveu não efetuar a venda. O status do pedido passará para Bloqueado.

    Detalhes do pedido de venda

    ➡️ Não liberado: bloqueia o pedido e não analisa os critérios do risco de crédito. O responsável poderá aprovar ou reprovar o pedido, através da tela de análise.

    Risco de crédito - Não liberado

    Análise sobre a data limite para avaliação do crédito do cliente

    Esse critério é analisado conforme a configuração do campo Controlar data crédito disponível na parametrização Analisar crédito no pedido de venda.

    Controlar data de crédito

    Deve-se informar a data limite no campo Data limite para avaliação do crédito, na tela de configuração de Análise de crédito do cliente.

    Data limite para avaliaçao do crédito

    Se o critério "Controlar data crédito" estiver marcado e a "Data limite para avaliação do crédito" estiver informada, o sistema fará a avalição dessa data e caso esteja defasada, irá bloquear o pedido, sendo necessário a ação de aprovação ou reprovação pelo responsável do setor.

    Detalhes - Data limite para avaliaçao do crédito

    Análise sobre o critério de atualização e conclusão cadastral do cliente

    Esse critério é analisado conforme a configuração do campo Controlar conclusão cadastral disponível na parametrização Analisar crédito no pedido de venda.

    Controlar conclusão cadastral

    Se o critério "Controlar conclusão cadastral" estiver marcado, será possível validar a conclusão do cadastro do cliente nas etapas: "Financeiro" e "Contábil e fiscal", ao emitir um pedido de venda.

    Detalhes - Controlar conclusão cadastral

    Quando os setores financeiro e contábil efetuarem a conclusão de suas etapas no cadastro, ao processar o pedido, o status de avaliação será Liberado.

    Para isso, deve-se efetuar a conclusão em: Vendas > Clientes > Mais opções > Concluir cadastro financeiro e Concluir cadastro contábil e fiscal.

    Informação

    Lembrando que ao habilitar o parâmetro “Analisar crédito” é necessário informar um risco de crédito no cadastro do cliente, caso contrário a análise será bloqueada por não ter um risco de crédito informado.

    Análise sobre contas a receber e cheques atrasados

    Este critério é analisado conforme a configuração do campo Contas a receber e cheques atrasados disponível na parametrização Analisar crédito no pedido de venda.

    Contas a receber e cheques atrasados

    Ele valida se o cliente possui contas a receber e cheques atrasados. Ao processar o pedido, caso tenha algum dos itens validado, o status ficará bloqueado.

    👉 Sua funcionalidade é independente do risco de crédito do cliente.

    ✔️ Lembrando que a análise sobre os campos “Max. dias em atraso” e “Valor max. em atraso”, ocorrem somente quando o parâmetro “Contas a receber e cheques atrasados” estiver configurando na parametrização “Analisar crédito no pedido de venda”.

    👉 Dica: Quando o campo "Max. dias em atraso" estiver preenchido com algum valor, irá sobrepor o campo "Valor max. em atraso".

    ✔️ Os campos trabalham de forma individual, sendo possível preencher somente o "Max. dias em atraso" ou "Valor max. em atraso", nesse caso, será analisado conforme o preenchimento.

    Exemplos:

  • Cenário 01: Suponha que um cliente fará uma compra, porém ele tem um valor de R$5.000,00 em títulos atrasados a 2 dias. Na configuração do campo "Max. dias em atraso" está informado 5 dias, nesse caso, não irá bloquear o pedido por conta destes títulos.
  • Cenário 02: Suponha que os dois campos estão sem dados preenchidos, o sistema está parametrizado com a opção "Contas a receber e cheques atrasados", e tem-se títulos em atraso. O status também ficará como "bloqueado". Pois esta parametrização funciona independente do preenchimento desses campos.
  • Análise de crédito por: cliente ou grupo empresarial

    Este critério valida se a análise do limite de crédito será realizada sobre o cliente ou o grupo empresarial definido no cadastro do cliente.

  • Por cliente: avalia o limite de crédito e crédito utilizado, apenas do cliente do pedido.
  • Por grupo empresarial: a análise de crédito considera o limite de crédito do cliente do pedido e para comprometer o limite de "Crédito utilizado" soma os registros de todos os clientes do mesmo grupo empresarial. Esse grupo é informado no cadastro do cliente, aba Comercial, campo Grupo empresarial.
  • Análise de crédito por Cliente ou Grupo empresarial

    ✔️ Para conferir os dados de limites de crédito e crédito utilizado, pode-se acessar a opção Histório do cliente, disponível no botão "Mais opções" da tela de consulta de clientes.

    Histórico do cliente

    Ou ainda pela tela de "Detalhes do cliente", aba "Financeiro", com acesso disponível no ícone "lupa" na tela de consulta de clientes.

    Detalhes do cliente

    Vendas à vista

    É possível liberar os pedidos nas vendas a vista, conforme o campo “Liberar créditos nas vendas a vista” disponível na parametrização “Analisar crédito no pedido de venda”. Desta forma ignora todos os critérios destacados acima e gera a análise de crédito com status avaliação Liberado.

    ✔️ Obs: a forma de pagamento utilizada, deve estar com a opção "À vista", marcada. Essa configuração está disponível em Vendas > Listas > Formas de pagamento.

