Painel de entregas de pedidos
Conceitos
Suponha o cenário, a "Empresa A" possui pedidos com itens, com datas de entregas diferentes. A empresa precisa ver estas datas facilmente e precisa filtrar estes itens pelas suas diferentes datas de entrega. Também tem a necessidade de ver quais itens possuem reservas, pois itens reservados já podem ser adicionados na caixa de faturamento.
Próximo cenário, a "Empresa B" precisa saber qual o peso e o volume de determinada carga para poder negociar com a transportadora. Tem a necessidade de definir a sequência de entrega dos pedidos e precisa filtrar os pedidos por rota.
Essa ferramenta serve para que a empresa saiba qual o peso, a cubagem e a quantidade de volumes de uma determinada carga. Ter ciência destas informações é importante para definir a escolha do caminhão e cotação do frete.
Funcionalidades
Acesso em: Módulo Vendas > Painel de entrega de pedidos.
Essa ferramenta conta com uma tela distribuída em três etapas:
-
Aba Pendentes: nesta aba, estão disponíveis os pedidos que não foram faturados e que não tiveram seu faturamento planejado. A partir desta aba pode-se incluir os pedidos em planos de entrega;
-
Aba Planejados: estão disponíveis os planos de entrega sendo exibido o peso e a cubagem total de cada carga;
-
Aba Finalizados: estão disponíveis os pedidos já faturados.
Aba Pendentes
A aba Pendentes exibe os itens dos pedidos que estão abertos e que ainda não constam em um plano de entrega. É composta por:
-
Filtros para pesquisas mais seletivas. Alguns filtros estarão disponíveis na opção "Filtros avançados";
-
Grade de registros que exibe os itens dos pedidos;
-
Barra de botões que permite a execução de determinadas ações sobre os registros da grade;
-
Totalizadores que exibem os totais de todos os itens e dos registros selecionados.
✔️ Essa aba exibe somente pedidos com status aberto ou parcial e status avaliação liberado.
Filtros
Alguns filtros ficam sempre visíveis e outros ficam visíveis apenas quando utilizar a opção “Filtros avançados”. Os filtros visíveis padrões são:
-
Prev. entrega: período de previsão de entrega do item;
-
Emissão: período de emissão de pedidos;
-
Cliente;
-
Transportadora;
-
Pedido;
Os demais filtros são:
-
Região;
-
Grupo empresarial;
-
Rota;
-
UF;
-
UF redespacho;
-
Pedido do cliente;
-
Linha;
-
Vendedor;
-
Opções "Somente itens reservados" e "Somente itens com saldo disponível".
Opção Sugerir quantidade
Este filtro contém duas opções: "Sobre o saldo a planejar" e "Sobre a quantidade reservada". A coluna "Quantidade" disponível na grade, será preenchida conforme a opção escolhida neste filtro. Por padrão ele vem com a 1ª opção selecionada.
-
Sobre o saldo a planejar: apresenta na coluna "Quantidade", a quantidade do item do pedido e a partir do momento em que efetuar algum planejamento, exibirá a quantidade que ainda não foi para a aba "planejados";
-
Sobre a quantidade reservada: apresenta na coluna "Quantidade", a quantidade que está reservada para aquele item no pedido.
O mesmo cenário, porém com o filtro Sugerir quantidade sendo Sobre a quantidade reservada. A coluna Quantidade exibe o saldo reservado.
Grade de registros
A grade mostra os itens dos pedidos, que podem ser agrupados por cliente, pedido, transportadora, rota ou grupo empresarial. Para agrupar por alguma dessas opções, basta selecionar o ícone desejado no canto direito da tela, conforme exibido na imagem.
Nesta grade assim como as demais do sistema, são exibidas algumas colunas por padrão e é possível personalizar mais campos para exibição, basta clicar na "seta" de qualquer coluna > Colunas > selecionar os campos desejados.
Barra de botões
Os botões servem para executar ações sobre os registros.
Alterar
-
Data de entrega: exibe uma tela contendo o campo Data de entrega, deve-se informar a nova data e clicar em Salvar, para efetuar a alteração nos registros selecionados;
-
Transportadora: exibe uma tela contendo o campo "Transportadora", deve-se informar a nova transportadora e clicar em Salvar, para efetuar a alteração nos registros selecionados.
