Requisição de materiais
Objetivo
O processo Requisição de materiais consiste em atender as demandas da empresa e/ou suas filiais, seja para atender uma requisição de material de um determinado almoxarifado, quanto efetuar uma transferência de mercadoria entre almoxarifados pertencentes a mesma filial ou de outras filiais.
Acesso em: Módulo Estoque > Requisição de materiais.
Processos
Para iniciar o processo, deve-se clicar no botão Novo e preencher os dados da requisição e os devidos itens.
Tipos de requisição de materiais:
Na tela de cadastro contém o campo Tipo, onde é possível selecionar o tipo de requisição desejada:
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Requisição de material;
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Transferência.
Requisição de materiais - tipo "Requisição de material"
O tipo “Requisição de material” visa atender a necessidade interna da empresa, como por exemplo, materiais de consumo administrativo e também materiais consumidos pela produção.
Requisição de materiais - tipo "Transferência"
O tipo Transferência tem como principal funcionalidade transferir estoque entre almoxarifados da mesma filial ou entre filiais.
O que difere estas duas funcionalidades é o campo "Almox. Destino" no cadastro da requisição.
✔️ Exemplificando o processo:
Para utilizar o processo do tipo Transferência, faz-se necessário criar um almoxarifado de trânsito em : Estoque > Almoxarifado > Novo.
Esse procedimento consiste em criar um almoxarifado que identifique que o material está sendo transportado até outra filial. Para isso, deve-se criar um almoxarifado com a descrição "Estoque em trânsito" e o campo Tipo "Trânsito".
➡️ Após criar o almoxarifado, deve-se parametrizar em: Inicio > Parametrização > Compras > Almoxarifado em trânsito.
Com a tela "Almoxarifado de trânsito" aberta, na coluna "Almoxarifado" basta clicar na lupa e resgatar o almoxarifado em trânsito que foi cadastrado, após deve-se clicar em “Salvar”.
Observação
Cada filial deve estar relacionada com seu respectivo almoxarifado em trânsito.
Cadastrar requisição
Tipo Requisição de material
✔ Aba Dados da requisição:
O lançamento da requisição pode ser efetuado por alguns caminhos dentro do sistema:
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1. Manual: o processo para gerar a requisição é feito manualmente;
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2. PCP: a requisição precisa estar vinculada a uma Ordem de Produção (OP) no sistema PCP, pois para montar uma OP necessita-se requisitar os materiais que serão utilizados no processo produtivo. Dito isso, na mesma tela, logo abaixo do “Tipo Doc.” é solicitado o código ou número da OP.
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3. Montagem / Desmontagem de kits: este processo consiste em agrupar itens que serão utilizado para uma mesma finalidade em forma de kit.
Ao realizar a montagem, o sistema lança uma requisição de material dos componentes do kit. Para visualizar, na tela de "Montagens/Desmontagens de kits" ir em "Mais opções" e "Rastrear requisição". A requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Montagem/Desmontagem".
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4. Transformação de itens: este processo funciona basicamente como uma "mini produção", onde um item será consumido para se transforma em um novo produto.
Ao realizar este procedimento, o sistema realiza a baixa no estoque do item que foi consumido, através de uma requisição de material. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > "Requisição de materiais", a requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Transformação de itens".
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5. Serviço e OS: ao prestar um tipo de serviço, como por exemplo trocar uma lâmpada, é necessário que se possua os materiais necessário para executá-lo.
Ao solicitar o item que será utilizado no processo, através do sistema Serviços, o sistema M2 realiza a baixa no estoque através de uma requisição de material. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > "Requisição de materiais", a requisição lançada aparecerá com status "Atendido" e origem "Serviço".
Quando a requisição é gerada pelos processos como PCP, Montagem/Desmontagem, Serviços, entre outros, a coluna Origem na tela de registros de requisição de materiais, exibe o processo de origem onde foi gerada a requisição.
Importante
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Se a requisição for lançada de forma manual pela tela de "Requisição de materiais > Novo”, mesmo alterando o campo "Tipo Doc.", a coluna Origem fica como Manual;
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Se a quantidade solicitada nestes processos acima exceder a quantidade de material que se tem em estoque, exibirá uma mensagem de alerta : Saldo disponível está menor que quantidade informada.
✔ Aba Itens:
Nesta aba deve-se buscar o item que deseja requisitar. Este processo pode ser realizado de duas formas, através do botão “Novo” ou “Código de barras”.