    Vendas a vista

    Ação Aprovar ou Reprovar

    Existem duas formas para acessar as análises geradas do pedido para tomar a ação desejada:

  • Sobre cada pedido de venda, acessando a opção: Vendas > Pedidos > Mais opções > Análise. Nesta opção, exibe a tela de Análises do pedido com os registros de análises de crédito e comercial, conforme parametrização. Após efetuar a análise, o responsável define uma ação sobre o pedido, sendo Aprovar ou Reprovar todos.
  • Análises do pedido

  • Sobre todas as análises, acessando a opção: Vendas > Mais opções > Avaliação de pedidos de venda. Nesta opção, exibe a tela de Avaliação de pedidos de venda listando todos os pedidos para avaliação do setor responsável e tomada de ação sobre cada pedido.

    ✔️ Nas duas opções, pode-se abrir a tela de Detalhes para análise.

  • Parametrização - Análise comercial

    Para aplicar a funcionalidade do processo de análise comercial, deve-se selecionar uma das opções no campo Análise da margem, disponível em Início > Parametrização > Vendas > Análise comercial.

    Parametrização - Análise comercial

    Análise comercial

    O processo de análise comercial valida, no momento do processamento de um pedido de venda, se os valores do pedido correspondem a margem atribuída pela empresa. Esta análise está ligada ao preço praticado, validando descontos, preços mínimo e máximo, margens de contribuição ou lucro, isto é, se irá atingir a margem desejada ou não.

    Pode-se dividir os critérios de análise da seguinte maneira:

    Análise da margem:

  • Não analisar: especifica se a análise está desabilitada.
  • Margem de contribuição: nessa opção deve-se escolher por gerar os pedidos reprovados e/ou bloqueados conforme margem mínima informada.
  • Margem bruta: nessa opção pode-se configurar o campo Utilizar custo por "Último custo" ou "Custo médio".

    Configuração da análise comercial

    ✔️ Para habilitar a análise comercial, basta marcar uma das opções abaixo, mesmo não sendo definido um tipo de análise da margem.

    Análise comercial

  • Analisar preço mínimo e máximo: este parâmetro analisa o preço mínimo e máximo informado na tabela de preço de venda (Início > Vendas > Tabela de preço de venda). Essa opção pode ser habilitada independente das demais.
  • Analisar desconto máximo do vendedor: este parâmetro analisa o desconto máximo configurado sobre o cadastro do vendedor/representante através da opção "Configuração do vendedor". Essa opção pode ser habilitada independente das demais.
  • Margem de contribuição

    A Margem de contribuição é um dos tipos de indicadores financeiros utilizados para identificar se a receita originada da venda de um produto, é suficiente para obter lucro após o pagamento de todas as despesas e custos fixos.

    Margem de contribuição

    Pode-se parametrizar o sistema para realizar o "bloqueio" ou "reprovação" de pedidos de venda que possuam itens com a margem menor que o percentual pré-estipulado.

    O motivo do bloqueio e/ou reprovação e as demais análises podem ser visualizadas através da tela de detalhamento do pedido (Pedidos de venda/ Mais opções/ Análise).

    Detalhes do pedido - Margem de contribuição

    ✔️ Os campos "Itens com custo zero" e "Itens sem estoque", servem para analisar se existe no pedido de venda, itens sem custo ou itens sem estoque, caso exista, efetua o lançamento do pedido com status "bloqueado".

    Cálculo da margem de contribuição

    Margem bruta

    A Margem bruta é a diferença entre o preço de venda de um produto (sem contar os impostos) e seu custo de produção. É o lucro direto que uma empresa obtém por um bem ou serviço.

    A margem bruta pode ser definida no cadastro do item ou no grupo de item do item. Acesso em Vendas > Itens e serviços > Aba Venda.

    Pode-se parametrizar o sistema para utilizar o custo sobre o "Último custo" ou "Custo médio" do item.

  • Último custo: efetua a análise sobre o "Último custo" do item, este custo é alimentado através das entradas de notas fiscais no estoque.
  • Custo médio: efetua a análise sobre o "Custo médio" do item, este custo é a média ponderada das entradas que afetam o custo do item, após efetuar o fechamento de estoque.
  • Margem bruta

    O detalhamento da análise pode ser visualizada através da tela de detalhamento do pedido (Pedidos de venda/ Mais opções/ Análise).

    Detalhes do pedido - Margem bruta

    Detalhes do pedido - Margem bruta

    Cálculo da margem bruta

    Sobre a Nova tela

    A tela de Análise do pedido passou por melhorias para facilitar o entendimento e uso do processo de análise. Abaixo seguem alguns tópicos de usabilidade aplicados no novo design da tela.

    Nova tela - Análise do Pedido

    ✔️ A tela contém ícones explicativos, facilitando o entendimento do processo:

    Nova tela - Análise do Pedido

    ✔️ Informativos de identificação dos campos:

    Nova tela - Análise do Pedido

    Lengenda:

    1. Informativo do cálculo do crédito utilizado;
    2. Exibe a tela de detalhes do uso de crédito;
    3. Informativo sobre o risco de crédito;
    4. Informativo sobre o prazo máximo definido no cadastro do cliente;
    5. Exibe a tela de contas a receber em aberto.

    ✔️ Nesta tela contém o Histórico e Detalhamento das operações realizadas:

    Nova tela - Análise do Pedido

    ✔️ Contém a opção para comparar análises anteriores:

    Nova tela - Análise do Pedido

    Após ativar a coluna para comparar as análises, basta clicar na análise anterior, no lado direito da tela, e o sistema atualiza os dados para comparação.

    👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!😉

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