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Requisição de materiais

Objetivo

O processo Requisição de materiais consiste em atender as demandas da empresa e/ou suas filiais, seja para atender uma requisição de material de um determinado almoxarifado, quanto efetuar uma transferência de mercadoria entre almoxarifados pertencentes a mesma filial ou de outras filiais.

Acesso em: Módulo Estoque > Requisição de materiais.

Processos

Para iniciar o processo, deve-se clicar no botão Novo e preencher os dados da requisição e os devidos itens.

Tipos de requisição de materiais:

Na tela de cadastro contém o campo Tipo, onde é possível selecionar o tipo de requisição desejada:

  • Requisição de material
  • Transferência
  • Requisição de materiais

    Requisição de materiais - tipo "Requisição de material"

    O tipo “Requisição de material” visa atender a necessidade interna da empresa, como por exemplo, materiais de consumo administrativo e também materiais consumidos pela produção.

    Exemplo

    Requisição de materiais - tipo "Transferência"

    O tipo Transferência tem como principal funcionalidade transferir estoque entre almoxarifados da mesma filial ou entre filiais.

    O que difere estas duas funcionalidades é o campo "Almox. Destino" no cadastro da requisição.

    Exemplo2

    ✔️ Exemplificando o processo:

    Fluxograma

    Para utilizar o processo do tipo Transferência, faz-se necessário criar um almoxarifado de trânsito em : Estoque > Almoxarifado > Novo.

    Esse procedimento consiste em criar um almoxarifado que identifique que o material está sendo transportado até outra filial. Para isso, deve-se criar um almoxarifado com a descrição "Estoque em trânsito" e o campo Tipo "Trânsito".

    Configuração

    ➡️ Após criar o almoxarifado, deve-se parametrizar em: Inicio > Parametrização > Compras > Almoxarifado em trânsito.

    Parametrização

    Com a tela "Almoxarifado de trânsito" aberta, na coluna "Almoxarifado" basta clicar na lupa e resgatar o almoxarifado em trânsito que foi cadastrado, após deve-se clicar em “Salvar”.

    Observação

    Cada filial deve estar relacionada com seu respectivo almoxarifado em trânsito.

    Cadastrar requisição

    Tipo Requisição de material

    ✔ Aba Dados da requisição:

  • Campo Tipo :
  • Deve-se selecionar o campo Tipo como Requisição de material.

    Dados da requisição

  • Campo Tipo Doc. :
  • O lançamento da requisição pode ser efetuado por alguns caminhos dentro do sistema:

    1. Manual: o processo para gerar a requisição é feito manualmente;
    2. PCP: a requisição precisa estar vinculada a uma Ordem de Produção (OP) no sistema PCP, pois para montar uma OP necessita-se requisitar os materiais que serão utilizados no processo produtivo. Dito isso, na mesma tela, logo abaixo do “Tipo Doc.” é solicitado o código ou número da OP.
    3. PCP

    4. Montagem / Desmontagem de kits: este processo consiste em agrupar itens que serão utilizado para uma mesma finalidade em forma de kit.
    5. Ao realizar a montagem, o sistema lança uma requisição de material dos componentes do kit. Para visualizar, na tela de "Montagens/Desmontagens de kits" ir em "Mais opções" e "Rastrear requisição". A requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Montagem/Desmontagem".

      Montagem/Desmontagem de kits

    6. Transformação de itens: este processo funciona basicamente como uma "mini produção", onde um item será consumido para transforma-se em um novo produto.
    7. Ao realizar este procedimento, o sistema realiza a baixa no estoque do item que foi consumido, através de uma requisição de material. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > "Requisição de materiais", a requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Transformação de itens".

      Transformação de itens

    8. Serviço e OS: ao prestar um tipo de serviço, como por exemplo trocar uma lâmpada, é necessário que se possua os materiais necessário para executá-lo.
    9. Ao solicitar o item que será utilizado no processo, através do sistema Serviços, o sistema M2 realiza a baixa no estoque através de uma requisição de material. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > "Requisição de materiais", a requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Serviço".

    Serviços

    Quando a requisição é gerada pelos processos como PCP, Montagem/Desmontagem, Serviços, entre outros, a coluna Origem na tela de registros de requisição de materiais, exibe o processo de origem onde foi gerada a requisição.

    Tabela origem

    Importante

    • Se a requisição for lançada de forma manual pela tela de "Requisição de materiais > Novo”, mesmo alterando o campo "Tipo Doc.", a coluna Origem fica como Manual.
    • Se a quantidade solicitada nestes processos acima exceder a quantidade de material que se tem em estoque, exibirá uma mensagem de alerta : Saldo disponível está menor que quantidade informada.

    ✔ Aba Itens:

    Nesta aba deve-se buscar o item que deseja requisitar. Este processo pode ser realizado de duas formas, através do botão “Novo” ou “Código de barras”.

