Acerto
Objetivo
A ferramenta de Acerto é o meio pelo qual serão realizadas as renegociações de títulos, inclusive aqueles originados através de vendas realizadas no sistema Loja, para atender principalmente prestadores de serviços, que realizam compras em nome de seus clientes. Tendo como exemplo o cenário em que, um prestador de serviços que realiza reparos em residências, possui cadastro na loja, e realiza ele mesmo a compra de todos os materiais que utiliza, repassando ao final da obra os valores para que o cliente onde ele prestou o serviço realize o pagamento.
Durante a obra, ele vai até a loja, realiza as compras, todas a prazo, no momento das compras solicita ao atendente que informe o local onde a obra está sendo realizada. Ao final da obra, ou ao final de cada mês, ele vai até a loja e solicita a realização do acerto. Agora, os títulos poderão ser separados por local (para facilitar a identificação dos valores de cada cliente), renegociados e as notas fiscais emitidas. A depender da solicitação, os documentos fiscais poderão ser emitidos juntos, ou separadamente, inclusive sendo informado o cliente do prestador de serviço (proprietário da casa onde foi prestado o serviço) como o cliente da nota fiscal.
Parametrização
Para atender os objetivos acima descritos, foi criada a ferramenta de Acerto, que está localizada no Mais opções do Módulo Receber e será somente acessada se a parametrização Utilizar Loja estiver marcada como "Sim".
Acesso em: Iniciar > Parametrização > Comum > Utilizar loja.
Processos
Configurações do Acerto
Para iniciar o processo deve-se acessar : Módulo Receber > Mais opções > Loja - acerto.
Antes de iniciar o processo, é necessário realizar as configurações prévias para a renegociação, nota de débito, nota referenciada e NF-e, através do botão Configurações do acerto localizada na tela principal da listagem de acertos.
Novo acerto
Na aba dados do acerto, os dados do cliente devem ser inseridos e assim que a ação iniciar for acionada, o sistema vai direcionar o processo para a aba títulos onde serão listados todos os títulos de contas a receber e notas de débito que estão em aberto para o mesmo.
Na listagem de títulos é possível selecionar quais serão renegociados. Quando houver notas de débito e elas forem utilizadas, o saldo do acerto será abatido. Ainda na tela de títulos é possível agrupar os mesmos por local, basta clicar no ícone de localização, no canto superior direito da tela.
Após salvar a seleção de títulos, a próxima etapa é preparar a renegociação, nessa aba devem ser geradas as parcelas que substituirão os títulos mencionados anteriormente.
O botão gerar parcelas abrirá a tela de lançamento das contas a receber por renegociação. Quando for utilizada mais de uma parcela, é possível especificar dados como prazos, dia do vencimento, data do primeiro vencimento e também agrupar os títulos por local.
Por fim a última etapa do acerto é a emissão dos documentos fiscais. A depender da situação poderá ser emitido um documento apenas para todas as vendas realizadas no período para o cliente ou poderá ser emitido um documento fiscal para cada local/obra. A tela possui um parâmetro chamado "Agrupar documentos por locais" e um botão de iniciar emissão. Caso ele estiver marcado, será gerado um documento fiscal para cada local, do contrário um só.
Após iniciar a emissão do documento fiscal, será permitido alterar o cliente (para inserir o destinatário da prestação de serviços para a qual foram realizadas as vendas), alterar as quantidades dos itens, valor unitário, dados de transporte, descontos, outras despesas e informações complementares.
Aviso
Na montagem da nota fiscal, o sistema desconta a quantidade dos itens devolvidos.
A finalização do processo irá gerar um registro com status finalizado na listagem de acertos, através das opções de rastreio, localizadas no botão “Mais opções” da tela, é possível rastrear a renegociação, as notas fiscais geradas (rastreia apenas as que estão configuradas para ‘Gerar registro de NF diretamente na lista de NF’). Ao localizar a renegociação, nela é possível rastrear também através do botão “Mais opções”, os títulos substituídos e as contas a receber inseridas.