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Adiantamento de clientes

Objetivo

O adiantamento ocorre quando a empresa recebe um adiantamento financeiro do cliente por conta do fornecimento futuro de bens e serviços, antes da entrega do produto ou serviço solicitado.

Parametrização

✔️ O adiantamento de cliente pode ser realizado de duas formas: cadastrado manualmente ou de forma automatizada através do pedido de venda.

Importante

Esta parametrização deve ser configurada para as duas formas de geração do adiantamento: Manualmente e Automatizada.

Antes de iniciar o processo deve-se parametrizar em: Início > Parametrização > Contas a receber > Adiantamento de clientes.

Adiantamento cliente

No campo Tipo de conta a pagar deve-se selecionar a opção Adiantamento de cliente. Essa opção deve conter a espécie do título como "Adiantamento".

Para visualizar a espécie, deve-se clicar no ícone de lápis do lado direito do campo. Ao clicar, exibirá a tela Tipos de contas a pagar caso seja necessário editar algum campo ou adicionar alguma informação:

Adiantamento cliente

Campos:

  • Descrição: neste campo deve conter uma descrição que indique que esta informação é referente ao adiantamento de cliente como por exemplo “Adiantamento de cliente”.

  • No campo Contabiliza tem-se as opções:
  • ➡️ Sim: esta opção deve ser inserida caso a empresa faça a utilização do Centro de apuração de resultados (CAR) e gestão orçamentária. Ao inserir esta opção, o campo Regra contábil é exibido para preenchimento, onde deve-se adicionar a opção "Adiantamento de cliente".

    ➡️ Não: esta opção deve ser inserida caso a empresa não faça a utilização do Centro de apuração de resultados (CAR).

  • Natureza financeira: selecionar a opção “Adiantamento de clientes”.
  • Espécie de título: deve-se selecionar a opção adiantamento. As opções aparecerão de forma abreviada. Exemplo: AD, ADTO...
  • Adiantamento cliente

  • Portador: portador indica "em poder de quem está o documento", geralmente são bancos, carteira (em poder da empresa) e etc.
  • Após isso, deve-se clicar em “Salvar”.

    👉 Parametrização para a forma Automatizada através do pedido de venda

    Para realizar a parametrização deve-se acessar: Início > Parametrização > Vendas > Adiantamento nos pedidos.

    Adiantamento cliente

    Ao clicar no ícone de lápis abrirá a tela "Alteração do tipo de adiantamento", nesta tela deve-se cadastrar o "Tipo de contas a receber" e o "Método de recebimento".

    Adiantamento cliente

    Campos:

  • Tipo de contas a receber: neste campo deve-se cadastrar o tipo de contas a receber com a espécie do título como Adiantamento.

  • Método de recebimento: inserir o método de pagamento do tipo Adiantamento.

  • Após inserir as informações nos campos, clicar em Salvar.

    Processos

    Cadastrar adiantamento de forma automatizada

    ➡️ 1. Realizar pedido de venda

    É possível realizar o adiantamento de forma automatizada através do pedido de venda. Para iniciar o processo, necessita-se realizar o pedido de venda do item. Para isso, deve-se acessar: Módulo Vendas > Pedidos > Novo.

    Adiantamento cliente

    Ao clicar no botão "Novo" abrirá a tela de cadastro do pedido, onde é dividido em abas para cadastro, o processo de preenchimento das abas segue conforme habitual, o que difere é a aba Financeiro.

  • Aba Financeiro: nesta aba deve-se preencher as informações referente ao pagamento da venda.

    Nesta tela tem-se o campo Valor adiantamento onde deve-se preencher com o valor que foi acordado com o cliente para dar de adiantamento. Então se o valor total do item for de R$ 1.000 e o cliente deu de adiantamento R$ 500,00, no campo "Valor do adiantamento" será inserido o valor de R$ 500,00.

