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Custo médio

Aviso

Todos os processos descritos neste manual são baseados na Nova entrada do sistema M2!

Conceitos

Custo médio

O custo médio, é a média dos valores gastos com a compra de cada produto. Na equação do cálculo são inclusas algumas outras variáveis, como acréscimos de impostos, frete e demais despesas relacionadas a compra do produto.

Realizar esse cálculo é importante para saúde financeira da empresa, uma vez que o custo médio tem relação direta com o preço praticado na venda, interferindo assim na lucratividade da empresa.

Um exemplo de onde o custo médio precisa ser aplicado, é ao considerar uma grande variação de preço recente do produto, nesse cenário precisa-se atualizar o preço de tal, caso contrário, pode-se gerar um preço abaixo do esperado para o produto, trazendo prejuízos a empresa. Outra situação, é quando o produto sofre um aumento repentino de preço, entretanto, ainda existem muito produtos em estoque que foram adquiridos a preço menor que o atual.

Aplicação do custo médio

O pilar para o cálculo do custo médio, é o custo de aquisição* calculado para o item na operação.

👉 * Custo de aquisição refere-se ao valor unitário do produto considerando impostos e despesas.

Com base no valor que foi abordado no tópico “Custo de aquisição”, aplica-se a seguinte fórmula:

Aplicação do custo médio

Sempre usa-se a quantidade em estoque já existente para atualizar o novo valor de custo médio. Caso a quantidade anterior em estoque do item seja zero, o novo custo médio será o custo de aquisição calculado para compra.

Exemplo de atualização do custo médio através do processo de nota fiscal de entrada:

✔️ Cenário: Suponha que o item X possuí um estoque atual de 10 unidades, e está valorizado em um total de R$50,00, conforme abaixo.

Cenário 1:

Ao lançar uma nova entrada através de uma nota fiscal eletrônica de entrada, onde movimentará 5 unidades, a um preço de R$3,97 por unidade, tem-se:

Cenário 1:

Nesse exemplo, o custo médio do item seria de R$ 4,66.

Para chegar nesse valor, aplica-se o seguinte cálculo:

Cenário 1:

👉 R$ 69,85 / R$ 15,00 = 4,6566

Importante

Apenas as movimentações que afetam o custo médio podem ser consideradas nessas movimentações. Não podem entrar no cálculo as notas fiscais de saída por exemplo.

Processos

Configurações:

Não existe parametrizações para realizar o cálculo do custo médio. O mesmo sempre será calculado nas operações de entrada em que haja movimentações de estoque para o item, exceto nas operações de movimentações internas (Que está inserida dentro da operação "Outros" no tipo de entrada).

Para acessar o Tipo de entrada deve-se acessar: Módulo Compras > Listas > Tipos de entrada.

Sendo assim, só calcula custo médio se as opções Movimenta estoque na aba "Adm" e Afeta custo médio do tipo de operação no cadastro do "Tipo de entrada", estiverem marcadas.

Tipo de entrada - Tipo de operação

⚠️ O custo médio é calculado com base na conta contábil do almoxarifado, portanto, é extremamente importante que para que haja custos médios distintos entre os almoxarifados, seja configurado uma conta contábil por almoxarifado.

Operações que afetam o custo médio:

O custo médio do item será atualizado com a finalização do lançamento do processo. Os processos que afetam o custo médio são:

NOTA FISCAL DE ENTRADA

O item terá seu custo médio atualizado pelo processo de nota fiscal de entrada quando utilizado um tipo de entrada que movimenta estoque, e que esteja dentro das operações de compra, outros, transferência, compra ou devolução de venda. O tipo de movimentação será de entrada.

➡️ A origem para o custo desse processo será o custo de aquisição.

AJUSTE DE ESTOQUE

As movimentações de ajuste de estoque afetam o custo médio apenas nas situações em que seja preenchido o campo “Custo”. Nos casos em que o ajuste de estoque não possui valor, ele não afeta o custo médio. O tipo de movimentação será de entrada ou saída.

Módulo Estoque > Mais opções > Ajuste de estoque > Novo > Ajuste de custo.

➡️ A origem para o custo desse processo será o custo informado no ajuste, caso haja.