Reserva
-
Gerar: exibe mensagem de confirmação para gerar a reserva, caso positivo, o sistema gera reserva de estoque para os itens selecionados;
-
Estonar: exibe mensagem de confirmação, caso positivo, o sistema cancela as reservas de estoque para os itens selecionados.
Planejar: exibe uma tela contendo os campos “Carga”, "Veículo" e "Motorista". Ao confirmar essa tela, o sistema inclui os itens selecionados no plano de entrega, aba "Planejados".
Emitir nota fiscal: tem a mesma ação da opção “Emitir nota fiscal” da tela de registros de pedidos, isto é, gera o registro de faturamento na caixa de faturamento. Foi disponibilizado no painel de entregas para os casos de pedidos que não tenham a necessidade de planejar a entrega antes de realizar o faturamento.
Totalizadores
Na parte inferior da tela foi disponibilizado os totalizadores, exibindo nas linhas "Totais gerais" e "Totais dos registros selecionados", os valores de "Peso bruto", "Cubagem" e "Total de volumes dos itens".
Aba Planejados
Nesta aba são exibidos os itens de pedidos que já foram incluídos em um plano de entrega.
Pode-se efetuar as ações de Alterar, Reserva, Emitir nota fiscal e Emitir espelho. Foi adicionado o botão Remover, que tem a ação de cancelar os itens selecionados, retornando o pedido para a aba Pendentes. Na grade existe uma coluna com o ícone do “X”, que tem a mesma função do botão Remover.
Também possui o botão Salvar alterações, que serve para gravar o dado da coluna "Quantidade" caso seja efetuado alguma alteração, já que é possível editar a quantidade para entrega. Esse botão por padrão vem desabilitado, quando o campo Quantidade for alterado, o botão é habilitado para efetuar a ação.
✔️ Para dar sequência no processo de entrega, deve-se selecionar os registros que deseja-se finalizar e clicar no botão "Emitir nota fiscal".
Aba Finalizados
Esta aba exibe os registros de pedidos em faturamento, isto é, os planos de entrega que já foram adicionados na caixa de faturamento. Nela contém os botões Pesquisar, Rastrear faturamento e Emitir espelho. O botão Rastrear faturamento abre a caixa de faturamento contendo o pedido rastreado.
Manutenção de entrega
O objetivo desse recurso Manutenção de entrega é permitir que as notas fiscais já planejadas/finalizadas possam ser reajustadas. Os campos permitidos para ajustes são: "Carga", "Motorista" e "Ordem de entrega". Esse recurso será apenas para as notas fiscais já finalizadas, sendo estas não faturadas.
Acesso em: Módulo Vendas > Mais opções > Manutenção de entrega
Observação
✔️ As alterações realizadas na tela de manutenção, não são replicadas para o painel de entrega/caixa de faturamento, permanecem somente nesta tela.
Funcionalidades
👉 Barra de botões: servem para executar ações sobre os registros.
-
Carregar notas: abre a tela "Preparar notas", onde é possível definir as notas fiscais de saída finalizadas a serem incluídas na "manutenção de entrega";
-
Alterar (Carga/ Motorista/ Ordem): possibilita a definição/alteração dos campos carga, motorista e ordenação na listagem de "manutenção de entrega". Faz-se necessário selecionar os registros "NF-e" para alterá-los;
-
Rastrear nota fiscal: abre a tela de "Notas fiscais de saída" com as notas fiscais referentes aos registros selecionados na tela de "manutenção de entrega";
-
Espelhos - Resumo da carga: imprime um resumo com os dados da carga, como peso, cubagem e volume, da nota fiscal selecionada;
-
Espelhos - Romaneio de entrega: imprime os dados de entrega, como informações da carga e dados da nota fiscal;
-
Finalizar: altera o status da nota fiscal selecionada para "finalizado", sendo o mesmo removido da visualização em tela, porém poderá ser visualizado através do filtro Status.
👉 Opções de agrupamento: a grade mostra os registros de notas fiscais, que podem ser agrupados por cliente, transportadora, carga, rota ou grupo empresarial. Para agrupar por alguma dessas opções, basta selecionar o ícone desejado no canto direito da tela, conforme exibido na imagem.
👉 Totalizadores: na parte inferior da tela foi disponibilizado os totalizadores, exibindo nas linhas "Totais gerais" e "Totais dos registros selecionados", os valores de "Peso bruto", "Cubagem" e "Total de volumes dos itens".