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WhatsApp

Objetivo

O processo de envio de boleto pelo WhatsApp, visa atender a necessidade de melhorar a gestão de comunicação com o cliente.

Parametrizações

A primeira etapa a ser realizada é a geração de um Token através do META que permitirá realizar o envio de mensagem via WhatsApp.

Adicionar Token

Acesso em: Parametrização > Comum > Configuração WhatsApp.

Importante

Para a geração e configuração deste token deve-se entrar em contato com o suporte da USEALL.

Após configurado o Token, deve-se clicar no ícone ao lado do campo.

Configuração WhatsApp

Ao clicar no ícone irá abrir a tela apresentando os serviços disponíveis para o envio de mensagem via WhatsApp, para cada serviço disponível é necessário realizar algumas configurações.

Importante

No momento, apenas o serviço de envio de boletos está disponível.

Ao selecionar o serviço é possível definir:

  • Se ele está ativo ou desativado;

  • No campo Template, ao clicar no ícone irá exibir os Templates cadastrados. Para o serviço Envio de boletos deve-se selecionar o Template que irá atender este serviço;

    • É exibido uma prévia de como a mensagem será enviada ao cliente. Nesta mensagem existe variáveis que devem ser configuradas, logo a baixo pode-se identificar quais são as variáveis disponíveis e selecionar as informações correspondentes.

Observação

  • Os Templates são cadastrados no META.

  • Caso seja efetuado mais cadastros de templates, basta clicar no botão Sincronizar templates na tela de Templates disponíveis.

Detalhes do serviço

Exemplo - Configuração variáveis

Exemplo variáveis

Exemplo mensagem WhatsApp

Cliente e contato

No cadastro de cliente na aba Identificação ao lado do campo Celular é exibido o ícone , indicando que o número informado neste campo será o destinatário da mensagem, quando parametrizado. Também é necessário selecionar o campo Enviar boleto por WhatsApp na aba Financeiro para o boleto ser enviado.

Cliente - aba identificação Cliente - aba Financeiro

Na tela de cadastro de Contatos do cliente, ao editar um contato, na aba Contato têm-se os campos Celular/WhatsApp e Enviar boleto por WhatsApp, com a mesma funcionalidade dos campos informado no cadastro de cliente.

Contato

Acesso em: Cliente > Seleção de cliente > Mais opções > Contato > Editar contato.

Observação

O ícone sempre estará visível, mesmo quando não parametrizado para enviar mensagem.

Processos

Tipos de envio de boleto

Envio por nota - automático

Para enviar o boleto de forma automática pelo WhatsApp ou E-mail, é necessário configurar a opção de gerar boleto (por filial), disponível em: Início > Parametrização > Vendas > Gerar boleto automaticamente na finalização da nota, além de configurar o cliente. Com isso, quando a nota for autorizada, o sistema efetua a geração de boleto e envio por WhatsApp.

Envio por nota - manual

Para enviar o boleto de forma manual, basta acessar o módulo Vendas > Notas fiscais de saída, selecionar a nota, clicar no botão Mais opções > Emitir boleto. Com isso a tela Emitir boleto bancário será exibida, deve-se marcar a opção Enviar boleto por WhatApp e clicar no botão Confirmar, o boleto será enviado para o WhatsApp e/ou E-mail (quando configurado).

Envio por título

Também é possível enviar o boleto através de um título, acessando Vendas > Contas a receber, selecionar o título, clicar no botão Mais opções > Boleto > Emitir. Com isso a tela Emitir boleto bancário será exibida, deve-se marcar a opção Enviar boleto por WhatApp e clicar no botão Confirmar, o boleto será enviado para o WhatsApp e/ou E-mail (quando configurado).

Tela de conferência

Nesta tela é possível acompanhar o status da mensagem enviada, abrir o boleto e visualizar o Template da mensagem.

Os status possíveis são:

  • Pendente: quando a mensagem está pendente de envio;

  • Enfileirado: quando a mensagem está na fila para o envio;

  • Enviado: quando a mensagem foi enviada;

  • Entregue: quando a mensagem foi recebida pelo destinatário;

  • Lido: quando o destinatário leu a mensagem;

  • Erro: quando houve algum erro no envio da mensagem.

WhatsApp enviados

Acesso em: Início > Listas > Setores > WhatsApp enviados.

Observação

Quando o usuário do WhatsApp estiver configurado para não apresentar que leu a mensagem, o status aqui ficará como enviado, mesmo que o cliente já tenha lido a mensagem.

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