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Pagamento bancário - PagFor

Conceitos

O processo de pagamento bancário viabiliza o pagamento de compromissos através da conta bancária da empresa. Para tanto, deve-se enviar um arquivo texto ao banco (arquivo de remessa), contendo as contas a pagar que devem ser liquidadas. No dia previamente agendado, o banco realizará a liquidação dessas contas e em seguida será gerado um arquivo de retorno, com as devidas informações dos títulos liquidados. O sistema M2 irá fazer a leitura desse arquivo de retorno efetuando a baixa dos títulos.

O DDA - Débito Direto Autorizado surge para facilitar o dia-a-dia das empresas, clientes e usuários. O sistema permite que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas. Os valores das transações, a exemplo do que já ocorre hoje, serão automaticamente creditados na conta corrente dos clientes credores. Fonte: https://portal.febraban.org.br/pagina/3051/1088/pt-br/dda. Acesso em 19/11/2021.

O M2 irá fazer a importação desse arquivo, para vincular o código de barras ao devido título.

Parametrização

Para parametrizar deve-se acessar: Início > Parametrização > Contas a pagar > Configuração de pagamento bancário.

Parametrização - PagFor

Para parametrizar, deve-se clicar no botão "Novo" e na tela de configuração, informar os dados solicitados. Estas informações são fornecidas pelo banco.

Configuração de pagamento bancário

Aviso

Lista dos bancos que estão homologados e ativos no sistema:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú
  • Santander
  • Sicoob
  • Sicred
  • Processos

    Para iniciar o processo deve-se acessar: Módulo Pagar. Dentro deste módulo contém as ferramentas DDA, Vincular códigos de barras, Remessas para pagto bancário, Retorno de pagto bancário. pagamento bancário

    DDA

    No sistema M2, DDA é o processo que permite vincular o código de barras dos boletos nos títulos de forma automática. Após acessar o sistema do banco e efetuar o download do arquivo (baixar o arquivo DDA), deve-se executar os seguintes passos no sistema M2:

    1. No módulo Pagar > Contas a pagar > DDA;
    2. Clicar no botão "Novo", informar a Conta (a mesma configurada na parametrização), selecionar o arquivo (*.txt) para importar e clicar no botão "Confirmar";
    3. DDA

    4. Nesse momento habilita as demais guias exibindo os títulos de acordo com as modalidades;
    5. DDA

    6. Posteriormente deve-se clicar em "Processar", a vinculação dos códigos de barras é efetuada;
    7. Caso algum vínculo não seja efetuado, pode-se fazê-lo manualmente, basta clicar no ícone do lápis, selecionar o título e clicar no botão "Vincular" ou utilizar o processo de Vincular códigos de barras.
    8. DDA

    Aviso

    Os layouts de bancos homologados no sistema M2 são: Bradesco, Febraban e Itaú.

    👉 Dicas:

    ✔️ Para o M2, DDA funciona como uma espécie de convênio entre a empresa e o banco, por exemplo: A empresa Useall tem o convênio com o banco X e para a funcionalidade do processo, os fornecedores da Useall também devem ter convênio com o mesmo banco. Eles emitem o boleto contra a Useall e o banco reconhece para fazer a interligação. Não é qualquer boleto que pode utilizar esse processo, é necessário que o fornecedor tenha o convênio.

    ✔️ Após importar o arquivo DDA a empresa pode fazer a programação dos títulos que irão vencer nos próximos dias.

    ✔️ Lembrando que após a importação do arquivo DDA, o sistema M2 registra em cada título de contas a pagar o código de barras conforme informado no arquivo importado.

    Vincular código de barras

    Quando se faz uma remessa usando uma modalidade referente ao pagamento de boleto, é necessário que o título tenha código de barras. O sistema não gera o código de barras do título, mas permite que seja vinculado um código de barras a uma conta a pagar ou efetuar a vinculação automática pela importação do arquivo DDA.

    Como vincular:

    1. Acessar Módulo Pagar > Vincular código de barras.

    2. Deve-se digitar o código de barras ou usar o leitor de código de barras.

    3. O sistema irá procurar por um título com o código de barras informado, se apenas um título for encontrado, o vínculo será automático, exibindo a mensagem "Boleto vinculado". Caso contrário, o sistema exibirá a mensagem "Encontrado vários títulos. Indique o título correto", basta selecionar o título desejado e clicar em processar.

    Vincular código de barras

    Desvincular código de barras

    Se um título foi vinculado erroneamente a um código de barras, é possível desvinculá-lo. O processo é semelhante à vinculação, deve-se apenas escolher a operação "Desvincular".

