Ir para o conteúdo

Orçamento empresarial

Conceitos

O orçamento empresarial é um instrumento fundamental do planejamento financeiro, que permite projetar as receitas e despesas da empresa em um determinado período. Esse documento costuma ser elaborado anualmente ou mensalmente, como parte do planejamento estratégico do negócio.

O orçamento empresarial deve ser visto como uma ferramenta de gestão estratégica, que tem como foco resultados e a manutenção da saúde financeira da empresa. Ele é crucial para uma tomada de decisão precisa, independentemente do setor da empresa. É muito mais que um controle para manter as contas positivas. Quando bem trabalhado, é altamente eficaz para a empresa ser sustentável financeiramente e poder planejar e escalar o atingimento de objetivos e metas.

Objetivo

O objetivo é definir e controlar os custos de operação do negócio e o quanto cada setor interno requer de investimentos. Sendo assim, reúne qual a quantia disponível em caixa, qual é o gasto previsto de custos fixos, qual o valor destinado a custos variáveis e quanto de dinheiro é necessário obter de ganhos para manter as atividades da empresa em pleno funcionamento e possibilitar os objetivos de crescimento do negócio.

✔️ Dentro do orçamento empresarial, é normal observar as seguintes características:

  • Planejamento de Vendas;
  • Projeção das deduções de vendas;
  • Custo de produção ou aquisição de mercadorias para revenda;
  • Gastos com mão de obra;
  • Despesas operacionais;
  • Previsões de investimentos.
  • Parametrização

    Para utilização do orçamento empresarial, é necessário dentro do M2 ter alguns parâmetros pré-definidos.

    1. Primeiramente é necessário realizar as configurações do CAR para o uso no DFC. Lembrando que o orçamento empresarial utiliza-se do Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC) para extrair informações. Para entender melhor estas configurações, clique aqui.

    2. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Utilizar contabilidade.

    orçamento empresarial

    A partir desta configuração é possível realizar a ativação para contabilizar lançamentos e definir o plano de contas padrão.

    3. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Utilizar centro de custos.

    orçamento empresarial

    Para que o lançamento de centro de custos seja habilitado nos processos, é necessário definir qual o plano de centro de custos de cada empresa.

    4. Acessar: Módulo Início > Parametrização > Contabilidade > Plano CAR.

    orçamento empresarial

    Após configurado as contas contábeis, Centro de custos e CAR deve-se deixar configurado as regras contábeis de acordo com a necessidade de cada cliente. Acessar: Módulo Contábil > Contas contábeis.

    orçamento empresarial

    Importante

    As contas contábeis que participarão do orçamento empresarial, devem ser do tipo Analítica e estarem marcadas Desdobra centro de custos e Desdobra CAR.

    Além disto, para facilitar a usabilidade, é possível vincular o CAR diretamente no cadastro do cliente/fornecedor para que o CAR seja apropriado automaticamente.

    orçamento empresarial

    Processos

    Para criar um orçamento empresarial deve-se acessar: Módulo Contábil > Orçamento empresarial > Novo.

    orçamento empresarial

    O cadastro do orçamento é dividido em algumas abas para preenchimento.

    Abas:

  • Cadastro: nesta aba deve-se definir o Nome deste plano orçamentário e o Período que é o mês de início e fim do plano.
  • orçamento empresarial

    Ao lado direito da tela é possível anexar documentos e anotações, para que seja possível controlar os documentos utilizados para a criação do plano. Após, deve-se clicar em Salvar e prosseguir para próxima aba.

  • CAR: clicar em "Novo" e selecionar quais CAR serão utilizados no plano corrente. Clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.
  • orçamento empresarial

  • Centro de custos: clicar em "Novo" e selecionar o centro de custo desejado. Após, clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.
  • orçamento empresarial

  • Contas: clicar em "Novo" e selecionar as contas que participarão do plano. Também é importante marcar se estas contas serão de entrada ou de saída. Após, clicar em "Adicionar" e prosseguir para próxima aba.

    orçamento empresarial

  • Orçamento: nesta aba deve-se clicar em "Montar", ao fazer isso o sistema irá processar e montar a composição de acordo com as seleções das abas anteriores. Pode-se lançar diretamente nas contas os valores previstos para o plano ou exportar para o excel o plano de cada CAR. No excel deve-se atualizar o valor e importar novamente para o sistema. Na tela possui os botões Importar e Exportar, para realizar estas ações.

    orçamento empresarial

    orçamento empresarial

    Após estas etapas o plano orçamentário está finalizado, apresentando as entradas e saídas.

    orçamento empresarial

    Na tela de registro do Orçamentos empresariais tem-se o botão Mais Opções, onde apresenta as seguintes opções:

    orçamento empresarial

    Aprovar: opção para aprovar o orçamento mudando o plano selecionado do status "Digitado" para o status "Aprovado".

    Desaprovar: opção para desaprovar o orçamento mudando o plano selecionado do status "Aprovado" para o status "Digitado".

    Cancelar: opção para cancelar o orçamento mudando o status para "Cancelado" e tornando o plano inativo para utilização.

    Definir orçamento corrente: todos os lançamentos feitos no sistema serão contabilizados para o plano definido.

    Copiar: cria uma cópia exata dos dados do plano selecionado.

    Criar nova versão: caso o plano precise ser revisado e não queira perder os dados iniciais, utilizar esta opção.

    Compensação de contas: utilizado para transferir saldos não utilizados de uma conta para outra conta ou período.

    orçamento empresarial

  • 👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!😉

    Voltar ao topo