Credenciadora de cartão
Objetivo
As Credenciadoras de cartão tem o objetivo de cadastrar os estabelecimentos para aceitarem cartões como forma de pagamento e capturar as compras por meio dos pontos de venda, conhecidos como “maquininhas”. São responsáveis pela comunicação da autorização e liquidação de uma compra.
As Bandeiras de cartão são intermediadoras da venda, entre o lojista que passou o cartão e a operadora de crédito responsável pela emissão do cartão (Visa, Maestro, Martercard, Elo, entre outros).
O Emissor do cartão é uma instituição financeira que emite o cartão. Embora a "bandeira" (ou "marca") do cartão seja responsável por intermediar as suas operações, é o emissor (quase sempre um banco) que define as taxas de juros, o limite de crédito e outras questões financeiras.
Processos
A credenciadora refere-se ao cadastro de um fornecedor do tipo "credenciadora". Com isso, deve-se cadastrar o fornecedor através do Módulo Compras > Fornecedores > Novo.
Na tela de cadastro, aba Identificação, deve-se marcar a opção "Credenciadora" para atribuir o tipo ao fornecedor.
Após, deve-se efetuar o cadastro da credenciadora de cartões através do Módulo Tesouraria > Listas > Credenciadora de cartão.
Para iniciar o processo, basta clicar no botão Novo e preencher os dados solicitados:
-
Descrição: deve-se adicionar uma descrição como identificação para a credenciadora;
-
Credenciadora: deve-se selecionar o cadastro do fornecedor do tipo "credenciadora";
-
CNPJ/CPF: esse campo é preenchido automaticamente após informar a credenciadora;
-
Bandeira: selecionar a bandeira referente o cartão.
Funcionalidades
A aplicação de Operação com cartão, é utilizada no processo de faturamento ao lançar uma Nota fiscal eletrônica ao consumidor (65),
Para mais detalhes sobre lançar uma NFC-e, basta acessar o Manual NFC-e.
Na tela de Emissão de nota fiscal, aba Financeiro, deve-se selecionar a opção Cartão de crédito no campo Forma de pagto, com isso, será exibido o ícone para acessar a tela de Operação com cartão.
A tela de Operação de cartão exibe os campos:
-
Credenciadora: onde deve-se selecionar a credenciadora do cartão;
-
Bandeira: informar a bandeira do cartão. Caso a credenciadora tenha apenas uma bandeira, este campo é preenchido automaticamente;
-
Núm. da autorização: informar o número da autorização disponível no recibo emitido pela "maquininha".
Observação
Se durante a autorização da nota, a SEFAZ apresentar alguma rejeição do tipo: "Rejeição: Código da bandeira de cartão de crédito e/ou débito inexistente", pode-se editar a nota fiscal pendente, acessar o ícone na grid de parcelamento e informar um cartão.