DFC
Conceitos
O Demonstrativo de fluxo de caixa (DFC), é um importante relatório contábil, pois demonstra como anda a saúde financeira de uma empresa. Nele consta todas as entradas e saídas do caixa em um certo período, além de apresentar quais foram os resultados desse fluxo.
Por meio do DFC é possível identificar de forma clara e organizada todos os recursos disponíveis, seja no caixa, nas contas do banco ou nas aplicações financeiras de liquidez imediata, bem como avaliar os resultados dessas movimentações.
Objetivo
O objetivo do DFC é analisar a capacidade que uma empresa possui para a geração de caixa equivalente ao longo de um dado período, mostrando, dessa forma, como anda a saúde financeira de uma empresa, bem como detectar possíveis erros contábeis ou fraudes no caixa.
Processos
Importante
Antes de iniciar o processo, cabe lembrar que o DFC só realizará o demonstrativo de forma eficiente, se a empresa estiver fazendo o uso do Centro de Apuração de Resultado (CAR). Os dados do grupo "Fluxo de caixa", são baseados em apropriação de resultados, realizados a partir da contabilização com lançamento das contas CAR. Caso a conta CAR não seja utilizada, o DFC irá mostrar todas as informações do período em apenas uma linha de agrupador no grupo "Lançamentos sem CAR".
✔️ Para compreender as configurações do CAR para uso no DFC, clique aqui.
Para iniciar o processo, deve-se acessar: Módulo Tesouraria > Mais opções > DFC.
Na tela de registros do DFC pode-se filtrar os registros conforme os dados que deseja-se demonstrar.
✔ Campos:
-
Apresentação: selecionar o período de acúmulo de movimentos financeiros, tendo as opções Diário, Semanal e Mensal;
-
Período: o "Período" selecionado em tela, será o intervalo para busca dos dados da apresentação, exibindo as colunas conforme sua seleção;
-
Filial: inserir a filial que deseja-se visualizar as informações;
-
Grupo de contas: grupo de contas caracteriza-se na montagem do fluxo de caixa, é nele que são definidas as contas que irão acumular os lançamentos no DFC (Contábil > Listas > Grupo de contas), onde se montam grupos vinculados a contas contábeis, estes grupos são demonstrados e totalizados, mostrando de forma analítica seus valores por conta.
✔️ Após selecionar os filtros, deve-se clicar no botão Emitir.
Ao clicar, o relatório aparecerá em tela tendo a possibilidade de visualizar em PDF e exportar para XLS no botão Imprimir.
A coluna Saldo inicial do DFC apresenta o acúmulo de movimentos financeiros com status como "Processado" anteriores ao período inicial, somando entradas e diminuindo saídas por conta.
Quanto as colunas relativas ao filtro "Apresentação", elas irão acumular os movimentos financeiros somando entradas e saídas no intervalo do período selecionado, também acumulando por conta.
➡️ Grupos:
Neste grupo é possível visualizar os movimentos financeiros por conta financeira.
Lembrando que para a contas financeiras serem visualizadas no relatório, no módulo Tesouraria > Contas > parâmetro Usa fluxo de caixa deve estar marcado.
✔ 2. Movimento: é o totalizador geral das contas financeiras do grupo "Disponibilidades".
✔ 3. Saldo: é o totalizador do "Movimento" somando o saldo inicial. Ou seja, é o total geral da soma das contas financeiras naquele período mais o saldo inicial.
Neste grupo, é exibido as informações do fluxo de caixa realizado. Sendo assim, são demonstrados os movimentos financeiros que tiveram seus lançamentos contabilizados no período, somando entradas e diminuindo saídas, relacionando os registros por grupo de contas conforme definição aplicada no filtro de geração do DFC Grupo de contas.
O valor atribuído as colunas de apresentação, devem corresponder ao valor dos lançamentos contábeis. As contas são exibidas por ordem sintéticas e analíticas.
O valor de cada resultado de conta deve ser avaliado pelo tipo de movimentação (Entrada ou saída), quando entrada o valor é positivo (+), quando saída deve ser negativo (-).
✔️ Segue abaixo alguns exemplos de origens das movimentações financeiras que contam no DFC:
✔ 5. Movimento: é o totalizador geral dos grupos de contas do bloco "Fluxo de caixa".
Este grupo é o totalizador dos acumuladores "Transferências recebidas", "Transferências enviadas" e "Lançamentos sem CAR".
✔ 7. Transferências recebidas: são movimentos financeiros de origem "Transferência", onde o tipo de operação é igual a Entrada, somando (+) o valor, independente se foram ou não contabilizados.
✔ 8. Transferências enviadas: são movimentos financeiros de origem "Transferência", onde o tipo de operação é igual a Saída, diminuindo (-) o valor, independente se foram ou não contabilizados.
✔ 9. Lançamentos sem CAR: são todos os movimentos financeiros das origens definidas na opção "Fluxo de caixa" que não geraram lançamento contábil. Os movimentos financeiros de origem "Transferência", não são listados aqui.
Importante notar que o bloco Disponibilidades mostra os valores por "Conta financeira". Já o Fluxo de caixa, mostra os valores por "Conta contábil".
Como homologar o DFC
A partir do Assistente financeiro (Tesouraria > Assistente financeiro) é possível realizar a conferência das informações contidas no DFC. Sendo assim, caso se verifique alguma divergência nos valores apresentados pelo relatório, é possível inserir a conta contábil e o período que deseja-se verificar as informações, realizando um comparativo para detectar divergências.
Portanto, dia a dia pode-se analisar valores e identificar possíveis contas que foram esquecidas de serem configuradas no DF-e através do assistente financeiro.