    Adiantamento cliente

    Em "Parcelas" contém os campos Forma de pagamento, Cond. de pagamento e o campo Valor. Nestes campos deve-se informar como será realizada as parcelas do pagamento, que neste caso será o adiantamento e posteriormente o restante do valor.

    Adiantamento cliente

    Para indicar um adiantamento tem-se as opções Antecipado, Boleto antecipado, Deposito antecipado e etc. Após preencher os campos deve-se clicar no botão Adicionar.

    Para adicionar a forma de pagamento do restante do valor, basta selecionar as opções, Boleto, depósito, etc e inserir em quanto tempo será pago este restante do valor após o faturamento da nota. O sistema automaticamente vai calcular a quantidade que falta para integrar no valor total.

    Adiantamento cliente

    Após preencher os campos deve-se clicar em Processar.

    ✔️ Ao processar, o sistema vai gerar um Contas a receber automaticamente com a espécie do título "Adiantamento", realizando a amarração com o número do pedido.

    Adiantamento cliente

    ➡️ 2. Liquidar contas a receber

    Ao receber o valor do adiantamento do cliente, deve-se liquidar (dar baixa) neste título.

    Ao fazer isso, a empresa está comunicando para o sistema que aquele conta a receber do tipo adiantamento foi pago.

    ✔️ Para liquidar o título em aberto, deve-se:

    A. Na tela de registros do Contas a receber, deve-se selecionar o título do tipo Adiantamento que foi cadastrado anteriormente com o status em aberto que deseja-se liquidar. Após isso, deve-se clicar no botão Mais opções e selecionar a opção Baixar.

    Adiantamento cliente

    B. Ao selecionar esta opção exibirá a tela Baixa contas a receber, onde é possível conferir o valor e a espécie desse título. Após verificar as informações, deve-se clicar em Baixar.

    Adiantamento cliente

    C. Ao clicar em "Baixar", será exibida uma tela onde deve-se selecionar o método do recebimento do valor do adiantamento, Cheque, Cartão, Depósito e etc.

    Adiantamento cliente

    Após isso, abrirá uma nova tela "Baixa de contas a receber em dinheiro" onde contém com o campo Conta crédito para preenchimento, neste campo deve-se selecionar a conta bancária que a empresa vai receber o valor do adiantamento. Posteriormente, clicar em Processar.

    Adiantamento cliente

    D. Ao processar o sistema vai liquidar este título, sendo assim, o título ficará com o status como Liquidado.

    Adiantamento cliente

  • Importante

    Ao liquidar este título no contas a receber, o M2 cria um título automático no Contas a pagar (Módulo Pagar > Contas a pagar) com a espécie Adiantamento, já que agora a empresa está devendo aquele bem ou serviço para o cliente que realizou o adiantamento. Lembrando que este título não gera forma de pagamento, ele é o adiantamento propriamente dito.

    Para rastrear este Contas a pagar em aberto, basta ir no botão Mais opções na tela de registro do Contas a receber e clicar na opção: Rastrear > Adiantamento.

    ➡️ 3. Faturar pedido

    Na tela de pedidos (Módulo Vendas > Pedidos) deve-se selecionar o pedido gerado, clicar no botão Mais opções e ir em Emitir nota fiscal. Ao clicar, será direcionado á caixa de faturamento, onde deve-se prosseguir com o processo de faturamento. Para entender melhor sobre o processo de faturamento, clique aqui.

    Por padrão, ao faturar o pedido o sistema gera um contas a receber e automaticamente já liquida esse título e o vincula com o adiantamento gerado anteriormente. Sendo assim, o contas a pagar também já é liquidado automaticamente.

    Cadastrar manualmente

    ➡️ 1. Cadastrar o contas a receber

    Para iniciar o processo deve-se acessar: Módulo Receber > Contas a receber > Novo.

    Adiantamento cliente

    Ao clicar no botão "Novo", abrirá a tela Conta a receber onde deve-se preencher os campos.