    Desvincular código de barras

    Gerar Remessa

    Remessa é o processo que permite a configuração e geração do arquivo de texto que será enviado ao banco. Para gerar uma remessa, deve-se executar os seguintes passos:

    1. No módulo Pagar > Contas a pagar;
    2. Deve-se selecionar os títulos desejados, lembrando que estes devem conter o código de barra vinculado;
    3. Obs: O sistema verifica na lista de títulos selecionados, se existe títulos com contas bancárias diferentes, caso exista, exibirá uma mensagem de alerta ao finalizar a remessa.

    4. Clicar no botão "Mais Opções" > Pagamento bancário > Gerar Remessa;
    5. Gerar remessa

    6. Preencher os dados nas abas Remessa e Títulos;
    7. Clicar em finalizar para gerar o arquivo de remessa.

    Aba Remessa:

    Deve-se informar os campos Data, Conta e Convênio, sendo:

  • Data: data da remessa que será informada no arquivo de texto.
  • Conta: conta corrente que será usada para pagar a dívida.
  • Convênio: número do convênio junto ao banco.
  • Gerar remessa - aba Remessa

    Aba Títulos:

    Essa grade exibe os títulos de contas a pagar que serão remetidos ao banco.

    Deve-se informar os campos Modalidade e Tipo de movimento.

    Gerar remessa - aba Títulos

    Para informar esses dados, deve-se editar o título, clicando no ícone do lápis, a tela "Alterar contas a pagar" será exibida.

    Gerar remessa - Alterar contas a pagar

    Nessa tela é possível alterar as seguintes informações:

    Gerar remessa - Alterar dados

    Quando a remessa for “depósito/transferência” entre contas, pode-se digitar nos campos abaixo, os dados necessários para o processo.

    Gerar remessa - Alterar dados

    Modalidades

    O sistema analisa cada título e sugere a modalidade de pagamento, por exemplo:

    ➡️ O título possui código de barras (através dos processos Pagar > Vincular códigos de barras ou Pagar > DDA):
  • E não pertence ao mesmo banco da conta da remessa - o sistema irá sugerir a Modalidade "Pagamento de títulos de outros bancos".
  • E pertencer ao mesmo banco da conta da remessa - o sistema irá sugerir a modalidade "Títulos registrados na cobrança do banco".
  • ➡️ O título NÃO possui código de barras (sem código de barras vinculado):
  • O sistema sugere o Tipo de movimento "Inclusão" e irá sugerir a conta bancária padrão, se o fornecedor tiver conta bancária cadastrada (Pagar > Fornecedor > Mais opções > Dados bancários).
  • ➡️ O fornecedor NÃO possui conta no mesmo banco da conta da remessa:
  • Se o valor do título for menor ou igual a R$ 999,99 (novecentos e noventa e nove reais e noventa e nove centavos), o sistema irá sugerir a Modalidade do tipo "DOC".
  • Se o valor for maior ou igual a R$ 1.000,00 (Um mil reais), o sistema irá sugerir a Modalidade do tipo "TED".
  • ✔️ É possível rastrear a remessa do título acessando o botão Mais opções > Rastrear > Remessa para pagamento bancário.

    Retorno

    O processo de retorno serve para realizar a baixa automática dos títulos liquidados. O banco envia um arquivo de texto contendo a identificação dos títulos que foram liquidados. O sistema interpreta essas informações e realiza a baixa dos títulos.

    Arquivo de retorno

    Para processar um arquivo de retorno, deve-se executar os seguintes passos:

  • Acessar o processo "Retorno de pagamento bancário" no módulo Pagar.
  • Clicar no botão "Novo".
  • Deve-se informar a Data e a Conta financeira.
  • Selecionar o arquivo de retorno desejado.
  • Clicar no botão "Confirmar".
  • Retorno

  • Verificar em cada aba, as informações destacadas para avaliar se existe alguma divergência e efetuar os ajustes se necessário.
  • Posterior, deve-se clicar no botão "Processar".
  • Retorno

    ✔️ DICAS:

    O retorno do pagamento bancário, pode tomar as seguintes ações:

  • Confirmar o agendamento de pagamento.
  • Confirmar o pagamento, gerando a liquidação do título.
  • Retirar o título do pagamento bancário.
  • Ocorrências do retorno de pagamento bancário:

  • Títulos que foram pagos têm a ocorrência de liquidação. São exibidos na aba Liquidações.
  • Títulos que foram enviados e foram aceitos pelo banco, aparecem na aba Confirmações.
  • Títulos que foram enviados e houve rejeição, aparecem na aba Rejeições.
  • Todas as demais operações aparecem na aba Outros.
  • Status do pagamento bancário do título:

    Status pagamento bancário

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