- Botão Novo: nesta tela deve-se preencher os campos solicitados, informando os itens a serem requisitados;
✔️ O sistema M2 oferece a opção de “Reservar” o item, a cada pedido e requisição que é registrado no sistema M2, uma reserva é gerada e, ao faturar o pedido ou requisição a reserva é atendida.
Na parte inferior da tela é possível verificar o saldo em estoque, saldo disponível deste item, as reservas lançadas e o saldo da Fila de reserva.
Em seguida deve-se clicar no botão Salvar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.
- Botão Código de Barras : nesta opção é possível buscar o item através do número do código de barras por bipagem ou digitando manualmente, entretanto, este processo só é viável se o item possuir o código de barras cadastrado no sistema (Estoque > Itens e serviços > editar o item > aba Código de barras).
Em seguida deve-se clicar no botão Lançar e repetir o processo caso tenha mais itens para requisitar.
Após inserir os itens, basta clicar no botão "Processar", a nova requisição será exibida na tela de registros com o status "Aberto".
Tipo Transferência
O processo de cadastro da requisição segue o mesmo procedimento do Tipo Requisição de material, deve-se selecionar o campo tipo como "Transferência" e informar o campo Almox. destino.
✔ Aba Dados da requisição:
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Campo Almox. destino: neste campo deve-se selecionar o almoxarifado "Estoque em trânsito" para transferência entre filiais ou informar o almoxarifado de destino pertencente a mesma Empresa/Filial.
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Campo Tipo Doc. : sempre será do tipo Manual.
Ao finalizar o cadastro da requisição, deve-se emitir uma nota fiscal de saída. Para entender este processo, acessar o manual Transferência de mercadorias entre filiais.
Botão Mais opções
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Notas e anexos: exibe a tela para vincular um anexo ou inserir uma observação;
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Imprimir: exibe o espelho da requisição para impressão;
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Cancelar: serve para cancelar a requisição cadastrada;
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Atender requisição: este processo resume-se em comunicar para o sistema que a requisição será verificada e executada;
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Substituir itens: caso necessita-se trocar o item que foi cadastrado na requisição, utiliza-se esta opção;
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Transferir requisição para outra filial: transferência de uma requisição gerada em determinada filial para outra filial.
Importante
Somente registros com status em Aberto podem ser transferidos.
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Consultar atendimento: utiliza-se para verificar as informações do atendimento da requisição;
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Cancelar saldos: cancela o saldo restante (não atendido) da requisição;
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Histórico: serve para visualizar o histórico de requisição do material selecionado;
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Rastrear nota fiscal de saída: utilizado para consultar a nota fiscal de saída da requisição, caso seja do tipo “transferência”;
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Rastrear faturamento: verificar faturamento da requisição.
Os campos com os filtros de pesquisa e o botão “Pesquisar” seguem o padrão M2, pode-se também utilizar os filtros avançados conforme necessidade.
Atendimentos de requisição
👉 O procedimento de atendimento de requisição pode ser realizado de duas formas:
- Selecionar a(s) requisição(ões) e através do botão Mais opções > Atender requisição, será exibida a tela de Atendimentos de requisição, após deve-se informar a quantidade atendida e clicar no botão "Finalizar". A requisição atendida aparecerá na tela de registros, com o status Atendido.
Importante
Caso a quantidade atendida for menor que a requisitada, o status da requisição ficará como Parcial.
Através do botão "Mais opções" da tela de Atendimento, pode-se:
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Zerar quantidades atendidas: utiliza-se para reescrever a quantidade que foi verificada no momento do atendimento;
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Atender todas: utilizada para fazer o atendimento de todas as requisições em aberto;
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Configuração: se deseja-se habilitar automaticamente a quantidade atendida conforme a quantidade em estoque.
O processo de atendimento da requisição, realiza uma movimentação de estoque. Para visualizar, basta ir em: Módulo Estoque > Requisição de materiais > Relatórios > Extrato de estoque.
✔ É possível verificar que houve uma movimentação de saída a partir do atendimento, gerando uma alteração no saldo disponível em estoque.
- Outra forma de realizar o atendimento é pela caixa de "Atendimentos de requisição" disponível em Módulo Estoque. Nesta tela, deve-se clicar no botão "Adicionar requisições" selecionar as requisições que se deseja atender, após adicionadas, confirmar se a quantidade atendida corresponde com a que foi requisitada e clicar em "Finalizar". A requisição atendida aparecerá na tela de registros, com o status Atendido.
Importante
No extrato de estoque tem-se a coluna Número (código da requisição), a partir do código apresentado nesta coluna, é possível encontrar a requisição que foi atendida. Lembrando que o código exibido é o número da requisição e não o número do atendimento da requisição.