  • Botão Novo: nesta tela deve-se preencher os campos solicitados, informando os itens a serem requisitados;
  • Aba itens

    ✔️ O sistema M2 oferece a opção de “Reservar” o item, a cada pedido e requisição que é registrado no sistema M2, uma reserva é gerada e, ao faturar o pedido ou requisição a reserva é atendida.

    Na parte inferior da tela é possível verificar o saldo em estoque, saldo disponível deste item, as reservas lançadas e o saldo da Fila de reserva.

    Em seguida deve-se clicar no botão Salvar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.

  • Botão Código de Barras : nesta opção é possível buscar o item através do número do código de barras por bipagem ou digitando manualmente, entretanto, este processo só é viável se o item possuir o código de barras cadastrado no sistema (Estoque > Itens e serviços > editar o item > aba Código de barras).
  • Código de barras

    Em seguida deve-se clicar no botão Lançar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.

    Etapa itens

    Após inserir os itens, basta clicar no botão "Processar", a nova requisição será exibida na tela de registros com o status "Aberto".

    Tipo Transferência

    O processo de cadastro da requisição segue o mesmo procedimento do Tipo Requisição de material, deve-se selecionar o campo tipo como "Transferência" e informar o campo Almox. destino.

    ✔ Aba Dados da requisição:

    Transferência

  • Campo Almox. destino: neste campo deve-se selecionar o almoxarifado "Estoque em trânsito" para transferência entre filiais ou informar o almoxarifado de destino pertencente a mesma Empresa/Filial.
  • Campo Tipo Doc. : sempre será do tipo Manual.

    Ao finalizar o cadastro da requisição, deve-se emitir uma nota fiscal de saída. Para entender este processo, acessar o manual Transferência de mercadorias entre filiais.

  • Botão Mais opções

    Mais opções

  • Notas e anexos: exibe a tela para vincular um anexo ou inserir uma observação.
  • Imprimir: exibe o espelho da requisição para impressão.
  • Cancelar: serve para cancelar a requisição cadastrada
  • Atender requisição: este processo resume-se em comunicar para o sistema que a requisição será verificada e executada.
  • Substituir itens: caso necessita-se trocar o item que foi cadastrado na requisição, utiliza-se esta opção.
  • Transferir requisição para outra filial: transferência de uma requisição gerada em determinada filial para outra filial.
  • Importante

    Somente registros com status em Aberto podem ser transferidos.

  • Consultar atendimento: utiliza-se para verificar as informações do atendimento da requisição.
  • Cancelar saldos: cancela o saldo restante (não atendido) da requisição.
  • Histórico: serve para visualizar o histórico de requisição do material selecionado.
  • Rastrear nota fiscal de saída: utilizado para consultar a nota fiscal de saída da requisição, caso seja do tipo “transferência”.
  • Rastrear faturamento: verificar faturamento da requisição.
  • Os campos com os filtros de pesquisa e o botão “Pesquisar” seguem o padrão M2, pode-se também utilizar os filtros avançados conforme necessidade.

    Atendimentos de requisição

    👉 O procedimento de atendimento de requisição pode ser realizado de duas formas:

  • Selecionar a(s) requisição(ões) e através do botão Mais opções > Atender requisição, será exibida a tela de Atendimentos de requisição, após deve-se informar a quantidade atendida e clicar no botão "Finalizar". A requisição atendida aparecerá na tela de registros, com o status Atendido.
  • Atendimentos de requisição

    Importante

    Caso a quantidade atendida for menor que a requisitada, o status da requisição ficará como Parcial.

    Através do botão "Mais opções" da tela de Atendimento, pode-se:

    1. Zerar quantidades atendidas: utiliza-se para reescrever a quantidade que foi verificada no momento do atendimento.
    2. Atender todas: utilizada para fazer o atendimento de todas as requisições em aberto.
    3. Configuração: se deseja-se habilitar automaticamente a quantidade atendida conforme a quantidade em estoque.

    O processo de atendimento da requisição, realiza uma movimentação de estoque. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > Requisição de materiais > Relatórios > Extrato de estoque.

    Extrato de estoque

    ✔ É possível verificar que houve uma movimentação de saída a partir do atendimento, gerando uma alteração no saldo disponível em estoque.

  • Outra forma de realizar o atendimento é pela caixa de "Atendimentos de requisição" disponível em Módulo Estoque. Nesta tela, deve-se clicar no botão "Adicionar requisições" selecionar as requisições que se deseja atender, após adicionadas, corfimar se a quantidade atendida está de acordo com a que foi requisitada e clicar em "Finalizar". A requisição atendida aparecerá na tela de registros, com o status Atendido.
  • Atendimentos de requisição

    Atualização: Ago/22

    Importante

    No extrato de estoque tem-se a coluna Número (código da requisição), a partir do código apresentado nesta coluna, é possível encontrar a requisição que foi atendida. Lembrando que o código exibido é o número da requisição e não o número do atendimento da requisição.

    Extrato

    👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!😉

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