Ajuste de estoque - Custo

ENTRADA DE PRODUÇÃO (PCP)

Nos casos do produto acabado, os dados do custo médio serão atualizados com base na finalização da OP, que dará a entrada no estoque do produto. Para que o cálculo seja realizado corretamente, é extremamente importante que as requisições vinculadas a OP estejam atendidas. O tipo de movimentação será de entrada.

➡️ A origem para o custo desse processo será o custo da estrutura.

ATENDIMENTO DE REQUISIÇÃO

Ao realizar o atendimento de requisição para o item, será atualizado o seu custo médio. O tipo de movimentação será de saída.

OBS: As origens de atendimento de requisição que afetam o custo médio são: quando atendida pelo PCP ou quando gerada por nota fiscal. A requisição de material manual NÃO atualiza o custo médio.

➡️ A origem para o custo desse processo será o custo médio do item.

NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO (Entrada)

O custo médio calculado no processo da devolução de venda, possuí regras especiais. Existem dois tipos diferentes, que são:

Notas fiscais de devolução com documento vinculado

Quando lançada uma nota fiscal de entrada de devolução de venda, que possua uma nota fiscal de saída vinculada com seus itens, o sistema buscará o custo médio do item calculado para o dia da venda, e aplicará para o item da nota fiscal de devolução.

Exemplo:

  • A nota fiscal de entrada de devolução número 10, que foi lançada vinculando a nota fiscal de saída número 1. O sistema buscará a data de emissão da nota fiscal número 1, aplicará o custo médio calculado no dia de sua emissão para o item devolvido.
  • ⚠️ Ao devolver a nota fiscal, deve-se usar a opção Vincular nota fiscal de saída e itens, quando usada a versão da NF 1. (Para clientes já migrados para o M2 2.0 deve-se desconsiderar este processo)

    ⚠️ Ao devolver a nota fiscal, deve-se usar a opção Vincular documentos, quando usada a versão da NF 2. (Para clientes que utilizam o M2 2.0)

    Notas fiscais de devolução sem documento vinculado

    Nos casos em que não haja nota fiscal de saída vinculada a devolução, o sistema aplicará o último custo médio válido calculado para o item. Terá aplicabilidade nos casos em que a devolução lançada possuí apenas documento referenciado.

    Resumindo:

  • Com documento vinculado: o sistema deixa de pegar o custo lançado na nota de devolução e pega o custo médio online do dia em que efetuou a venda, aplicando no custo médio realizado pela nota de devolução.
  • Sem documento vinculado: o sistema pega o custo médio do dia atual.
  • Se não tiver custo no dia ou estoque estiver zerado: o sistema pega o último custo médio válido.
  • FECHAMENTO DE ESTOQUE

    Foi adicionado ao processo de fechamento de estoque a valorização do custo médio em requisições do tipo "transferência", lançadas de forma "manual" via sistema.

    Exemplificando:

    Fluxograma

    👉 Para compreender o processo de Requisição de materiais - tipo "Transferência" acessar o manual Requisição de materiais.

  • Ao realizar o atendimento da requisição do tipo “Transferência”, é gerado uma movimentação de saída (almoxarifado de origem) e uma movimentação de entrada (almoxarifado destino).
  • Importante

  • Quando efetua-se o fechamento de estoque, o sistema calcula o custo médio e lança para conta contábil de origem, atualizando o movimento de saída. Após isso, o valor calculado anteriormente é replicado para o movimento de entrada, obtendo-se a valorização do custo médio do item.
  • Para que ocorra a valorização de transferências manuais, primeiramente deve-se fechar o estoque de (origem) e posteriormente o almoxarifado de (destino), nesta ordem.
  • Caso esteja em aberto, o sistema emitirá o seguinte alerta ao realizar o fechamento:

    Alerta

    "Não foi possível atualizar o custo de transferência com origem requisição manual. É necessário realizar o fechamento de estoque até DATA "xx/xx/xxx", na filial "Nome da filial", para obter o custo atualizado".

    Para visualizar, ao final do processo acessar: Módulo Estoque > Relatórios > Extrato de estoque com custo.

