Ir para o conteúdo

Movimentar estoque após emissão da nota de saída

Objetivo

O sistema M2 interliga faturamento e movimentação de estoque, isto é, quando uma nota fiscal é emitida, o M2 movimenta o estoque dos itens. Porém no mundo real, esse acoplamento nem sempre existe.

Exemplo

uma empresa que emite notas fiscais nas sextas-feiras, mas o produto será finalizado pela fábrica apenas no sábado, isto é, o faturamento e movimento de estoque nem sempre andam juntos, com isso, o sistema M2 foi modificado para se adequar à essa realidade.

Importante

A ideia do processo é gerar o movimento de estoque no dia posterior (por exemplo) ao faturamento e não utilizar este processo para faturar dias antes para ter um ganho no financeiro ou meta de faturamento.

Configuração

✔️ Para configurar deve-se acessar: Módulo Vendas > Listas > Tipos de saída > Novo. Na "aba Adm", o campo Tipo de movimento de estoque tem-se as opções "Automático" e "Manual".

Adiantamento cliente

  • Automático: o sistema movimenta o estoque do item assim que a nota é emitida.
  • Manual: o sistema mostra o item na tela de movimentações pendentes, onde pode-se definir movimentar o estoque no momento apropriado. Esta opção é utilizada caso tenha a necessidade de faturar antes do produto estar disponível no estoque.
  • Informação

    Este campo só sera habilitado caso o parâmetro "Movimenta estoque próprio" estiver marcado. Este recurso pode ser aplicado para todos os tipos de operação, exceto o tipo "Serviço", pois este tipo não movimenta estoque.

    Processos

    Este processo serve para as notas de saída. Após efetuar as configurações, basta emitir a nota fiscal utilizando o tipo de saída configurado, ao autorizar a nota, o sistema irá gerar o registro dos itens pendentes de movimentação na tela de "Movimentações de estoque pendentes".

    Para acessar: Módulo Estoque > Mais opções > Movimentações de estoque pendentes.

    Adiantamento cliente

    Essa ferramenta tem por objetivo controlar todos os movimentos (saída) de estoque pendentes e através de uma ação manual, gerar o movimento de estoque.

    ➡️ Para efetuar a liberação de estoque manual, deve-se acessar o botão Mais opções e selecionar a opção Movimentar estoque. Após, deve-se informar a data do movimento, conforme exibe a imagem abaixo:

    Movimentações de estoque pendentes - Liberar estoque

    O Status do registro passará para "Finalizado" efetuando a movimentação de saída do estoque.

    a data do movimento deve ser igual ou superior a data de faturamento, caso informe uma data menor, o sistema exibirá uma mensagem de alerta.

    ➡️ No botão Mais opções, tem-se mais ações:

  • Histórico: exibe a tela de histórico das movimentações para consulta.
  • Estornar: estorna o processo de liberação da movimentação do estoque do item selecionado.
  • Notas: efetua o rastreio da nota, abrindo a tela de Notas fiscais de saída.
  • Para conferir a movimentação após o fechamento de estoque deve-se acessar: Módulo Estoque > Relatórios > Extrato de estoque.

    Movimentações de estoque pendentes - Extrato de estoque

    O processo conta com a opção de uso do HangFire, que serve para disparar a finalização automática dos registros. Todos os dias as 7:00h, a ação é disparada e a movimentação pendente é finalizada. Para utilização desse serviço, sua configuração deve ser solicitada junto ao suporte Useall.

    ⚠️ importante:

    Alterações no sistema

    O processo de Movimentação de estoque pendentes era permitido apenas em notas do tipo "Vendas", porém foi alterado, permitindo gerar movimento de estoque manual, após a emissão de notas de saída de todos os tipos de operação, com exceção do tipo "Serviço", devido este tipo não gerar movimento de estoque.

    Na tela de consultas de registros do processo, foram adicionadas as colunas "Razão social do cliente", "Nome fantasia do cliente" e "Carga" e o filtro Carga, facilitando a pesquisa dos registros.

    👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!😉

    Voltar ao topo