Painel de compras
Objetivo
Através do módulo compras, o sistema apresenta duas formas de gerenciar as compras de acordo com o tipo de empresa, pelo processo de Compra rápida, sendo utilizado por empresas do tipo distribuidora ou através do processo de demanda, necessidade e solicitação de compras, utilizado por empresas do tipo indústria.
A partir do momento que uma solicitação de compras é aprovada, o setor de compras pode acompanhar, gerenciar todas as solicitações geradas, negociando as compras e aprovando-as, através do Painel de compras.
Processos
Ao acessar a funcionalidade de painel de compras são exibidos as abas Solicitação de compras e Negociação em andamento.
Acesso em: Compras > Painel de compras
Aba - Solicitação de compras
Nesta aba são exibidos os filtros e botão pesquisar, grid de solicitações de compras, botão nova solicitação, botão iniciar negociação, botão comprar agora e o botão mais opções.
Filtros solicitação de compras e botão pesquisar
Após aplicado os filtros, pode-se clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na Grid - Solicitação de compras, quando houver informações para serem apresentadas.
Grid - Solicitação de compras
Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro é exibido a ação , ao clicar nesta ação abrirá o histórico de compras do item. Na coluna ao lado, é exibido o código do item, facilitando o acesso aos detalhes do item.
Nova solicitação
Ao clicar no botão Nova solicitação é apresentada a tela para criar uma solicitação de compra, dividida em duas abas: Dados da solicitação e Itens.
Na aba Dados da solicitação deve-se informar a data de solicitação, o usuário que está solicitando, qual a finalidade da solicitação e uma observação interna (caso necessário).
Na aba Itens, ao clicar no botão Novo, é apresentada uma nova tela para adicionar os itens, sendo necessário selecionar o item, o tipo de unidade conforme o item selecionado, a quantidade necessária, a data da necessidade do item e um complemento (caso necessário).
Depois de todas as informações preenchidas e itens adicionados, basta clicar no botão Processar e a solicitação será exibida na listagem.
Iniciar negociação
Ao selecionar um item da listagem e clicar no botão Iniciar negociação, é apresentada a tela para iniciar uma compra, basta informar a quantidade solicitada e clicar no botão Iniciar compra. O registro será enviado para a aba Negociação em andamento.
Comprar agora
Ao selecionar um item da listagem e clicar no botão Comprar agora, é apresentada a tela para iniciar uma compra, basta informar a quantidade solicitada e clicar no botão Iniciar compra, após deve-se informar um fornecedor e clicar no botão Confirmar, com isso será encaminhado para o pedido de compra.
Para selecionar itens, basta clicar na caixa de seleção.
Mais opções
Quando selecionar um registro e clicar no botão Mais opções é exibida as seguintes ações:
-
Adicionar mais itens: nesta opção é possível adicionar mais itens à solicitação de compras. Na aba Filtrar basta preencher as informações, sendo o campo fornecedor é obrigatório. Após, deve-se clicar no botão Filtrar, sendo redirecionado para a aba Itens filtrando os itens conforme o fornecedor selecionado;
Para adicionar os itens, basta selecionar a finalidade, informar a quantidade do item necessário e clicar no botão Processar;
-
Cancelar: esta opção cancela a solicitação de compra;
-
Rastrear solicitação de compra: irá para a tela de Solicitação de compra, filtrando com o registro selecionado.
Aba - Negociação em andamento
Nesta aba são exibidos os filtros e botão pesquisar, grid de solicitações de compras, botão cotar, botão negociar, botão comprar e o botão mais opções.
Filtros negociação e botão pesquisar
Após aplicado os filtros, pode-se clicar no botão Pesquisar para apresentar as informações na grid, quando houver informações para serem apresentadas.
Grid - Negociação
Na grid são apresentados os registros conforme os filtros selecionados.
Para cada registro são exibidas as ações:
-
- exibe as seguintes informações:
-
- exibe as seguintes informações:
Esta aba apresenta o nome do fornecedor, data da negociação, quantidade e preço, fornecido pelo fornecedor.
- Código do item: ao clicar abre a tela do item.
Cotar
Ao selecionar um registro da listagem e clicar no botão Cotar, irá abrir a tela de Cotação de preços, apresentando as seguintes abas:
Deve-e informar a data limite para a proposta, se a cotação será online, observação e título.
Observação
Quando marcado a opção Online será enviado para o portal do fornecedor.
Apresenta os itens que estão vinculados à negociação. Pode-se editar os itens, removê-los ou adicionar novos itens.
Negociar
Ao selecionar um registro da listagem e clicar no botão Negociar, irá abrir a tela de Negociação, sendo obrigatório informar para qual fornecedor será enviado a negociação e o valor unitário que pretende-se pagar pelo item.
Após confirmar a negociaão, o status do registro fica como Negociando.
Comprar
Quando o registro estiver com o status Negociando será possível clicar no botão Comprar, ao clicar neste botão será redireicioando para a tela do pedido de compra.
Mais opções
Quando selecionar um registro e clicar no botão Mais opções é exibido as seguintes opções:
-
Adicionar mais itens: esta opção tem a mesma funcionalidade que a opção adicionar mais itens da aba Solicitação de compras;
-
Cancelar: irá cancelar a negociação;
-
Finalizar: irá finalizar a negociação;
-
Estornar compra: irá estornar a negociação, deixando-a com o status de Cancelado;
-
Rastrear solicitação: irá para a tela de solicitação de compras, filtrando o registro selecionado;
-
Rastrear cotações: irá para a tela de cotação de preços, filtrando o registro selecionado;
-
Rastrear pedido: irá para a tela de pedido de compra, filtrando o registro selecionado.