    Custo médio online:

  • Custo médio: é o processo padrão do sistema M2, faz a média ponderada das entradas que afetam o custo do item, ao efetuar o fechamento de estoque.
  • Custo Médio online: faz a média ponderada em tempo real. Considera o último movimento feito no sistema, ao lançar uma nota o custo é atualizado independente de ter fechado ou não o estoque.
  • O custo médio online está disponível no Módulo Estoque > Itens e serviços > Botão Mais opções > Custo médio on-line. O sistema valida a conta contábil do almoxarifado e o próprio almoxarifado.

    Custo médio online

    Importante

    Deve-se cadastrar uma conta contábil para cada almoxarifado

    Exemplo:

    ➡️ Cenário 01: Suponha que está sendo usado o processo que considera o custo médio por conta contábil que é o caso do fechamento de estoque.

    A empresa possui dois almoxarifados com a mesma conta contábil:

  • Almoxarifado A: 5
  • Almoxarifado B: 7
  • Custo final almoxarifado A: 12
  • Custo final almoxarifado B: 12
  • Se fechar o estoque hoje, o custo na conta contábil seria 12, devido os dois terem a mesma conta e o fechamento de estoque só valida a conta contábil. Soma o valor dos dois almoxarifados e divide pela quantidade de movimentos.

    ➡️ Cenário 02: No custo online o sistema irá filtrar a conta contábil e o almoxarifado.

    A empresa possui dois almoxarifados com contas contábeis distintas:

  • Almoxarifado A: 5
  • Almoxarifado B: 7
  • Custo final almoxarifado A: 5
  • Custo final almoxarifado B: 7
  • Nesse caso, o custo é atualizado em tempo real, considerando as contas contábeis e almoxarifados.

    Sendo assim, o custo médio calculado no fechamento de estoque por item é sempre calculado com base na conta contábil do almoxarifado e o custo médio online. O calculado em tempo real é sempre calculado com base na conta contábil e no almoxarifado.

    Processos que utilizam o custo médio online:

  • Processos de Margem de contribuição: proposta venda, pedido de venda.
  • Suprimento de almoxarifado.
  • Entrada.
  • Atendimento da Requisição de material.
  • Afeta custo médio - Tipo de operação no Tipo de entrada:

    No cadastro do tipo de entrada foi disponibilizado o parâmetro “Afeta custo médio”, conforme a operação selecionada, esse parâmetro é marcado automaticamente.

    As operações que afetam o custo médio são:

  • Compra
  • Transferência
  • Devolução de venda
  • Outros
  • Transferência
  • Tipo de operação: Parâmetro Afeta custo médio

    Nas operações que afetam o custo médio, por padrão, o sistema já trará o parâmetro habilitado.

    ⚠️ Nas operações do tipo Outros o parâmetro ficará em aberto para usuário decidir se deve ou não habilitar. Isso acontece por conta de algumas empresas realizarem movimentações que geram movimentação de estoque, porém nao afetam o custo médio, que é o caso das movimentações internas.

    Atualização: Nov/22

    Exemplo

    ✔ Afeta custo médio:

    Afeta custo médio:

  • Soma dos movimentos que afetam o custo:
  • S = (220,25 + 145,67 + 120,67) = 486,59 / 50 = 9,73 (custo médio)
    N = 300,20

  • Foi realizada uma requisição de material de 22 un. no valor de 6,44 de custo, por exemplo:
  • 22 * 6,44 = 141,68 (total da saída pela requisição)
    486,59 – 141,68 = 344,91
    Qtde 50 – 22 = 28 un.
    344,91 / 28 = 12,31 (novo custo médio)

    ✔️ DICA

    👉 Para conferir o custo deve-se usar o relatório Extrato de estoque com custo. Esse relatório tem a função de listar as informações necessárias para auditoria do custo médio do item.

    Acesso em: Estoque > Relatórios > Extrato de estoque com custo.

    Obs: O relatório realiza o agrupamento dos movimentos por conta contábil e filial. Portanto, as colunas Quant. acumulado e Custo acumulado, são alimentadas com os dados disponíveis em cada conta contábil por filial.

    👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!😉

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