Operações com contas transitórias
Objetivo
A operação de conta transitória é utilizada no processo de cobrança bancária.
✔️ Como funciona: no retorno bancário, quando é efetuado um pagamento de título do cliente no banco, os valores são lançados na conta da empresa conforme a data de crédito, de acordo com as regras do banco (D+1 ou D+2).
Exemplo
O cliente pagou um título na data de hoje, mas o crédito efetivo na conta corrente da empresa só ocorrerá no dia seguinte. O sistema faz a baixa do valor no dia que recebeu o retorno bancário, porém o valor só é transferido para a conta corrente de fato, depois de 1 ou 2 dias de acordo com o banco. Esse valor é alocado na conta transitória e na data específica o sistema fará a transferência para a conta financeira.
Configurações
Para utilizar a operação de conta transitória, deve-se criar uma conta na tesouraria com o tipo de conta Transitória. Acessar o cadastro de contas em: Início > Tesouraria > Contas > Novo. Após, deve-se preencher os dados da conta, importante informar o campo Tipo de conta = Transitória.
✔️ Dica: sugerido criar uma conta transitória para cada conta financeira propondo melhor organização.
Após criar as contas, deve-se efetuar o vínculo entre as contas transitórias e financeiras. Acessar: Início > Parametrização > Contas a receber > Contas financeiras transitórias. Após, basta clicar em "Configurar" e informar a conta transitória para cada conta financeira.
Processos
Aplicando o processo de contas transitórias, imagine o seguinte cenário:
👉 Acesse a área de vídeos e confira os tutoriais!!😉