Requisição de materiais
Objetivo
O processo Requisição de materiais consiste em atender as demandas da empresa e/ou suas filiais, seja para atender uma requisição de material de um determinado almoxarifado, quanto efetuar uma transferência de mercadoria entre almoxarifados pertencentes a mesma filial ou de outras filiais.
Acesso em: Módulo Estoque > Requisição de materiais.
Processos
Para iniciar o processo, deve-se clicar no botão Novo e preencher os dados da requisição e os devidos itens.
Tipos de requisição de materiais:
Na tela de cadastro contém o campo Tipo, onde é possível selecionar o tipo de requisição desejada:
Requisição de materiais - tipo "Requisição de material"
O tipo “Requisição de material” visa atender a necessidade interna da empresa, como por exemplo, materiais de consumo administrativo e também materiais consumidos pela produção.
Requisição de materiais - tipo "Transferência"
O tipo Transferência tem como principal funcionalidade transferir estoque entre almoxarifados da mesma filial ou entre filiais.
O que difere estas duas funcionalidades é o campo "Almox. Destino" no cadastro da requisição.
✔️ Exemplificando o processo:
Para utilizar o processo do tipo Transferência, faz-se necessário criar um almoxarifado de trânsito em : Estoque > Almoxarifado > Novo.
Esse procedimento consiste em criar um almoxarifado que identifique que o material está sendo transportado até outra filial. Para isso, deve-se criar um almoxarifado com a descrição "Estoque em trânsito" e o campo Tipo "Trânsito".
➡️ Após criar o almoxarifado, deve-se parametrizar em: Inicio > Parametrização > Compras > Almoxarifado em trânsito.
Com a tela "Almoxarifado de trânsito" aberta, na coluna "Almoxarifado" basta clicar na lupa e resgatar o almoxarifado em trânsito que foi cadastrado, após deve-se clicar em “Salvar”.
Observação
Cada filial deve estar relacionada com seu respectivo almoxarifado em trânsito.
Cadastrar requisição
Tipo Requisição de material
✔ Aba Dados da requisição:
Deve-se selecionar o campo Tipo como Requisição de material.
O lançamento da requisição pode ser efetuado por alguns caminhos dentro do sistema:
- Manual: o processo para gerar a requisição é feito manualmente;
- PCP: a requisição precisa estar vinculada a uma Ordem de Produção (OP) no sistema PCP, pois para montar uma OP necessita-se requisitar os materiais que serão utilizados no processo produtivo. Dito isso, na mesma tela, logo abaixo do “Tipo Doc.” é solicitado o código ou número da OP.
- Montagem / Desmontagem de kits: este processo consiste em agrupar itens que serão utilizado para uma mesma finalidade em forma de kit.
- Transformação de itens: este processo funciona basicamente como uma "mini produção", onde um item será consumido para transforma-se em um novo produto.
- Serviço e OS: ao prestar um tipo de serviço, como por exemplo trocar uma lâmpada, é necessário que se possua os materiais necessário para executá-lo.
Ao realizar a montagem, o sistema lança uma requisição de material dos componentes do kit. Para visualizar, na tela de "Montagens/Desmontagens de kits" ir em "Mais opções" e "Rastrear requisição". A requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Montagem/Desmontagem".
Ao realizar este procedimento, o sistema realiza a baixa no estoque do item que foi consumido, através de uma requisição de material. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > "Requisição de materiais", a requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Transformação de itens".
Ao solicitar o item que será utilizado no processo, através do sistema Serviços, o sistema M2 realiza a baixa no estoque através de uma requisição de material. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > "Requisição de materiais", a requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Serviço".
Quando a requisição é gerada pelos processos como PCP, Montagem/Desmontagem, Serviços, entre outros, a coluna Origem na tela de registros de requisição de materiais, exibe o processo de origem onde foi gerada a requisição.
Importante
- Se a requisição for lançada de forma manual pela tela de "Requisição de materiais > Novo”, mesmo alterando o campo "Tipo Doc.", a coluna Origem fica como Manual.
- Se a quantidade solicitada nestes processos acima exceder a quantidade de material que se tem em estoque, exibirá uma mensagem de alerta : Saldo disponível está menor que quantidade informada.
✔ Aba Itens:
Nesta aba deve-se buscar o item que deseja requisitar. Este processo pode ser realizado de duas formas, através do botão “Novo” ou “Código de barras”.
✔️ O sistema M2 oferece a opção de “Reservar” o item, a cada pedido e requisição que é registrado no sistema M2, uma reserva é gerada e, ao faturar o pedido ou requisição a reserva é atendida.
Na parte inferior da tela é possível verificar o saldo em estoque, saldo disponível deste item, as reservas lançadas e o saldo da Fila de reserva.
Em seguida deve-se clicar no botão Salvar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.
Em seguida deve-se clicar no botão Lançar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.
Após inserir os itens, basta clicar no botão "Processar", a nova requisição será exibida na tela de registros com o status "Aberto".
Tipo Transferência
O processo de cadastro da requisição segue o mesmo procedimento do Tipo Requisição de material, deve-se selecionar o campo tipo como "Transferência" e informar o campo Almox. destino.
✔ Aba Dados da requisição:
Ao finalizar o cadastro da requisição, deve-se emitir uma nota fiscal de saída. Para entender este processo, acessar o manual Transferência de mercadorias entre filiais.
Botão Mais opções
Importante
Somente registros com status em Aberto podem ser transferidos.
Os campos com os filtros de pesquisa e o botão “Pesquisar” seguem o padrão M2, pode-se também utilizar os filtros avançados conforme necessidade.
Atendimentos de requisição
👉 O procedimento de atendimento de requisição pode ser realizado de duas formas:
Importante
Caso a quantidade atendida for menor que a requisitada, o status da requisição ficará como Parcial.
Através do botão "Mais opções" da tela de Atendimento, pode-se:
- Zerar quantidades atendidas: utiliza-se para reescrever a quantidade que foi verificada no momento do atendimento.
- Atender todas: utilizada para fazer o atendimento de todas as requisições em aberto.
- Configuração: se deseja-se habilitar automaticamente a quantidade atendida conforme a quantidade em estoque.
O processo de atendimento da requisição, realiza uma movimentação de estoque. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > Requisição de materiais > Relatórios > Extrato de estoque.
✔ É possível verificar que houve uma movimentação de saída a partir do atendimento, gerando uma alteração no saldo disponível em estoque.
Importante
No extrato de estoque tem-se a coluna Número (código da requisição), a partir do código apresentado nesta coluna, é possível encontrar a requisição que foi atendida. Lembrando que o código exibido é o número da requisição e não o número do atendimento da requisição.
👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!😉