Pagamento bancário - PagFor
Conceitos
O processo de pagamento bancário viabiliza o pagamento de compromissos através da conta bancária da empresa. Para tanto, deve-se enviar um arquivo texto ao banco (arquivo de remessa), contendo as contas a pagar que devem ser liquidadas. No dia previamente agendado, o banco realizará a liquidação dessas contas e em seguida será gerado um arquivo de retorno, com as devidas informações dos títulos liquidados. O sistema M2 irá fazer a leitura desse arquivo de retorno efetuando a baixa dos títulos.
O DDA - Débito Direto Autorizado surge para facilitar o dia-a-dia das empresas, clientes e usuários. O sistema permite que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas. Os valores das transações, a exemplo do que já ocorre hoje, serão automaticamente creditados na conta corrente dos clientes credores. Fonte: https://portal.febraban.org.br/pagina/3051/1088/pt-br/dda. Acesso em 19/11/2021.
O M2 irá fazer a importação desse arquivo, para vincular o código de barras ao devido título.
Parametrização
Para parametrizar deve-se acessar: Início > Parametrização > Contas a pagar > Configuração de pagamento bancário.
Para parametrizar, deve-se clicar no botão "Novo" e na tela de configuração, informar os dados solicitados. Estas informações são fornecidas pelo banco.
Aviso
Lista dos bancos que estão homologados e ativos no sistema:
Processos
Para iniciar o processo deve-se acessar: Módulo Pagar. Dentro deste módulo contém as ferramentas DDA, Vincular códigos de barras, Remessas para pagto bancário, Retorno de pagto bancário.
DDA
- No módulo Pagar > Contas a pagar > DDA;
- Clicar no botão "Novo", informar a Conta (a mesma configurada na parametrização), selecionar o arquivo (*.txt) para importar e clicar no botão "Confirmar";
- Nesse momento habilita as demais guias exibindo os títulos de acordo com as modalidades;
- Posteriormente deve-se clicar em "Processar", a vinculação dos códigos de barras é efetuada;
- Caso algum vínculo não seja efetuado, pode-se fazê-lo manualmente, basta clicar no ícone do lápis, selecionar o título e clicar no botão "Vincular" ou utilizar o processo de Vincular códigos de barras.
Aviso
Os layouts de bancos homologados no sistema M2 são: Bradesco, Febraban e Itaú.
✔️ Para o M2, DDA funciona como uma espécie de convênio entre a empresa e o banco, por exemplo: A empresa Useall tem o convênio com o banco X e para a funcionalidade do processo, os fornecedores da Useall também devem ter convênio com o mesmo banco. Eles emitem o boleto contra a Useall e o banco reconhece para fazer a interligação. Não é qualquer boleto que pode utilizar esse processo, é necessário que o fornecedor tenha o convênio.
✔️ Após importar o arquivo DDA a empresa pode fazer a programação dos títulos que irão vencer nos próximos dias.
✔️ Lembrando que após a importação do arquivo DDA, o sistema M2 registra em cada título de contas a pagar o código de barras conforme informado no arquivo importado.
Vincular código de barras
Como vincular:
1. Acessar Módulo Pagar > Vincular código de barras.
2. Deve-se digitar o código de barras
3. O sistema irá procurar por um título com o código de barras informado, se apenas um título for encontrado, o vínculo será automático, exibindo a mensagem "Boleto vinculado". Caso contrário, o sistema exibirá a mensagem "Encontrado vários títulos. Indique o título correto", basta selecionar o título desejado e clicar em processar.
Desvincular código de barras
Se um título foi vinculado erroneamente a um código de barras, é possível desvinculá-lo. O processo é semelhante à vinculação, deve-se apenas escolher a operação "Desvincular".
Gerar Remessa
Remessa é o processo que permite a configuração e geração do arquivo de texto que será enviado ao banco. Para gerar uma remessa, deve-se executar os seguintes passos:
- No módulo Pagar > Contas a pagar;
- Deve-se selecionar os títulos desejados, lembrando que estes devem conter o código de barra vinculado;
- Clicar no botão "Mais Opções" > Pagamento bancário > Gerar Remessa;
- Preencher os dados nas abas Remessa e Títulos;
- Clicar em finalizar para gerar o arquivo de remessa.
Obs: O sistema verifica na lista de títulos selecionados, se existe títulos com contas bancárias diferentes, caso exista, exibirá uma mensagem de alerta ao finalizar a remessa.
Aba Remessa:
Deve-se informar os campos Data, Conta e Convênio, sendo:
Aba Títulos:
Essa grade exibe os títulos de contas a pagar que serão remetidos ao banco.
Deve-se informar os campos Modalidade e Tipo de movimento.
Para informar esses dados, deve-se editar o título, clicando no ícone do lápis, a tela "Alterar contas a pagar" será exibida.
Nessa tela é possível alterar as seguintes informações:
Quando a remessa for “depósito/transferência” entre contas, pode-se digitar nos campos abaixo, os dados necessários para o processo.
Modalidades
O sistema analisa cada título e sugere a modalidade de pagamento, por exemplo:
- ➡️ O título possui código de barras (através dos processos Pagar > Vincular códigos de barras ou Pagar > DDA):
- E não pertence ao mesmo banco da conta da remessa - o sistema irá sugerir a Modalidade "Pagamento de títulos de outros bancos".
- E pertencer ao mesmo banco da conta da remessa - o sistema irá sugerir a modalidade "Títulos registrados na cobrança do banco".
- ➡️ O título NÃO possui código de barras (sem código de barras vinculado):
- O sistema sugere o Tipo de movimento "Inclusão" e irá sugerir a conta bancária padrão, se o fornecedor tiver conta bancária cadastrada (Pagar > Fornecedor > Mais opções > Dados bancários).
- ➡️ O fornecedor NÃO possui conta no mesmo banco da conta da remessa:
- Se o valor do título for menor ou igual a R$ 999,99 (novecentos e noventa e nove reais e noventa e nove centavos), o sistema irá sugerir a Modalidade do tipo "DOC".
- Se o valor for maior ou igual a R$ 1.000,00 (Um mil reais), o sistema irá sugerir a Modalidade do tipo "TED".
Retorno
O processo de retorno serve para realizar a baixa automática dos títulos liquidados. O banco envia um arquivo de texto contendo a identificação dos títulos que foram liquidados. O sistema interpreta essas informações e realiza a baixa dos títulos.
Arquivo de retorno
Para processar um arquivo de retorno, deve-se executar os seguintes passos:
✔️ DICAS:
O retorno do pagamento bancário, pode tomar as seguintes ações:
Ocorrências do retorno de pagamento bancário:
Status do pagamento bancário do título:
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