    Adiantamento cliente

    Campos:

  • Cliente: inserir o cliente que está realizando o adiantamento.
  • Tipo de conta a receber: neste campo deve-se selecionar a opção “Adiantamento de cliente” onde a espécie do título deverá estar como "Adiantamento".
  • Ao preencher o campo Tipo de conta a receber os campos “Espécie de título”, “Portador”, “Carteira” e a “Natureza financeira” já são preenchidos automaticamente.

  • Forma de pagamento: deve-se selecionar de qual forma o cliente vai realizar o pagamento do adiantamento, se é em dinheiro, boleto, cartão e etc.
  • Número: deve-se inserir uma identificação para o título.
  • Valor: inserir o valor do adiantamento.
  • Os campos Emissão, Vencimento e Prev. recebimento vem preenchidos automaticamente, podendo ser alterados conforme necessidade, após deve-se clicar em Processar.

    Ao processar, é gerado um conta a receber com o status em “Aberto”, este título é exibido na tela de registros do contas a receber. Quando o cliente realizar o pagamento do adiantamento, deve-se dar baixa (liquidar) neste título em aberto. Esse título é a provisão do adiantamento, com objetivo de provisionar este recebimento para o setor financeiro / contas a receber e assim realizar a gestão dos adiantamentos pendentes.

    ➡️ 2. Liquidar título no Contas a receber

    Ao receber o valor do adiantamento do cliente, deve-se liquidar (dar baixa) neste título. Ao fazer isso, a empresa está comunicando para o sistema que aquele conta a receber do tipo adiantamento foi pago.

    ✔️ Para entender o processo de liquidar um contas a receber, clique aqui.

    ➡️ 3. Emissão da nota fiscal de saída

    Posteriormente, deve-se realizar o faturamento da nota seguindo o processo habitual para o item ou serviço vendido. Caso o faturamento seja realizado pelo pedido de venda, na aba "Financeiro" não deve-se preencher o campo "Valor adiantamento", deve-se apenas seguir o processo usual.

    Importante

    O valor que deve ser inserido no faturamento tem que ser o valor inteiro do produto. Exemplo: O cliente solicitou a compra de uma mesa no valor de R$ 1.000, porém para realizar a produção precisa adiantar um valor de R$ 500,00. No momento de realizar o faturamento da nota, deve-se inserir o valor total = R$ 1.000.

    Após o item ou serviço ser entregue ao cliente e a nota ser faturada, por padrão o sistema irá gerar um novo contas a receber. Deve-se relacionar o adiantamento em aberto no contas a pagar para o cliente com o contas a receber gerado pela Nota Fiscal. Visto que agora o cliente está devendo apenas a parte faltante do valor total do item ou serviço para a empresa.

    Sendo assim, para realizar esse processo deve-se ir no Contas a receber (Módulo Receber > Contas a receber), selecionar o título que foi gerado a partir do faturamento da nota.

    Adiantamento cliente

    No botão Mais opções deve-se selecionar a opção Baixar, ao selecionar esta opção exibirá a tela “Baixa contas a receber”, onde é possível conferir o valor e a espécie desse título. Após verificar as informações, deve-se clicar em "Baixar".

    Ao clicar em "Baixar", deve-se selecionar o “Método do recebimento” como Adiantamento e clicar em "Selecionar".

    Adiantamento cliente

    Após selecionar, abrirá uma nova tela "Baixa de contas a receber com adiantamentos", na aba "Adiantamentos" deve-se adicionar o adiantamento criado anteriormente.

    Adiantamento cliente

    ✔️ No filtro "Número" logo acima do botão "Pesquisar" é possível colocar o número do título do adiantamento, para facilitar a busca. Após selecionar o título do adiantamento, deve-se clicar em Processar.

    Ao processar, o sistema vai liquidar este título no contas a receber gerado pelo faturamento, sendo assim o título ficará com o status como “Liquidado”. Como este título foi vinculado ao adiantamento, automaticamente o título que estava em aberto no Contas a pagar com a espécie Adiantamento, também ficará com o status como “Liquidado”.

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