Ir para o conteúdo

Aviso de contas a receber vencidas

Objetivo

O objetivo do processo de Aviso de contas a receber vencidas é reduzir a inadimplência, disparando mensagens através de e-mails, lembrando os clientes sobre títulos a vencer e atrasados.

Parametrização

Para ativar o processo de envio de e-mail de aviso de títulos vencidos, deve-se configurar a opção "Aviso de contas a receber vencidas".

Parametrização - Aviso de contas a receber vencidas

Acesso em: módulo Início > Parametrização > Contas a receber > Aviso de contas a receber vencidas.

✔️ Configurações - Envio de e-mail:

Tela Aviso de contas a receber vencidas

Campos:

  • Habilitar consulta de títulos vencidos para os clientes:

    • Sim - habilita o serviço de envio, o mesmo será executado diariamente às 7h. Ao habilitar, o sistema valida o parâmetro "Enviar e-mail de aviso de título vencido" disponível na aba Financeiro do cadastro de cliente, para efetuar o envio do e-mail;

    • Não - não habilita o serviço e ignora as demais configurações;

  • E-mail remetente: Este campo é utilizado para informar o e-mail do remetente que receberá a mensagem referente aos títulos vencidos e a vencer. Sendo assim quando utilizada a funcionalidade "E-mails de aviso de vencimento", o sistema irá inserir como remetente, o e-mail descrito na parametrização.

    Após inserir um e-mail válido na parametrização deve-se acessar o sistema Useall: Central > Parametrização > Mensageira > Contas de e-mail > Mais opções > Remetentes autorizados, onde deve-se realizar as configurações do e-mail, assim como descrito na informação ao lado do campo "E-mail remetente";

    Aviso de contas a receber vencidas

  • Quando enviar:

    • No vencimento: essa opção envia o e-mail no dia de vencimento do título;

    • Após o vencimento: essa opção, habilita o campo “Dias para envio após o vencimento”, onde deve ser informado a quantidade de dias úteis para ser enviado o e-mail;

  • Enviar títulos emitidos a partir de: essa opção configura a data para de emissão de e-mail dos títulos.

✔️ Configurações - Templates de e-mail:

Após realizar a configuração de envio de e-mail, deve-se configurar o Template (texto da mensagem que será enviada), disponível em Início > Parametrização > Comum > Templates de e-mail.

Basta selecionar o processo “Títulos vencidos”, clicar no “botão Novo” e após clicar no “botão Padrão”, com isso o sistema carregará o template conforme a configuração da opção “Quando enviar” na tela de Aviso de contas a receber vencidas. Para cada opção foi disponibilizado um template.

Caso haja um template configurado e seja efetuado a alteração da opção “Quando enviar”, é necessário reconfigurá-lo. Para isso, edite e clique no botão “Padrão” para carregar o template correto.

✔️ Configurações - Cadastro do cliente:

No cadastro de clientes deve-se marcar a opção "Enviar e-mails de aviso de título vencido, disponível em Vendas > Clientes > aba Financeiro.

Na tela de consulta de clientes, deve-se marcar essa mesma opção, no cadastro de contatos, disponível em: Vendas > Clientes > Mais opções > Contatos > aba Contato.

Cadastro de contatos

Na tela de consulta do cadastro de clientes, deve-se habilitar o processo de Consulta pública de boletos, disponível em Receber > Clientes > Mais opções > Consulta Pública de boletos - clicar em Habilitar.

Consulta de clientes

✔️ Configurações - Contas a receber:

Na tela de consulta do contas a receber, deve-se selecionar os títulos e clicar na opção "Marcar para enviar e-mail" disponível em "Mais opções > E-mails de aviso de vencimento", com isso o sistema enviará o aviso somente para os títulos marcados. Caso necessite retirar títulos da lista marcada para envio, basta selecioná-los e clicar no botão "Marcar para não enviar e-mail" também disponível em Módulo Receber > Contas a receber > Mais opções > E-mails de aviso de vencimento".

Marcar e desmarcar envio de e-mail

Processos

Após efetuar as configurações do processo, serão enviados os e-mails, conforme configurados, para os títulos de contas a receber que estiverem vencidos ou a vencer.

Lembrando que o serviço é disparado automaticamente uma vez ao dia, exatamente as 7:00h (AM), caso queira efetuar um envio de e-mail fora do tempo de disparo automático, deve-se seguir o seguinte processo:

  • No título de contas a receber, deve-se clicar no botão Mais opções > E-mails de aviso de vencimento;

  • Clicar no botão "Enviar e-mail agora".

Enviar e-mail agora

Com isso o e-mail é disparado.

Aviso

Uma vez que o envio de email de aviso de vencimento de título é disparado, a coluna Status e-mail vencimento muda para Enviado.

👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!! 😉

Voltar ao topo